A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
PROVA OBJETIVA FINAL POLITICAS PUBLICAS DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional (19435)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:670373) ( peso.:3,00)
	Prova:
	32387985
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada   Questão Cancelada
Parte superior do formulário
	1.
	Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), esses direitos são universais, indivisíveis, inalienáveis, interdependentes e inter-relacionados em sua realização. Sobre as cinco esferas dos direitos humanos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Universais.
II- Indivisíveis.
III- Inalienáveis.
IV- Interdependentes e inter-relacionados.
(    ) Todos os direitos, sejam civis, políticos, econômicos, sociais ou culturais são igualmente ne-cessários para uma vida digna. Eles precisam ser considerados como um todo e a realização de um não pode ser justificativa para a não realização de outros.
(    ) Aplicam-se a todos os seres humanos, independente do sexo e da opção sexual, idade, ori-gem étnica, cor da pele, religião, opção política, ideologia ou qualquer outra característica pessoal ou social.
(    ) Há uma relação existente entre diferentes fatores que se complementam já que um fator inter-fere no outro, por exemplo: não há liberdade sem alimentação; não há saúde sem alimentação saudável e adequada etc.
(    ) Os direitos humanos são intransferíveis, inegociáveis e indisponíveis. Portanto, não podem ser tirados por outros, nem podem ser cedidos voluntariamente por ninguém, nem podem ter a sua realização sujeita a condições.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - II - I - IV.
	 b)
	II - I - IV - III.
	 c)
	I - III - II - IV.
	 d)
	IV - II - III - I.
	2.
	O Pró-Iodo é um Programa coordenado pelo Ministério da Saúde, destinado a promover a eliminação dos Distúrbios por Deficiência de Iodo (DDI). Sobre o Programa Pró-Iodo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A iodação do sal de cozinha foi uma forma de introduzir maior quantidade de iodo a alimentação da população e tem sido recomendada como principal medida de saúde pública para a prevenção e controle dos DDI, por ter uma aplicação segura e apresentar uma relação custo-benefício satisfatória.
(    ) O iodo é um micronutriente essencial e possui uma única função conhecida no organismo humano, sendo usado na síntese dos hormônios tireoidianos.
(    ) O programa Pró Iodo do Brasil é uma das ações mais bem-sucedidas no combate aos distúrbios por deficiência de micronutrientes e tem sido elogiado pelos organismos internacionais pela sua condução e resultado obtido na eliminação do bócio endêmico no País.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V.
	 b)
	V - F - F.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	F - F - V.
	3.
	Na atenção primária à saúde a ação dos profissionais devem guiar-se pelo compromisso e pelo conhecimento da realidade epidemiológica em seu local de atuação, e das estratégias de ação em saúde coletiva. Com base nas responsabilidades e objetivos da atuação do nutricionista na equipe multiprofissional, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Gestão do cuidado e a atenção nutricional em nível comunitário, porém, excluindo a atenção à indivíduos e famílias, já que a atenção primária tem caráter coletivo.
	 b)
	Gestão das ações de alimentação e nutrição e cuidado nutricional propriamente dito, que envolve diagnóstico, promoção da saúde, prevenção de doenças, tratamento e assistência.
	 c)
	Gestão do cuidado nutricional com ações aplicáveis a cada ciclo da vida.
	 d)
	Cuidado nutricional, envolvido na atenção primária como o tratamento de doenças crônicas não transmissíveis decorrentes da má alimentação.
	4.
	Dentre as diversas ações do nutricionista no âmbito do PNAE, temos um grande enfoque na elaboração do cardápio da alimentação escolar, de modo que para a seu planejamento o PNAE estabelece as normas técnicas que envolvem a realização do diagnóstico e o acompanhamento do estado nutricional para o planejamento, elaboração, acompanhamento e avaliação do cardápio escolar. Com base na elaboração de cardápios no âmbito do PNAE, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O cardápio é um instrumento que deve assegurar a oferta de uma alimentação saudável e adequada, que garante atendimento das necessidades nutricionais dos alunos e atue como um elemento pedagógico, estando vinculado à ação de educação alimentar e nutricional.
PORQUE
II- Um cardápio bem planejado, bem como o acompanhamento de sua execução, é essencial para que seja possível efetivar a aplicação de um cardápio adequado.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO; FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (FNDE); COORDENAÇÃO GERAL DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR. O papel do nutricionista no programa nacional de alimentação escolar (PNAE): manual de instruções operacionais para nutricionistas vinculados ao programa nacional de alimentação escolar. 2ª ed. Brasília, DF 2012 p. 7. Disponível em: https://www.unifesp.br/campus/san7/images/cecane/papel_nutricionista_programa_nacional_alimentacao_escolar.pd>. Acesso em: 2 abr. 2021.
	 a)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 b)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	 c)
	As asserções I e II são proposições falsas.
	 d)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	5.
	As políticas públicas podem ser classificadas de diferentes maneiras dependendo da referência e critérios utilizados. Dos critérios citados por Secchi (2013), temos o critério de impacto social, abrangência, grau de intervenção. Com base na classificação de Secchi (2013), sob critério de impacto social, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SECCHI, L. Políticas públicas: conceitos, esquemas de análise, casos práticos. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
	 a)
	As Políticas distributivas encontram-se acima dos demais tipos de políticas, pois estabelecem as funções de cada esfera de poder, por exemplo: as normas eleitorais e as regras para participação da sociedade civil nas decisões governamentais.
	 b)
	Ao tratarmos de Políticas redistributivas, entendemos que são aquelas que visam buscam redistribuir os bens produzidos pela sociedade de forma desigualitária.
	 c)
	Políticas regulatórias são aquelas que definem regras e padrões para direcionar a atuação em setores públicos e privados que são constituídas de leis, normas, decretos, portarias, resoluções normativas, entre outras. Por exemplo: leis e normas de segurança alimentar.
	 d)
	Políticas públicas universais são elaboradas para envolver apenas indivíduos com restrições alimentares. Por exemplo: pessoas com distúrbios de Iodo e inclusão de ferro e ácido fólico para gestantes.
	
	A atividade de acompanhamento e fiscalização do desenvolvimento do PNAE é realizado pela sociedade, por meio dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE), e também pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), pelo Tribunal de Contas da União (TCU), pela Controladoria Geral da União (CGU) e pelo Ministério Público (MP). Sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) No mínimo 30% dos repasses do FNDE são investidos na aquisição de produtos da agricultura familiar, com o olhar à sustentabilidade da agricultura até a segurança alimentar e nutricional das preparações fornecidas aos estudantes.
(    ) O Conselho de Alimentação Escolar (CAE) é um órgão colegiado de caráter fiscalizador, permanente, deliberativo e de assessoramento, instituído no âmbito dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, composto por, no mínimo, sete membros titulares e suplentes, sendo representantes do Poder Executivo, trabalhadores da educação e discentes, entidades civis e pais de alunos.
(    ) Os recursos financeiros

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.