A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
REGIMES E ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS - APOL 1 - QUINTA TENTATIVA

Pré-visualização | Página 4 de 5

sobre as tarifas internacionais para compra e venda de petróleo.
IV. O processo de tomada de decisão na Conferência Ministerial se dá por meio do consenso, de modo que todos os membros têm direito a um voto.
Nota: 0.0
	
	A
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
	
	B
	Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
	
	C
	Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	D
	Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
A afirmação I está incorreta porque a criação da OMC teve o objetivo de ampliar e melhor institucionalizar o GATT, de modo que os seus princípios continuaram os mesmos. Sendo esses a não discriminação comercial entre parceiros – devido à cláusula da nação mais favorecida. Apesar dos princípios serem àqueles previamente existentes, a OMC trouxe algumas inovações para lidar com as negociações comerciais cada vez mais complexas e com mais países participantes. A afirmação II está correta porque os órgãos que formam a OMC são a Conferência Ministerial, o Secretariado, o Conselho Geral e os Conselhos Setoriais. A afirmação III está incorreta porque o principal órgão da OMC é a Conferência Ministerial, a qual é composta por representantes de todos os Estados-membros. O Conselho Geral é o primeiro órgão hierarquicamente abaixo da Conferência Ministerial. A afirmação IV está correta porque a Conferência Ministerial se reúne a cada dois anos e é um órgão que realiza a tomada de decisões por meio do consenso. Todos os membros têm direito a um voto, diferentemente do processo de votação de organizações como o FMI e o Banco Mundial. Nessas organizações, os membros que dão uma maior contribuição financeira possuem um maior poder de veto (HERZ; HOFFMANN, 2004). Contudo, esse princípio de “um membro, um voto” do Conselho Ministerial não implica, necessariamente, em um princípio de igualdade entre os Estados Membros. Isso porque, os países mais desenvolvidos e economicamente mais fortes conseguem exercer uma maior influência sobre os membros mais fracos (HERZ; HOFFMANN, 2004).
Referência: Rota de aprendizagem da aula 4. Regimes e Organizações Internacionais com a profa. Prof.ª Devlin Biezus. Tema 3: A OMC e a Liberalização do Comércio Internacional.
	
	E
	Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
Questão 9/10 - Regimes e Organizações Internacionais
Leia o trecho a seguir:
“Institucionalistas e realistas utilizaram o pós-Segunda Guerra Mundial como um suporte de suas teorias. Os primeiros se basearam neste período pelo fato que interpretavam os acordos internacionais de comércio e fundos econômicos como uma resposta à necessidade de uma política coordenada criada por causa da interdependência. Estes acordos, chamados por eles de “regimes internacionais”, continham normas, regras, princípios e procedimentos de tomada de decisões. Já os últimos explicavam estes regimes como uma construção do poder estadunidense, pois estes apresentavam como base os princípios defendidos pelos Estados Unidos, sendo também os EUA essenciais para a criação e a manutenção desses, segundo os realistas.”
Fonte: BARROS, Vinícius Tijolin. Waltz, Keohane e Wendt: análise de construções conceituais sobre o poder. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) – Faculdade de Direito e Relações Internacionais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2015.
Tendo como base a contextualização acima e os conteúdos da Aula 2 da disciplina de Regimes e Organizações Internacionais, assinale a alternativa que expõe, corretamente, o argumento teórico da teoria institucionalista neoliberal:
Nota: 10.0
	
	A
	As instituições são incapazes de mudar o comportamento dos Estados 
	
	B
	As instituições são capazes de mudar o comportamento dos Estados 
Você acertou!
Em contrapartida aos neorrealistas, a teoria institucionalista neoliberal argumenta que as instituições são capazes de mudar o comportamento dos Estados. Para o institucionalismo, o poder e a maneira que a informação circula são duas importantes variáveis de análise (HERZ; HOFFMANN, 2004). Em relação ao poder, o institucionalismo compreende que a cooperação seria desejada devido aos ganhos absolutos. A premissa norteadora desse argumento é de que os Estados teriam interesse em cooperar para melhorar sua posição no sistema internacional, sem considerar os ganhos relativos dos demais Estados (HERZ; HOFFMANN, 2004).”
Referência: Rota de aprendizagem da Aula 2, tema 3, “O debate entre realistas e institucionalistas” e capítulo 2 do livro base.
	
