Buscar

ESTUDO DIRIGIDO - TNE 2021 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ
CURSO DE NUTRIÇÃO
DISCIPLINA DE FISIOPATOLOGIA DA NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA I
PROF. ANDRÉ BINDÁ
TERAPIA DE NUTRIÇÃO ENTERAL – ESTUDO DIRIGIDO
(Nota que irá compor a AV1: 0 a 10,0)
J.M.X., sexo masculino, 70 anos, encontra-se internado em um hospital público de Fortaleza/CE, em razão de um AVC. Ele está recebendo Nutrição Enteral por sonda nasogástrica há 1 semana, em esquema gravitacional intermitente (60 gotas/min), 250ml, de 3/3h, 6x/dia. O que atinge suas necessidades quantos as metas proteicas e calóricas de 1500Kcal e 60g de PTN/dia.Porém, após alguns dias apresentou com distensão abdominal. De acordo com os exames bioquímicos, paciente apresenta picos constantes de hiperglicemia, com média acima da normalidade. A EMTN sugere a troca da fórmula enteral e reavaliação do paciente para ajuste da conduta.
Você é estagiário de Nutrição e está neste momento participando da reunião da EMTN para estas decisões. 
Pensando no que a equipe poderia executar e, claro, no que você poderia sugerir, responda às questões a seguir:
1) Sugira uma opção de fórmula adequada ao caso. Apresente nome do produto, composição nutricional e demais informações conforme o fabricante. Justifique o porquê da escolha, baseando sua resposta nas demandas clínicas evidenciadas. Lembre-se de comentar sobre o tipo de dieta e suas características de composição: tamanho de moléculas, densidade energética, osmolaridade/osmolalidade etc. 
2) Caracterize o produto escolhido como normo/hiper/hipo quanto à caloria e proteína, considerando a normatização da ANVISA.
3) Observando a composição deste produto, demonstre matematicamente o valor de calorias não-proteicas por grama de nitrogênio apresentado pelo fabricante.
4) Você mudaria a via e/ou a velocidade de administração da dieta do paciente? Justifique. 
5) Com sua nova proposta de produto, comente e calcule fracionamento, volume, velocidade de administração (calcule em ml/h e em gotas/min), diluição e horários (se necessários) e quaisquer outras informações pertinentes.
6) Supondo que o paciente recebesse alta utilizando este produtoque você escolheu. E que este, evoluiu quanto a aceitação da dieta, atingindo suas metas quanto a necessidades de macro e micronutrientes. Assim, faça uma pesquisa de preço para estimar o custo mensal de utilização. Quantas unidades da dieta, frascos (enterofix), equipos seriam necessários no mês? Qual o custo mensal dessaalimentação.
7) Finalize seu estudo dirigido, apontando alguns cuidados de higiene importantes, relacionados ao preparo, manipulação, aos equipamentos necessários etc.
Obs.: Apresente todos os cálculos utilizados para responder às questões.
Entrega do trabalho: até a AV1 (06/10/2021). Envio pelo emailandrebinda@hotmail.com e no formato word.

Outros materiais