Buscar

Plano de marketing

Prévia do material em texto

Disciplina: Marketing e Serviços e Gestão Financeira
Professores: Tatiane Almeida e Augusto Santana
Trabalho de MKT e Gestão Financeira – Adiantamento do 4º Bimestre 
Campus Nova Cruz
MODELO DE PLANO DE MARKETING
ORIENTAÇÕES: 
Nas próximas páginas está o roteiro do Plano de Marketing que deverá ser entregue no final da disciplina, como parte referente ao Adiantamento do 4º Bimestre (Disciplinas: Marketing e Serviços e Gestão Financeira). Como mencionado em sala de aula, o aconselhável é que este plano seja construído ao longo da disciplina. Os trechos em vermelho devem ser apagados e/ou substituídos, ou seja, servem somente como orientação. Os demais textos podem ser mantidos, caso o grupo ache pertinente.
Algumas partes deste Plano de Marketing serão desenvolvidas com base no conhecimento adquirido nas disciplinas de Gestão, Produção e Logística e Gestão Financeira, conforme foi destacado ao longo do texto. 
Camilla Raylly Miguel da Silva
Jordânia Romualdo dos Santos
Luccas Bezerril Barros
PLANO DE MARKETING:
“Título”
Nova Cruz – RN
2017
1 DIAGNÓSTICO SITUACIONAL 
1.1 Histórico do negócio
A CC – Cegali Copos, empresa fundada em 2017, é segmentada em comércio, com ênfase em venda de copos. Apesar de ser grande o número de empresas que oferecem o mesmo produto, a CC fornecerá copos com personalizações diferenciadas. Além disso, possuirá modelos com tamanhos que atenderão a todos os tipos de bebidas e que podem ser utilizados em diversas ocasiões, desde o consumo de água em sala de aula até as mais variadas festas. A observação da demanda mostrou que o público mais interessado é o infantil/juvenil, apesar de atender ao público em geral. Por este motivo, a empresa tem uma preocupação maior em pesquisar e estar ciente dos gostos e hábitos dos consumidores, tendo em vista, além da análise de tendências, a superação de expectativas dos clientes.
1.2 Análise do Ambiente Exteno: Forças Macroambientais 
1.2.1 Forças Econômicas 
Alguns fatores econômicos são capazes de alterar o fornecimento de copos. Dentre eles, há a crise econômica do país, o transporte, a taxa de inflação, o poder de compra populacional, o endividamento e a taxa de juros. A empresa, por estar inserida num mercado de concorrência monopolística, é capaz de definir seu preço, porém, em decorrência da grande quantidade de vendedores, detém a possibilidade de não cobrar o preço desejado, ainda que os bens possuam características heterogêneas. Afinal, na visão do consumidor, existe uma gama de ofertantes que proporcionam produtos capazes de satisfazer a mesma necessidade. 
A crise econômica pode interferir na quantidade demandada, devido ao poder de compra populacional. Uma diminuição na renda dos consumidores, por exemplo, pode fazer com que eles procurem copos com preços mais acessíveis. Além disso, o transporte pode influenciar no fornecimento, em consequência da produção ser realizada em outra cidade. Assim, há chance das remessas encomendadas não chegarem ao prazo desejado, devido à logística adotada pela marca. 
Em relação às taxas inflacionárias, há a probabilidade de aumento nos custos de transação. Como a compra de insumos e de matéria prima é afetada diretamente, em casos de diferença entre a quantidade produzida e a quantidade demandada pelo mercado, ela pode variar. Quando elevada, prejudica a empresa; do contrário, ajuda. Por fim, os juros determinam a procura e são capazes de controlar a inflanção. Se estão baixos, são capazes de auxiliar as empresas que vendem. 
1.2.2 Forças Político-Legais 
Fatores que podem atrapalhar a empresa, futuramente, são as taxas de importação e exportação. Se a mesma fizer sucesso e alcançar mercados internacionais, as tarifas alfandegárias são consideradas um problema. O artigo 6º do Código de Defesa do Consumidor garante, em princípios declarados, proteção aos compradores. Com isso, a Cegali Copos possui uma preocupação em promover propagandas verdadeiras, bem como informar sobre o consumo adequado dos produtos, características, entre outros pontos. 
A Lei nº 11.598, estabelecida em 2007, facilita a abertura dos negócios, tendo em vista o Artigo 13.1, do capítulo III: 
“Um Núcleo de Orientação e Informação, que fornecerá serviços de apoio empresarial, com a finalidade de auxiliar o usuário na decisão de abertura do negócio, prestar orientação e informações completas e prévias para realização do registro e da legalização de empresas, inclusive as consultas prévias necessárias, de modo que o processo não seja objeto de restrições após a sua protocolização no Núcleo Operacional”.
1.2.3. Forças Socioculturais
As tradições culturais podem oferecer grandes oportunidades para a empresa. A época junina no Nordeste, por exemplo, pode aumentar a quantidade demandada, devido à quantidade de festejos presentes nas diversas cidades. A profissão dos consumidores é capaz de interferir positivamente. Se o trabalho executado é exaustivo, há a necessidade de água, por exemplo, e, consequentemente, de um copo. 
1.2.4 Forças Tecnológicas
A tecnologia pode auxiliar na inovação dos produtos, como, por exemplo, no design dos copos. Além disso, futuramente, Sistemas de Informação podem ser implantados para facilitar a compreensão dos dados obtidos no desempenho empresarial, transformando os mesmos em informações que podem auxiliar na tomada de decisão. A Cegali Copos adere ao e-commerce (comércio eletrônico). A empresa pode vender seus produtos de forma virtual, alcançando um número maior de consumidores.
			
