Buscar

AD1 LITERATURA NA FORMAÇÃO DO LEITOR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD
DISCIPLINA: LITERATURA NA FORMAÇÃO DO LEITOR
AD1 – 2021.1 - prazo final de entrega: 21 de março
Coordenadora(o): Anna Carolina C. de A. da Matta Machado
Orientações
· Leia atentamente cada enunciado das 3 (três) questões e responda a partir de reflexão com clareza, coerência, dialogando com o conteúdo estudado (aspectos teórico-metodológicos da disciplina) e com posicionamento próprio e crítico acerca das questões lançadas nesta AD1.
· Esta avaliação a distância pode ser realizada individualmente ou em dupla, necessariamente de estudantes do mesmo polo. Neste caso é essencial que ambos os estudantes enviem o mesmo arquivo, com nome e matrícula da dupla. 
· Atenção às citações das fontes consultadas. 
1ª Questão: (valor: 3,0 pontos)
A citação abaixo foi retirada do texto de Thyago Madeira França, “Reflexões sobre uma escolarização responsiva e responsável da literatura: práticas de letramento literário”, um dos capítulos do livro “A literatura infantil/juvenil entre textos e leitores: reflexões críticas e práticas leitoras”, disponível em: aLIJ_EntreTextoseLeitores.pdf (uerj.br) 
A formação de um leitor literário significa a formação de um leitor que saiba escolher suas leituras, que aprecie construções e significações verbais de cunho artístico, que faça disso parte de seus fazeres e prazeres. Esse leitor tem de saber usar estratégias de leitura adequadas aos textos literários, aceitando o pacto ficcional proposto, com reconhecimento de marcas linguísticas de subjetividade, intertextualidade, interdiscursividade, recuperando a criação de linguagem realizada, em aspectos fonológicos, sintáticos, semânticos e situando adequadamente o texto em seu momento histórico de produção. (PAULINO, 2013, p.20)
Articule este posicionamento ao que você estudou, nas primeiras aulas da disciplina numa reflexão e explique se existe ou não diferença entre os conceitos de hábito e gosto pela leitura.
R : Podemos dizer que o hábito e o gosto pela leitura podem se completar mais separados nem sempre conseguem se manter , porque se tivermos apenas o hábito de ler seja jornal, informativo , pelo trabalho etc, se não for prazeroso ou obrigatório vai-se perdendo o interesse e em algum momento acaba esquecido. Já o gosto pela leitura desenvolve no ser humano prazer , sentidos, curiosidade e desta forma pode trazer um novo conhecimento que também precisa estar sempre sendo alimentado porque sem novidades pode também perder o interesse. Então o interessante seria que ambas se completassem fazendo um leitor dinâmico, interessado , literário pois este leitor é um conhecer da cultura e a cultura é o transformador de uma sociedade.
2ª Questão: (valor: 3,0 pontos)
Construa um texto (cerca de 15 linhas) relacionando sua própria trajetória como sujeito-leitor em diálogo com o conteúdo da Aula 2 para responder à questão: “Formamos leitores... ou os leitores se formam? 
R:Nos meus anos iniciais da escola , os rituais de iniciação da leitura não foram muito prazerosos e sim obrigatório, porque precisava ler para fazer provas e trabalhos não era prazeroso .Com o passar dos anos já nos anos finais via um colega de classe ler muito e como ele falava com prazer da leitura , ele me emprestou alguns livros e me incentivou a lê-los com prazer e depois debatíamos de forma informal sobre os livros , ai sim ,o gosto pela leitura começou e este amigo trabalhou como meu mediador , assim comecei a ter uma nova visão sobre leitura e como a mesma pode ser benéfica na vida do ser humano.
Desta forma podemos afirmar que sim, formamos leitores ,através do incentivo as práticas de leitura nas escolas e também com a ajuda dos responsáveis criando um indivíduo com um vasto conhecimento cultural , com a oportunidade os leitores se formam ganham gosto pela leitura por temas variados vindos de diferentes lugares sendo capazes de interpretar , organizar, utilizar estas informações para novos conhecimentos possibilitando a ascenção social e cultural.
3ª Questão: (valor: 4,0 pontos)
1. Assista a estes três vídeos e faça uma lista de tópicos com palavras-chave e/ou conceitos-chaves trazidos em cada um. (2,0 pontos)
- “Como a ficção pode mudar a realidade”, de Jessica Wise (TED Talk) disponível em: https://youtu.be/ctaPAm14L10
- A grandeza da ficção, de Mario Vargas Llosa, disponível em: https://youtu.be/XH86k1P-yE8
- Noemi Jaffe e a importância da ficção, disponível em: https://youtu.be/2wZv1X3mXeA
 R: Vídeo –como a ficção pode mudar a realidade – o leitor também pode escrever sua história; visitar pessoas e lugares com a leitura; ficção é utilizar a imaginação; visão do leitor sobre o que se lê ;história molda a cultura; o livro desafia tradições e cria debates.
 Vídeo - a grandeza da ficção – leitura é persuasiva; ficção não precisa dizer a verdade histórica ;leitura é um instrumento para dizer a verdade/realidade das relações humanas ;ficção trás fatos imaginários; contar histórias é contar fantasias ;história é realidade sem limites. 
 Vídeo- Noemi jaffe e a importância da ficção- experiências sobre a realidade; ter 
 uma visão sobre seu semelhante; literatura aproxima da realidade; leitura com 
 resultado concreto; processo efetivo de transformação.
1. Releia a Aula 9, e amplie o Resumo com mais informações que possam ampliar o entendimento dos conteúdos abordados na Aula. Você pode usar outras fontes de pesquisa, além da Aula em si, desde que sejam corretamente citadas. (2,0 pontos)
Resumo:
Os textos que se utilizam da ficcionalidade são muito persuasivos , levam o leitor a uma realidade sem limites pois, sua imaginação ultrapassa o escrito permitindo-o transitar por épocas e / ou lugares ainda não conhecidos .Além de aproximar a realidade do imaginário transformando o leitor a ponto de trazer à tona a realidade de outras pessoas permitindo-o a conseguir visualizar e se inserir neste contexto. Seu discursso próprio identifica personagem, enredo, narrativa ,tempo e ambiente trazendo o leitor para dentro do texto , desta forma a leitura ficcional é muito importante para a formação do ser humano.
Referência:
Campelo ,Cláudia et al. Literatura na formação do leitor.V1.Riode janeiro :Fundação Cecierj,2008.
Campelo, Cláudia et al .Literatura na formação do leitor .V2.Rio de janeiro :fundação Cecierj,2010.

Outros materiais