Buscar

apx1-ppe-parte2-2020 2-

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD
 
Disciplina: Políticas Públicas em Educação
Coordenadora: Marcia Taborda
Aluno(a): Maiana Pimentel da Silva Matrícula: 19212080176 Polo: Magé
APX1 – 2020.2
Questão 01 – No final do ano de 2019 a imprensa noticiava o resultado do PISA:
Pisa 2018: dois terços dos brasileiros de 15 anos sabem menos que o básico de matemática [...] “No Brasil, o desempenho médio em matemática melhorou entre 2003 e 2018, mas a maior parte dessa melhora aconteceu nos ciclos iniciais [as primeiras edições do Pisa]. Depois de 2009, em matemática, assim como em leitura e em ciências, o desempenho médio para flutuar ao redor de uma tendência de estagnação", avaliou a OCDE. (MORENO, Ana Carolina, 2019, site G1)
Disponível: em: <https://g1.globo.com/educacao/noticia/2019/12/03/pisa-2018-dois-tercos-dos-brasileiros-de-15-anos-sabem-menos-que-o-basico-de-matematica.ghtml>
a) Como estudante de Pedagogia, como você explicaria para a comunidade de responsáveis de uma escola a reportagem acima? (1,0 ponto)
	Explicaria que o PISA é um programa responsável por avaliar o nível de aprendizado dos estudantes e, como foi visto na reportagem, o desempenho dos estudantes brasileiros em matemática ficou aquém do esperado e considerado ideal.
b) A reportagem demonstrou o retrato da educação brasileira em 2018. Com base na leitura dos textos da disciplina encontre três causas desse quadro, destacando suas ideias e argumentos sobre a razão da continuidade dos resultados. (1,5 pontos)
	Entre as causas para o desempenho ruim dos estudantes brasileiros, principalmente aqueles que são oriundos de escolas públicas, podem ser citados a falta de estrutura e de recursos pedagógicos, desmotivação e desvalorização dos profissionais da educação e a falta de investimento do poder publico. Os três problemas citados poderiam ser resolvidos com uma boa gestão governamental na área educacional, trabalhando em parceria com os todos os profissionais que atuam nas escolas, fazendo um trabalho em conjunto para identificar as falhas e investir adequadamente onde fosse necessário. 
Além disso, os resultados ruins no PISA também podem ser justificados pelos projetos educacionais que são interrompidos ou não são concluídos quando ocorre uma mudança de governo, seja ele municipal, estadual ou federal. Cada governante quer deixar a sua marca pondo em prática um programa idealizado por ele, e acaba por não valorizar o projeto do seu sucessor, dificultando que as metas projetadas para a educação nacional sejam atingidas. 
Questão 02 – O Plano Nacional de Educação é um instrumento que objetiva a projeção de metas para a melhoria da educação nacional. Com duração decenal, o atual PNE com vigência de 2014 a 2024 ainda apresenta muitos desafios. De acordo com o Relatório do INEP de 2020, é possível identificar retrocessos e o descumprimento das metas:
Divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação, o documento revela que há áreas em que o Brasil retrocedeu nos últimos anos, principalmente nos números do ensino integral e nos gastos com educação. Em outros setores, a melhora ocorre timidamente ou há estagnação. A única meta integralmente atingida no PNE é a que se refere à formação de professores do ensino superior, meta que, na verdade, já havia sido cumprida em 2018. Ainda segundo o relatório, 31 de 37 indicadores usados no plano tiveram nível de execução inferior a 60% — grau esperado para esta etapa de vigência do PNE. (VIDAL, Lucas, 2020, site G1)
Disponível em: <https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/07/02/relatorio-do-inep-aponta-retrocessos-e-descumprimentos-de-metas-do-plano-nacional-de-educacao.ghtml>
Considerando o conteúdo aprendido nesta etapa da disciplina e as informações do relatório do INEP, elabore uma reflexão sobre os efeitos do descumprimento das metas do PNE para a educação básica. (2,5 pontos)
	O descumprimento das metas do PNE não permite que ocorram as melhorias necessárias para o bom funcionamento do sistema educacional, como, por exemplo, fornecer infraestrutura adequada, recursos pedagógicos para estudantes e melhoria nos salários dos profissionais da área. Essas falhas podem gerar como consequência um baixo rendimento dos estudantes, a evasão escolar ou a superlotação das salas de aula.
Boa Prova!

Mais conteúdos dessa disciplina