Buscar

Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Questionário

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pergunta 1
Mudanças no cenário mundial e no cenário brasileiro acirraram ainda mais a competitividade entre as empresas e, com isso, a necessidade de melhores controles acentuou-se na realidade organizacional. (Fonte: COUTINHO, 1995).
Em um estudo sobre competitividade, Coutinho e Ferraz (1995) identificaram algumas mudanças no cenário brasileiro e concluíram que:
Ocultar opções de resposta 
não trouxe grandes melhorias ao cenário nacional, pois, no Brasil, a competitividade nunca foi associada ao acréscimo de ganhos financeiros, sendo, por isso, criticado o aumento dessa competitividade.
esse aumento da competitividade no mercado brasileiro não foi capaz de seduzir indústrias de outros países, fazendo com que as empresas não viessem mais para o Brasil encolhendo a economia.
grande parte dessas mudanças teve início no período que sucedeu ao término da Segunda Guerra Mundial, sendo que os reflexos tardaram a aparecer no cenário brasileiro.
**a especialização da mão de obra e a quantidade de horas de treinamento aumentaram, baixando o custo para produção dos produtos e estoques.
a possibilidade de o Brasil entrar no G20 (grupo dos países que cuidam da economia mundial) foi o que impulsionou, de forma massiva, a competitividade nos setores da economia brasileira.
Pergunta 2
Para os autores Shank e Govindarajan “os relatórios convencionais do desempenho financeiro de uma empresa, tanto internos (relatórios de orçamento ou variação) quanto externos (demonstração de resultados ou relatórios de fluxo de caixa) são muito parecidos com o placar em um jogo de beisebol”.
**O placar informa a um jogador se ele está ganhando ou perdendo o jogo, mas diz pouco se ele está jogando bem ou mal dentro das regras do beisebol. Se ele tentar jogar beisebol olhando o placar, poderá perder o jogo.
A direção da empresa, representada pelos administradores ou proprietários, não deve ser responsabilizada por possíveis problemas financeiros da empresa, bem como pelo seu desempenho em longo prazo.
Os demonstrativos financeiros periódicos e medidas financeiras servem para lembrar o fim em si mesmos aos gestores das melhorias na qualidade, nos tempos de resposta, durante a produtividade de novos produtos.
Os índices financeiros primários dizem ao proprietário/acionista qual é o ganho que ele obtém com o seu lucro inicial, qual o valor que recebe por investir seu dinheiro neste ou naquele negócio.
Indicadores mais simples, como a evolução das receitas financeiras, até os mais complexos como o EVA (valor econômico adicionado), que mede o valor agregado ao investimento inicial, devem ser desconsiderados em uma análise financeira mais aguda na empresa.
Pergunta 3
A definição mais facilmente encontrada sobre planejamento é que ele é um processo que identifica as metas e os objetivos que se quer alcançar. O planejamento consiste em criar estratégias e organizar os meios pelos quais se pretende atingir um objetivo. Além disso, ele dirige e controla todos os passos na sequência apropriada. Sabe-se que para construir um planejamento deve-se seguir uma sequência de ações, assim, em relação à forma como esse sequenciamento deve ocorrer, analise as afirmativas a seguir.
I. O primeiro estágio é a fixação de objetivos: nele, são definidas as metas que se pretende atingir, verificam-se quais estratégias são críveis e quais caminhos a organização deve tomar.
II. No segundo estágio, temos as auditorias externa e interna: nessa etapa, é adequado analisar as condições internas e externas à organização.
III. No terceiro estágio, temos a avaliação de estratégias, fase em que se faz uma tentativa de quantificar as alternativas, a fim de se ter uma análise com viés financeiro.
IV. No quarto estágio, temos a operacionalização da estratégia, na qual se deve retornar à etapa inicial para observar se algo não surtiu os ganhos esperados.
Após analisar as afirmativas, assinale a alternativa correta.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
**Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
Pergunta 4
Para Schier, o planejamento orçamentário é “ferramenta utilizada para direcionar os passos dos gestores para que os objetivos organizacionais sejam atingidos.” (Fonte: SCHIER, 2005. p. 23).