1.3 Análise do Ambiente Externo: Forças Microambientais
 
O microambiente de qualquer empresa é composto por todos os atores que afetam a sua habilidade de atender as necessidades dos clientes. Desta forma, incluem-se os fornecedores, intermediários, os concorrentes, os próprios consumidores e seus diversos públicos. Da mesma forma que é influenciada por esses elementos, a empresa também os influencia, com maior ou menor intensidade, dependendo do seu porte e de sua força competitiva (PEREIRA, 2007). A seguir, serão expostas as cinco forças que são cruciais para o sucesso do lançamento do novo copo: fornecedores, compradores e concorrentes.
1.3.1 Fornecedores
O fornecedor responsável pelos copos é o Rei dos Copos, situado em Natal/RN. A empresa que fará a personalização dos adesivos é a Lótus Gráfica, localizada em Nova Cruz/RN.
	
1.3.2 Concorrentes
Os concorrentes mais fortes são as empresas que foram abertas, recentemente, em Nova Cruz, pois oferecem o mesmo produto: copos personalizados. Todos pertencem à turma ADM4V, e fornecem bens que satisfazem a mesma necessidade do consumidor, porém, com modelos e preços diferentes.
Além das novas empresas, há armarinhos, localizados na própria cidade, que vendem copos com preços mais acessíveis, os quais podem determinados como ponto forte, mas o ponto fraco é a falta de personalização nos mesmos. A maioria detém modelos simples, com formatos distintos, mas sem características adicionais.
1.3.3 Consumidores
Uma pesquisa realizada pela própria empresa, por meio de um questionário virtual, mostrou que o interesse maior está no público infantil/juvenil, apesar de ser oferecido para o público em geral. Nela, questionou-se idade, o nível de interesse em copos personalizados e quais seriam os temas desejados. Os consumidores, por serem, em sua maioria, mais jovens, opinaram e optaram por copos personalizados com temáticas de séries, filmes e frases que façam referência a alguma letra de música impactante. 
1.4 Análise do ambiente Interno: A Empresa 
	Nos tópicos a seguir serão apresentados alguns pontos referente a empresa Cegali Copos. Mais especificamente, serão relatados o histórico da empresa, assim como sua missão e visão.
1.4.1 Histórico da empresa
A Cegali Copos estruturou a possibilidade de empreendedorismo em 2017, aderindo ao comércio de venda de copos. A empresa foi fundada no próprio ano e não possui loja física; os proprietários vão até os consumidores, estejam eles escolas, festas e outros locais.As redes sociais auxiliam nas divulgações e nas vendas. Assim, os compradores têm facilidade em realizar pedidos e tirar dúvidas referentes a estes.
O próximo objetivo empresarial é a abertura de um comércio físico, o qual atenda aos residentes de Nova Cruz e das cidades vizinhas. Com relação a encomendas em grande quantidade, a CC terá toda preocupação com a revenda, os descontos e a rápida entrega: fatores que elevam a satisfação do consumidor. Quanto aos consumos em varejo ou em baixa, os produtos são distribuídos à pronta entrega. 
1.4.2 Missão 
A empresa atende aos desejos demandados pelo mercado, buscando, sempre, a inovação nos produtos e serviços, desde que estes causem a plena satisfação nos consumidores.
. 
1.4.3. Visão 
O cenário desejado para a Cegali Copos é que ela, futuramente, possua várias lojas, distribuídas entre as cidades do Rio Grande do Norte e que possa atuar com sites, ampliando as possibilidades de vendas.
. 
1.5 Matriz S.W.O.T.
	Para cumprir a missão e as metas da empresa é primordial conhecer o ambiente externo e interno. Em relação ao ambiente externo, a empresa deve monitorar as forças macroambientais e microambientais, listadas anteriormente nos tópicos 1.2 e 1.3, respectivamente. Ao fazer esta análise, a empresa deve estar preparada para identificar as ameaças e oportunidades para o sucesso do negócio. 
Além disso, a empresa deve ser capaz de identificar suas competências para aproveitar as oportunidades levantadas e enfrentar as possíveis ameaças, ou seja, analisar o ambiente interno da empresa, listados anteriormente no tópico 1.4.1. Assim, faz-se necessário avaliar periodicamente as forças (pontos fortes) e as fraquezas (pontos fracos) do negócio. Com o levantamento dos pontos acima destacados (pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças) é possível obter a matriz S.W.O.T. que traça uma análise da situação atual do negócio. No quadro 1 serão apresentadas as principais oportunidades e ameaças ao novo negócio, assim como os pontos fortes e fracos para usufruir o atual cenário nacional.
	S
	W
	O
	T
	FORÇAS 
(Strengths)
	FRAQUEZAS 
(Weaknesses)
	OPORTUNIDADES 
(Opportunities)
	AMEAÇAS
 (Threats)
	Copos resistentes e de boa qualidade fornecido pela empresa Rei dos Copos.
	Grande demanda de oferta do mesmo produto 
	Produtos diferenciados 
	Alta concorrência no meio
	Estampas e desenhos a gosto do cliente.
	
