A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
A ideia e a concepção de educação para Comenius foi inovador em vários aspectos

Pré-visualização | Página 1 de 1

Portfólio - A ideia e a concepção de educação para Comenius foi inovador em vários aspectos. 
Defendia o acesso das crianças pobres e das mulheres à escola, além disso, acreditava que os textos escritos utilizados em sala de aula deveriam seguir a língua nativa dos alunos, em vez de latim. Ele acreditava, portanto, que o saber verdadeiro deveria incorporar a filosofia orientada pela razão, a ciência com suas inclinações empíricas e a religião, se realmente aspirasse a edificar a humanidade.
Para Comenius todo homem tinha que educado para a vida eterna porque, como ele acreditava, ele era espírito destinado à imortalidade; desta forma, seu aprendizado tinha que ir além dos desejos e ideais materiais. A necessidade de buscar não somente bens terrenos, mas aprender tudo como a sabedoria e as qualidades que o conduzem um grande individuo. 
O educador aposta que todos são igualmente portadoras de uma capacidade humana, embora manifestem inteligências diferentes, para ele produtos de um grau elevado ou de uma carência de harmonia própria; por essa razão as mentes devem ser moldadas logo cedo, para que os intelectos se desenvolvam sem tantas diferenças.
Comenius achava uma necessidade da educação das crianças pequenas, aconselhava que construíssem escolas maternais; desta forma estes seres teriam a chance de conquistar desde cedo conhecimentos básicos que poderiam ser desenvolvidos mais tarde.
Hoje por sinal as nossas escolas são assim muitas crianças entram no maternal e seguem os anos letivos aprendendo o básico em cada fase escolar adquirindo conhecimentos e desenvolvendo suas habilidades de acordo com sua idade e capacidade. Toda criança tem seu tempo de aprendizado e desenvolvimento. 
Os pensamentos de Comenius são reais hoje uma criança que entra cedo na fase escolar ela na maioria das vezes já adquiri conhecimentos e responsabilidades aprendendo a conviver em sociedade tornado um adulto com objetivos e com maturidade para saber o que quer para sua vida e assim se tornando um cidadão com sua profissional e sua vida estabilizada.