A ferramenta apontada pelo autor é composta por variados tipos de orçamento, que são eleitos conforme as necessidades da organização. Com relação ao tema do excerto apresentado e considerando o texto-base da disciplina, relacione os tipos de orçamento a seguir a suas respectivas características. 
1. Orçamento geral.
2. Orçamento base-zero. 
3. Orçamento matricial. 
4. Orçamentos flexíveis ou variáveis. 
( ) Esse tipo de orçamento considera as variações no cenário em que a organização está inserida, tanto nos aspectos dos movimentos da economia quanto à sazonalidade de vendas, por exemplo.
( ) Esse tipo de orçamento aborda pontos específicos como orçamento de vendas, orçamentos de despesas administrativas ou o orçamento de caixa. Além disso, permite que seja elaborado antecipadamente um balanço e um demonstrativo de lucros e perdas referente ao próximo exercício. Isso é possível por meio da relação quantitativa de todos os itens operacionais e financeiros da empresa. 
( ) Nesse tipo de orçamento, a responsabilidade de controle é dividida com os gestores, que apresentam a prestação de contas ao superior imediato, o que constitui um duplo controle para o orçamento. 
( ) Esse tipo de orçamento considera a essencialidade das atividades a serem executadas, ignorando aquelas que não são tão relevantes para o momento.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
3, 2, 1, 4.
**1, 4, 3, 2.
3, 1, 4, 2.
 
4, 1, 3, 2.
4, 1, 2, 3.
Pergunta 5
Segundo Kaplan e Norton, depois de estabelecida a visão da empresa, a estratégia, os objetivos estratégicos e suas medidas (indicadores) para cada uma das quatro perspectivas (financeira, cliente, processos internos e aprendizagem e desenvolvimento), o próximo passo é o desenvolvimento do mapa estratégico.(Fonte: KAPLAN, 1997).
O mapa estratégico é uma representação gráfica, em que é possível visualizar a estratégia e de que maneira se pretende alcançá-la. “Cada indicador do Balanced Scorecard se converte em parte integrante de uma cadeia lógica de causa e efeito que conecta os resultados almejados da estratégia com os vetores que induzirão as essas consequências”. (Fonte: KAPLAN, 1997, p. 81).
Considerando as ideias apresentadas, avalie as seguintes assertivas e a relação estabelecida entre elas:
I. De acordo com os precursores do BSC, para se criar um mapa estratégico existe impreterivelmente a necessidade de que a empresa já possua alguns itens considerados iniciais na filosofia BSC, que são: visão da empresa, a estratégia, os objetivos estratégicos e medidas (indicadores) para cada uma das quatro perspectivas.
Porque:
II. Possuindo o mapa estratégico, a empresa poderá aplicar outras demandas do BSC como a Qualidade Total e o Benchmarking.
A esse respeito, assinale a alternativa correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
**A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Pergunta 6
Segundo Kaplan e Norton, o BSC se constitui num mecanismo para a implementação da estratégia e não para sua formulação, levando em conta o conceito de estratégia definida por um movimento da organização da sua posição atual para uma desejável, mas com incerta posição futura, em que “há uma escolha dos segmentos de mercado e clientes que as unidades de negócio pretendem servir, identificando processos internos
críticos e nos quais ela deve atingir a excelência para concretizar a entrega de valor aos seus clientes alvo”, sendo que a estratégia competitiva seria dirigida pelo meio (KAPLAN; NORTON, 1997, p. 38).
“A formulação de grandes estratégias é uma arte, mas sua descrição não o é [...]. A estratégia descrita numa forma mais disciplinada pode aumentar a probabilidade de sucesso na sua implementação” (Kaplan; Norton, 1997. p.176). Para tanto, o caminho será de hipóteses interligadas, descritas no mapa da estratégia, especificando as relações de causa e efeito, tornando-as explícitas e passíveis de verificação por meio de medidas corporativas.
(Fonte: KAPLAN, 1997).
Com base no texto, analise as afirmativas dadas a seguir.