	
	
	Velocidade na produção e entrega do produto ao cliente.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Quadro 1: Matriz S.W.O.T.	
Fonte: Dados da pesquisa
2 PLANO DE MARKETING
De acordo com Drucker (1975), detectar a complexidade das necessidades e desejos dos seres humanos é a principal empreitada do marketing, objetivando ajustar os produtos e serviços a tais necessidades e desejos de forma que a venda se torne desnecessária. Refletindo sobre essa afirmação, elaboramos o presente Plano de Marketing de modo que a empresa CC Copos consiga atender de modo eficiente seus consumidores-alvo, com o produto certo, no tempo certo, no lugar certo, com o preço certo.
Desta forma, neste tópico será apresentada a estratégia de segmentação do novo produto da Ambev, assim como a estratégia para o composto de marketing (produto, praça, preço e promoção) e a viabilidade financeira do novo negócio. 
2.1. Estratégia de Segmentação
A Cegali Copos atende o publico alvo em geal e de todas as idades, mas, tendo uma demanda maior e mais interesse do publico infanfil/juvenil. O produto será ofertado na cidade de Nova Cruz/RN e se possível as cidades vizinhas. Os nossos copos é beneficia as pessoas com qualquer tipo de renda, sexo e a todas as idades. Os modelos e estampas de copos é escolhido a gosto dos clientes.
. 
2.2 Posicionamento 
Orientação: Como vimos em aula, o posicionamento está relacionado a como o cliente vê o seu negócio.
 Assim, nesta subseção, defina qual a imagem que você deseja transmitir ao seu cliente em relação ao negócio. Lembre-se que esta imagem deve ser clara, tendo apontar ao consumidor-alvo o diferencial da empresa em relação aos seus concorrentes.
. 
2.3 Estratégia para o Composto de Marketing
 “A nova concorrência não está entre o que a empresa produz em suas fábricas, mas entre o que acrescentam a seus produtos na forma de embalagem, serviços, propaganda, sugestões ao consumidor, financiamento, condições de entrega, armazenagem e outras coisas que as pessoas valorizam” (LEVITT, 1969 apud KOTLER, 1998, p.384). Seguindo este conceito, nos itens a seguir serão apresentadas as estratégias para o composto de marketing do suco Natu: produto, praça, preço e promoção.
2.3.1. Estratégia de produto
Orientação: Como vimos em aula, produto em marketing pode ser um bem tangível (produto) ou intangível (serviço).
 Assim, nesta subseção, descreva sua estratégia de produto, ou seja:
- Descreva qual é o produto.
- Defina a marca e seus elementos (logomarca, slogan, jingle, mascotes etc.).
- Embalagem (tipo, tamanhos etc.)
- Rótulo
- Análise VRIO (abaixo modelo de texto e análise)
Para exemplificar de forma apropriada o desempenho do suco Natu no portfólio de produtos da AmBev, a seguir serão apresentadas: (1) a análise a partir do modelo VRIO – sigla que representa “valor”, “raridade”, “imitabilidade” e “organização”. Este modelo considera quatro questões para determinar o potencial competitivo: a questão do valor (o produto possibilita que a empresa explore uma oportunidade e/ou neutralize uma ameaça do ambiente?), a questão da raridade (o produto é controlado por apenas um restrito número de empresas concorrentes?), a questão da imitabilidade (as empresas que não possuem esse produto enfrentam uma desvantagem de custo para produzi-lo?) e a questão da organização (a empresa está organizada para dar suporte à exploração de seus recursos valiosos, raros e custosos de imitar?) (BARNEY; HESTERLY, 2007 apud PASSOS, 2008). No quadro 2, apresenta-se a análise do suco Natu com base no modelo VRIO:
O suco Natu é...
...valioso?
