Buscar

Técnica cirúrgica, paramentação, escovação e luvas estéreis

Prévia do material em texto

Técnica cirúrgica, 02.08.21, semana 01.
· Comentários
1. Vestimentas adequadas: não utilizar adornos, cabelos amarrados, sapatos fechados, calça, camisa manga curta, ou seja, pijama cirúrgico.
2. Lavagem das mãos.
3. Escovação
OBS.: NUNCA escovar com movimento de vai e vem. SEMPRE escovar de distal para proximal.
- Primeiro abrir a esponja e deixar ao lado sem retirar do plástico;
- Molhar a esponja, aplicar o detergente (clorexidina) na esponja, molhar as mãos e fazer espuma com a esponja das mãos até o cotovelo; 
- Com as cerdas de a esponja começar a escovação das unhas dos quatro dedos (preferência primeiro lado esquerdo e depois direito), após a escovação desses dedos, fazer a escovação do polegar;
- Escovação entre os dedos com a esponja, no mínimo 05 vezes, feito isso, escovação da região lateral e medial da mão, repetindo sempre, no mínimo, 05 vezes;
- Escovação da região palmar (05 vezes) e região dorsal da mão (05 vezes);
- Antebraço segue a mesma regra, escovando até o cotovelo, sempre escovando todas as partes do membro.
- Enxaguar com água de distal para proximal.
- Após enxaguar não encostar-se a mais nada.
4. Secagem das mãos
- Após enxaguar, ir até o local em que está o avental cirúrgico para começar a secagem das mãos.
- Com o material apropriado (compressa estéril) para a secagem das mãos, deve abrir o tecido, colocar uma mão por baixo do tecido e secar a outra mão, feito isso, a mão seca deve ficar por baixo e secar a mão que ainda está molhada. Não se esquecer de secar bem as mãos e realizar também a secagem dos antebraços.
NÃO ter contato com a área que foi utilizada para secar as mãos, somente com a região ainda estéril do tecido.
5. Avental cirúrgico
- Após a secagem das mãos, se pega o avental pela região da gola e, então, deixa-o abrir SEM ter contato com seu corpo, feito isso, se coloca os braços e solicita que alguém feche para você. 
Caso não fique bem nos braços, peça para alguém puxar por trás que o avental se ajeitará.
6. Luvas estéreis
- Tamanho da luva, o meu é 6.5.
OBS.: começar sempre colocando os 4 dedos e depois do polegar.
- Começar a colocar pela mão direita, colocando os quatro dedos e depois o polegar, encostar apenas na parte dobrada da luva. NÃO mexer se não ficou correta, fazer alterações somente quando estiver com as duas luvas. 
- Após colocar a direita, iniciar a esquerda: com os 4 dedos da mão direita pega a região exterior da dobra para auxiliar na ação de colocar a luva. 
- Puxar as luvas até a região do avental e ajustar as luvas.
Paramentação, escovação e luvas estéreis
1- Compreender todas as etapas da paramentação cirúrgica e executar o procedimento de forma padronizada.
A camiseta deve ter manga curta o suficiente para não contaminar o antebraço e ser usada por dentro da calça. Os sapatos devem ser cobertos com propés, que podem ser descartáveis ou reutilizados, cobrindo-se toda a área do sapato até a calça. Podem-se utilizar botas ou sapatos de uso específico no centro cirúrgico. Os cabelos também devem estar totalmente cobertos com touca ou gorro específico. Nas salas de cirurgia, quando houver algum procedimento em andamento, deve-se usar a máscara, cobrindo totalmente a boca e o nariz, mesmo aqueles que não estão paramentados, lembrando sempre que antes de se paramentar é recomendado já estar com a máscara, para não correr o risco de se contaminar após a lavagem. A máscara deve ser trocada entre uma cirurgia e outra, ou se estiver molhada de suor ou saliva, por ter efeito temporário.
Após lavar e enxugar as mãos, coloca-se o avental. Este vem dobrado, de modo que quando se pega em duas pontas especialmente ajeitadas, ele se desdobra por ação da gravidade, ficando na posição de ser vestido. Então, devem-se colocar as mãos nas respectivas mangas, com a ajuda de alguém da sala, que puxa o avental para trás segurando-o pelo lado interno e amarra os seus cordões posteriores. Os aventais podem ser de algodão ou recicláveis, cujo tecido é mais leve e prático. 
2- Assimilar a sequência correta da escovação e executar o procedimento de forma padronizada.
3- Entender as estapas para calçar corretamente as luvas estéreis e executar o procedimento de forma padronizada.
Coloca-se, então, a luva, que deve ser esterilizada e do tamanho correto. Abre-se o pacote, sempre com o cuidado de não encostar na parte externa da luva, calçando-a com uma mão e a ajuda da mão oposta, pela parte interna da luva (a parte interna do punho está dobrada sobre a externa, facilitando o manejo). Quando for vestir a outra, aproveitar a parte já vestida para ajudar, podendo a parte externa de uma luva entrar em contato com a outra. Vesti-las até cobrir as mangas do avental.

Continue navegando