Com a frase “A formulação de grandes estratégias é uma arte, mas sua descrição não o é”, deixa-se claro que não basta elaborar boas estratégias na empresa, é importante saber transcrevê-la para que todos entendam.
Quando é mencionado que há a necessidade de especificar as relações de causa e efeito entre os indicadores dentro das perspectivas do BSC, sugere-se que cada indicador tem, além de sua dimensão unitária, uma importância no macro da perspectiva.
Quando se define estratégia como um movimento da organização da sua posição atual para uma desejável, mas com incerta posição futura, afirma-se que não importa o que aconteça, pois sempre se alcançará o que está planejado de acordo com a estratégia da empresa.
Define-se como única forma de se alcançar o sucesso no BSC a identificação de processos internos críticos, nos quais se deve atingir a excelência para concretizar a entrega de valor aos seus clientes alvo.
Agora assinale qual alternativa é a correta com relação às quatro definições dadas.
apenas a afirmação I está correta.
as afirmações I, III e IV estão corretas.
**apenas as afirmações I e II estão corretas.
as afirmações I, II e III estão corretas.
as afirmações I, II e IV estão corretas.
Pergunta 7
Outro aspecto importante na medição do desempenho das empresas são os indicadores não financeiros.
Segundo Macedo e Silva (2004), os indicadores de desempenho podem ser classificados em termos financeiros e não financeiros.
Para o autor, indicador financeiro é uma medida quantitativa, expressa em valor monetário, resultante das ações tomadas pelas empresas. Como exemplos de indicadores financeiros têm-se o lucro e o retorno sobre os investimentos; o indicador não financeiro é uma medida qualitativa que não será expressa em valor monetário, ou seja, o indicador não financeiro é apresentado em uma métrica diferente de uma unidade monetária. Como exemplos de indicadores não financeiros têm-se participação no mercado e evolução do volume de produção.
Agora, observe a figura se seguir.
Mapa estratégico segundo o BSC
IMG - BQ - UN1_QUEST10.jpg
Com base nas ideias apresentadas por Macedo e Silva (2004), determine qual alternativa melhor define e explica a figura apresentada.
Segundo os autores, para que a empresa chegue ao desejado lucro deve-se dar total atenção aos aspectos não financeiros, tornando os aspectos financeiros consequência de um trabalho bem feito, conforme demonstrado, também, na figura.
As empresas deixaram de focar os lucros nos últimos tempos, passando a se preocupar, basicamente, com sua permanência no mercado, cada vez mais competitivo.
Toda empresa nasce e existe basicamente para obter lucro, por esse motivo o lucro está na parte superior da figura, salienta-se que a parte mais importante da base para se alcançar o lucro são as medidas financeiras, desconsiderando as medidas não financeiras.
Para os autores, chegará um dia em que as empresas não mais precisarão gerar relatórios financeiros, pois seu desempenho será avaliado apenas por indicadores não financeiros, como satisfação dos clientes e reconhecimento da sua marca.
**A figura vem ao encontro do texto, pois demonstra de forma clara que a empresa precisa atentar, tanto aos aspectos financeiros, como aos não financeiros para se chegar ao lucro desejado.
Pergunta 8
A estratégia tem função importante para a sobrevivência da empresa.
Leia, a seguir, algumas definições desse termo.
O conceito de estratégia é frequentemente utilizado no sentido militar. Isso devido à necessidade de rigidez das normas para que sejam alcançados os objetivos, muitas vezes envolvendo a vida dos soldados. Em gestão empresarial, em um sentido próximo, alguns autores separam a definição dos objetivos da concepção de estratégia. Estratégia é, então, segundo Hofer e Schendel, "a principal ligação entre fins e objetivos e políticas funcionais de vários setores da empresa e planos operacionais que guiam as atividades diárias", isto é, compreende a escolha dos meios e articulação de recursos para atingir os objetivos, que podem tomar a forma de um "plano unificado, compreensivo e integrado relacionando as vantagens estratégicas com os desafios do meio envolvente", conforme é colocado por Jauch e Glueck.
(Fonte: HOFER, 1978. p. 13).