...raro?
...difícil de imitar?
...aproveitado pela empresa?
SIM
Conforme será destacado no tópico 3.6.6., há uma série de oportunidades oriundas do ambiente para o lançamento do suco Natu, dentre as quais, destaca-se a preocupação dos indivíduos com a saúde e qualidade de vida.
SIM
Atualmente, há poucas empresas concorrentes no segmento de sucos 100% natural (vide tópico 3.5).
NÃO
Apesar do alto custo envolvido para a fabricação do produto (instalação, maquinário, logística etc.), o produto pode ser facilmente copiado pelos concor-rentes.
SIM
A AmBev está totalmente organizada para atender a demanda por sucos 100% naturais, utilizando parte de sua capacidade instalada para a fabricação e distribuição do suco Natu. Além disso, a empresa continua inves-tindo no setor.
Implicância competitiva do suco Natu
No presente momento, pode-se afirmar que o suco Natu possui uma vantagem competitiva temporária, 
tendo em vista que pode ser imitado pelos concorrentes. 
Quadro 1: Análise do suco Natu – Modelo VRIO
Fonte: Dados do estudo, 2012 (Adaptado de BARNEY, 2002 apud ALVAREZ, 2011).
. 
O suco Natu é...
...valioso?
...raro?
...difícil de imitar?
...aproveitado pela empresa?
SIM
Há uma série de oportunidades oriundas do ambiente para o lançamento do suco Natu, dentre as quais, destaca-se a preocupação dos indivíduos com a saúde e qualidade de vida.
SIM
Atualmente, há poucas empresas concorrentes no segmento de sucos 100% natural.
NÃO
Apesar do alto custo envolvido para a fabricação do produto (instalação, maquinário, logística etc.), o produto pode ser facilmente copiado pelos concor-rentes.
SIM
A AmBev está totalmente organizada para atender a demanda por sucos 100% naturais, utilizando parte de sua capacidade instalada para a fabricação e distribuição do suco Natu. Além disso, a empresa continua inves-tindo no setor.
Implicância competitiva do suco Natu
No presente momento, pode-se afirmar que o suco Natu possui uma vantagem competitiva temporária, 
tendo em vista que pode ser imitado pelos concorrentes.Quadro 2: Análise do suco Natu – Modelo VRIO
Fonte: Dados do estudo 
Dica: Coloque figuras para ilustrar.
. 
2.3.2. Estratégia de praça
Orientação: Como vimos em aula, praça é o local ou o meio pelo qual é oferecido o produto. Assim, nesta subseção, descreva sua estratégia de praça, como por exemplo:
- Localização. 
- Estrutura física. 
- Sistema de distribuição e logística.
- Modais utilizados para interação com fornecedores e clientes (como rodoviário, marítimo, fluvial e ferroviário)
- Franquias (se for adotada)
- Entre outros.
Dica: analisem os concorrentes, coloquem-se no lugar do cliente. Consultem o professor de Gestão, Produção e Logística. Coloquem figuras para ilustrar.
. 
2.2.3. Estratégia de preço
Orientação: Para a empresa, ofertar um produto ou serviço para um consumidor é seguir um pressuposto básico de que este produto ou serviço será utilizado para suprir uma necessidade. Desta forma, quando a necessidade é suprida, o consumidor estará disposto a pagar uma determinada quantia de recursos denominada preço. Assim sendo, pode-se afirmar que, na verdade, quem estabelece o preço do produto ou serviço não é a empresa e sim o consumidor. Cabe ressaltar que se o valor percebido for maior que o preço estabelecido os consumidores irão comprar o produto, certamente gerando bons volumes de venda. 
Assim, nesta subseção, descreva sua estratégia de preço, ou seja:
- identifique os preços praticados pelos concorrentes (diretos e indiretos/substitutos) e/ou quanto os consumidores estão dispostos a pagar (dado obtido através da pesquisa de marketing com os consumidores).
- definir o preço do produto (cuxto x demanda x concorrência – disciplina de Gestão Financeira).
- estratégia de preço adotada.
- entre outros.
- quanto o consumidor está disposto ou constuma a pagar por produtos semelhantes ou substitutos. 
. 
2.2.4. Estratégia de promoção
Orientação: A promoção tem a função de estimular a demanda relacionando serviços às necessidades e desejos de seus clientes, além de informar a existência da sua empresa, do seu produto.
Assim, nesta subseção, descreva sua estratégia de promoção, como por exemplo:
- Propaganda (TV, rádio, jornais, mobiliário urbano)
- Internet (sites, redes sociais)
- Material promocional.
- Promoção de vendas.
- Marketing direto.
- Patrocínio.
- Publicidade
- Comunicação nos pontos de venda.
- Telemarketing.
- Políticas de fidelização.
Dica: analisem os concorrentes, coloquem-se no lugar do cliente. Coloque figuras para ilustrar.
Dica: Verifique como fazem os concorrentes. Coloque figuras para ilustrar.
. 
2.2.5 Pessoas
Orientação: As pessoas são essenciais para o bom andamento do seu negócio e são elas as responsáveis pela qualidade do atendimento e dos serviços prestados.
Descreva as estratégias relacionadas aos recursos humanos necessários para o sucesso do negócio: quantas pessoas serão necessárias (incluídos seus funções), possíveis treinamentos, formas de avaliação e remunuração, dentre outras ações que se fizerem necessárias.
Descreva agora as estratégias que consideram adequadas para o seu negócio e que estejam voltadas para os seus funcionários, em termos de possíveis treinamentos, tipos de comunicação interna, formas de avaliação e remuneração, entre outras ações que julgar necessárias.
. 
2.3 Viabilidade Financeira 
Orientação: Com o intuito de prever o eventual êxito (ou fracasso) do negócio, faz-se necessário realizar um estudo sobre a sua viabilidade financeira.
Faça a análise financeira do seu negócio. Atenção: esta parte será desenvolvida durante a disciplina de Gestão Financeira ou com base no conhecimento adquirido nesta disciplina. 
. 
8
2.4 Plano de Ação
Orientação: O plano de ação é necessário para implementar a estratégia de marketing desenvolvida anteriormente. 
Preencher a tabela a seguir, mencionando: 
1. AÇÕES (O QUE): Identifique as atividades específicas a serem desempenhadas, com base no que foi decidido até o presente momento (páginas anteriores).
2. PERÍODO (QUANDO): Determine o prazo de execução de cada atividade (destaque os meses).
3. RESPONSÁVEL (QUEM): Atribua responsabilidade pela execução e conclusão de cada atividade às pessoas mais indicadas
. 
	Ação
	Responsável(is)
	Período
	
	
	JAN
	FEV
	MAR
	ABR
	MAIO
	JUN
	JUL
	AGO
	SET
	OUT
	NOV
	DEZ
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
REFERÊNCIAS
DRUCKER, Peter. Administração. Responsabilidades, tarefas e práticas. São Paulo: Pioneira de Negócios, 1975.
EMBRAPA/SEBRAE. Iniciando um pequeno grande negócio agroindustrial: polpa e suco de frutas/Embrapa Agroindústria de Alimentos, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Brasília: Embrapa Informação Tecnológica, 2003.
KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. São Paulo: Atlas, 1998.
PASSOS, Alfredo. VRIO: Um modelo de tomada de decisão. In: Administradores – O portal da Administração. 16 abr. 2008. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/vrio-um-modelo-de-tomada-de-decisao/22335/>. Acesso em: 25 set. 2011.
PEREIRA, Maurício Fernandes. Marketing. Florianópolis: Sistema Universidade Aberta do Brasil, 2007.
ANEXOS E APÊNDICES

Continue navegando