	C
	A lógica do sistema internacional favorece os ganhos relativos entre os Estados.
	
	D
	A insegurança do sistema internacional dificulta a cooperação entre os atores internacionais.
	
	E
	As instituições são atores irrelevantes, não sendo capazes de modificar os principais aspectos do sistema internacional.
Questão 10/10 - Regimes e Organizações Internacionais
Leia o texto abaixo:
As coisas mudariam de forma rápida e dramática no final dos anos 1980. No súbito calor da Glasnost, de Gorbachov, as antigas suspeitas soviéticas acerca da manutenção da paz como uma espécie de conspiração ocidental pareciam ter-se dissipado. Por seu lado, os Estados Unidos sentiam-se suficientemente seguros para aliviar parte da bagagem problemática das suas próprias preocupações com a Guerra Fria. As operações da ONU começaram em áreas até então estritamente proibidas na América Central e no Sudeste Asiático. Nesse novo ambiente, a proibição de atividades «políticas» por parte das operações de manutenção da paz – essencial durante a Guerra Fria – foi levantada.
Fonte: MACQUEEN, Norrie. Os 70 anos da manutenção da paz das Nações Unidas. Relações Internacionais [online]. 2019, n.61, pp.123-137. Disponível em: <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992019000100009&lng=pt&nrm=iso>. Página da citação: 128..
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina Regimes e Organizações Internacionais, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, uma das razões para o otimismo internacional sobre o funcionamento da Organização das Nações Unidas no Pós-Guerra Fria:
Nota: 10.0
	
	A
	O descongelamento do Conselho de Segurança
Você acertou!
O final da Guerra Fria foi acompanho por um otimismo internacional sobre o funcionamento das Nações Unidas. Acreditou-se que o fim da disputa de influência política capitalista e socialista daria mais autoridade e assertividade sobre a atuação da ONU nos temas de segurança (LOPES; CASARÕES, 2009). Houve o descongelamento do Conselho de Segurança, que antes tinha a sua eficácia diminuída por conta do poder de veto das potências em disputa. Alguns dos indícios para esse otimismo foram a atuação crescente da ONU, e de maneira eficaz, nos conflitos ao final de década de 1980. Por exemplo, a aprovação da resolução do Conselho de Segurança que garantiu a independência política da Namíbia (1978); a aprovação da resolução do Conselho de Segurança sobre o fim da Guerra Irã-Iraque (1988) e a intermediação do secretário-geral das Nações Unidas durante a retirada das forças soviéticas em sua ocupação do Afeganistão (1988-1989). Uma das mudanças mais evidentes sobre a atuação da ONU, principalmente de seu Conselho de Segurança após a Guerra Fria, foi o descongelamento da aprovação de resoluções pelo Conselho. Desde sua criação e até 1985, o Conselho de Segurança havia aprovado 580 resoluções. Em 1995, esse número quase dobrou para 1,035 resoluções e, em 2005, a quantidade era de 1,651 resoluções aprovadas (LOPES; CASARÕES, 2009). Esses números demonstram um aumento excepcional nas aprovações de resoluções do Conselho de Segurança. Assim, o final da disputa bipolar contribuiu com a diminuição da aplicação do poder de veto dos Estados Unidos e Rússia.
Referência: Rota de aprendizagem da aula 3. Regimes e Organizações Internacionais com a profa. Prof.ª Devlin Biezus. Tema 4: As Nações Unidas no Pós-Guerra Fria.
	
	B
	A ampliação das verbas destinadas ao ECOSOC.
	
	C
	A aumento de poder da Assembleia Geral.
	
	D
	A diminuição de conflitos internacionais

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.