O texto demonstra algumas definições do termo estratégia. Após realizar essa leitura e considerando o conteúdo do texto-base, assinale V para verdadeiro e F para falso nas afirmativas a seguir.
( ) O conceito de estratégia é extremamente novo pois inúmeros escritores só voltaram seus olhares para esse tema após a ascensão da internet.
( ) Uma das definições usadas pelos autores Jauch e Glueck especifica que a estratégia é “plano unificado, compreensivo e integrado relacionando as vantagens estratégicas com os desafios do meio envolvente”, isso quer dizer que para a estratégia ser eficiente deve ter vencido os obstáculos do meio.
( ) No texto de Hofer e Schendel, a estratégia é um termo usado e criado no meio militar, que objetiva, em sua maioria, chegar ao território inimigo, por meio da utilização de estratégias diferentes e precisas.
( ) Outra definição usada pelos autores é “a principal ligação entre fins e objetivos e políticas funcionais de vários setores da empresa e planos operacionais que guiam as atividades diárias”. Isso demonstra a real definição da estratégia na visão dos autores, que é alcançar os resultados finais.
( ) É consenso entre os autores que as definições de objetivos estão intrinsicamente ligadas com as estratégias da organização, sendo um item gatilho para que outro seja elaborado e buscado ao longo do prazo estipulado.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
F, V, V, V, F.
**F, F, V, V, F.
V, F, F, V, F.
F, F, V, V, V.
V, V, F, F, V.
Pergunta 9
Leia o texto a seguir:
“O planejamento tem sido praticado desde que as pessoas começaram a pensar nas implicações futuras das escolhas de hoje.
Quando as sociedades se tornaram altamente organizadas e complexas, o planejamento passou a ser considerada uma parte integrante da liderança e da administração”. (Fonte: CHIAVENATTO, 1999. p. 209).
A importância dada pelo autor do excerto para o planejamento nas organizações é justificável, pois:
o planejamento abre espaço para a realização do orçamento e a partir deste é possível estabelecer metas organizacionais bem definidas.
o planejamento, quando realizado a nível estratégico, quantifica os planos operacionais atuais, possibilitando a visualização dos resultados do período analisado. Tal atividade traduz a missão e a visão da empresa em ações.
planejar significa elaborar planos que por si só já são suficientes para alcançar os objetivos e ajudar as pessoas a fazerem hoje as ações necessárias para melhor enfrentar os desafios do amanhã.
**planejar significa interpretar a missão organizacional ao estabelecer os objetivos da organização e os meios necessários para realizá-los com o máximo de eficácia e eficiência.
o planejamento, ao ser definido, estabelece um norte para a organização, dessa forma pode ser informal e é desejável que seja revisto quando se perceba que o rumo estabelecido não está sendo alcançado.
Pergunta 10
Segundo Kaplan e Norton,
lido no texto-base, o BSC equilibra os objetivos de curto e longo prazo, os resultados desejados e os indicadores desses resultados, além das medidas objetivas concretas e das medidas subjetivas imprecisas, pois:
a partir do momento que a empresa decide efetivamente implementar a ferramenta BSC em seu método de trabalho, ela sujeita-se a sua aplicabilidade, que algumas vezes, foi demonstrada como ineficaz nas demais empresas.
a ferramenta BSC é muito eficiente, tanto que sempre traz resultados satisfatórios, mesmo quando a empresa não realiza todas as etapas do processo de implantação e não segue as quatro perspectivas.
**os indicadores são definidos com base nas quatro perspectivas, (financeira, de cliente, de processos internos e de aprendizagem e desenvolvimento) que refletem a visão e a estratégia empresarial, mantendo a homogeneidade da filosofia BSC.
cabe ao responsável pela empresa adaptar sua realidade para o que se pede na implementação do BSC, evitando a participação de muitas pessoas, já que é uma ferramenta de implementação sigilosa.
quando o BSC é implementado, a empresa obriga os funcionários e demais envolvidos no processo a demonstrarem felicidade em trabalhar com essa metodologia, por vezes alterando resultados para parecer que a empresa tem alta performance.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais