Buscar

AOL 4 - LEADER COACH

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pergunta 1
A gestão, seja ela de pessoas, produção ou processos, quando bem realizada, resulta em enormes vantagens para a organização como um todo. O papel do gestor e suas competências nesse cargo são parte fundamental para que melhores resultados possam surgir.
Para gerir com eficiência, é necessário estar atento ao ambiente organizacional e em algumas competências básicas de bons gestores. De acordo com os conteúdos estudados, é correto afirmar que as competências exigidas dos gestores nos dias atuais são:
A. gerenciamento de custos, liderança, comunicação breve, planejamento de estratégico e atualização constante.
B. gerenciamento de marketing, comunicação breve, planejamento de metas e atualização constante de colaboradores.
C. gerenciamento de conflitos, liderança, boa comunicação, planejamento estratégico e atualização constante.
D. gerenciamento financeiro, liderança, boa comunicação, planejamento de metas e atualização constante.
E. gerenciamento de estoque, controle, boa comunicação, planejamento de metas e atualização de produtos.
Pergunta 2
Com o passar dos anos, as funções dentro das empresas foram se alterando de acordo com a demanda. Alterou-se, inclusive, sua estruturação, que acabou sendo dividida inicialmente em departamentos que cuidavam de assuntos dos mais variados tipos, desde a produção até a venda e o estoque.
Um dos departamentos mais utilizados antes do início dos movimentos sindicais foi o departamento pessoal. De acordo com o texto e os conteúdos estudados, é correto afirmar que as atribuições dos departamentos pessoais no período pré-sindical eram:
A. demissão e admissão de novos trabalhadores, cálculos das horas trabalhadas para efetuar pagamento e relações com sindicatos
B. demissão e admissão de novos trabalhadores, treinamentos para qualificações e aplicação de advertências.
C. demissão e admissão de novos trabalhadores, cálculos das horas trabalhadas para efetuar pagamento e treinamentos para qualificações.
D. demissão e admissão de novos trabalhadores, cálculos das horas trabalhadas para efetuar pagamento e aplicação de advertências.
E. relações trabalhistas com os sindicatos, cálculos das horas trabalhadas para efetuar pagamento e aplicação de advertências.
Pergunta 3
Leia o excerto a seguir:
“Pesquisas realizadas no Brasil mostram que organizações consideradas ‘boas de se trabalhar’, na percepção dos trabalhadores, são mais lucrativas e produtivas quando comparadas com organizações do mesmo setor. As organizações percebidas como um bom local para se trabalhar oferecem, em primeiro lugar, estimulo e condições concretas para a aprendizagem e o desenvolvimento” Fonte: DUTRA, J. S. Gestão de pessoas: modelos, processos, tendências e perspectivas. Recife: Editora Atlas, 2015.
Empresas que investem abertamente em seu capital humano possuem melhores resultados. A gestão de pessoas participa ativamente desse investimento. De acordo com o texto e os conteúdos estudados, pode-se afirmar que corresponde ao objetivo da gestão de pessoas na organização:
A. a gestão de pessoas nas organizações, que visa ampliar os resultados financeiros de uma empresa através do estudo da legislação trabalhista sobre o salário do colaborador.
B. a gestão de pessoas nas organizações, ajudando a alcançar os objetivos e metas estipuladas, além de aumentar a competitividade através de colaboradores mais produtivos
C. a gestão de pessoas nas organizações, que trabalha de forma presente em todos os processos que envolvam pessoas, atuando como sindicatos trabalhistas na organização.
D. a gestão de pessoas nas organizações, que representa a liderança das equipes que direciona as ações sobre determinados grupos na empresa onde não há líderes.
E. a gestão de pessoas nas organizações, atuando com a responsabilidade de realizar treinamentos aos colaboradores para que eles trabalhem mais horas por dia.
Pergunta 4
Leia o excerto a seguir:
“Administrar o tempo é uma sabedoria que todos podem aprender. É saber usar o tempo para realizar as atividades que desejamos, seja ela uma obrigação ou simplesmente lazer. É preciso praticar e aceitar mudanças. Praticar para conseguir encontrar o melhor planejamento e técnica para administrar o seu tempo. Abrir a mente para aceitar mudanças. As mudanças são inevitáveis quando administramos o tempo: as pendências somem e os resultados aumentam.”
Fonte: COSTA, J. 8 dicas de apresentação do tempo nas empresas. 11 out 2014. Disponível em: <https://administradores.com.br/artigos/8-dicas-de-administracao-do-tempo-nas-empresas>. Acesso em: 28/06/2019.
O aumento de produtividade nas empresas está intimamente relacionado à gestão de tempo, modalidade que possui algumas ferramentas que auxiliam em sua aplicação. De acordo com o texto e os conteúdos estudados associe as notas a seguir com suas respectivas características sobre a matriz de prioridades
1) Nota 1.
2) Nota 2.
3) Nota 3.
4) Nota 4.
5) Nota 5.
( 2 ) Possui pouca gravidade e baixo nível de urgência, com piora a longo prazo.
( 1 ) Não possui gravidade, sem urgência alguma e não possui prejuízos.
( 5 ) Possui extrema gravidade e urgência. Quando não resolvido, há piora imediata.
( 4 ) Alto nível de gravidade e muita urgência, torna se pior a curto prazo.
( 3 ) Possui gravidade considerável, com piora em períodos de médio prazo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A. 2, 1, 5, 4, 3.
B. 1, 2, 4, 3, 5.
C. 3, 5, 2, 1, 4.
D. 4, 3, 1, 5, 2.
E. 2, 3, 4, 1, 5.
Pergunta 5
Leia o excerto a seguir:
“É muito importante fazermos uma autoanálise e verificarmos se somos um mau ouvinte. Saber ouvir é essencial para compreender como nossa equipe pensa. Um bom líder ouve, analisa e só depois manifesta sua opinião, acrescentando, corrigindo e desenvolvendo as ideias de seus comandados.
Para que uma empresa possa perpetuar-se, deve primeiramente valorizar a relação com os colaboradores; essa valorização começa, obrigatoriamente, em saber ouvi-los.”
Fonte: SANDER, L. A arte de saber ouvir. 14 nov. 2016. Portal administradores. Disponível em: <https://administradores.com.br/artigos/a-arte-de-saber-ouvir>. Acesso em: 28/06/2019.
Para líderes de alto rendimento, somente estar presente ao lado de uma equipe não é suficiente. É necessário escutar de maneira efetiva, dando liberdade ao crescimento de todos em uma equipe. De acordo com o texto e o conteúdo estudado, associe as 4 características básicas da escuta estruturada com suas respectivas definições.
1) Engajamento.
2) Esclarecimento.
3) Síntese.
4) Reflexão.
( 1 ) Mostra comprometimento total do assunto com acenos positivos, postura correta e alguns sinais verbais que demonstram interesse.
( 3 ) Tem o objetivo de filtrar os assuntos abordados até então, eliminando brincadeiras e comentários desnecessários ao tema principal.
( 2 ) Tem o objetivo de entender tudo que o interlocutor comunica através de uma repetição dos assuntos importantes até o momento.
( 4 ) Corresponde ao compartilhamento dos assuntos abordados pelas duas partes, buscando definições mais claras sobre o tema no final.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A. 1, 2, 4, 3.
B. 3, 2, 4, 1.
C. 1, 3, 2, 4.
D. 2, 4, 3, 1.
E. 4, 2, 1, 3.
Pergunta 6
A aplicação de feedback nos contextos organizacionais representa uma importância considerável, considerando que ela trabalha pontos de melhoria e pode ser aplicada tanto nos líderes e gestores de uma equipe quanto nos liderados e demais colaboradores, com objetivo de obter melhoras consideráveis nos resultados gerais. 
O feedback 360° é um dos estilos de feedback que vem ganhando espaço nos ambientes organizacionais por desenvolver competências necessárias de acordo com cada empresa. Considerando essas informações e o conteúdo estudado na unidade, analise as afirmativas a seguir sobre feedback 360° e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F pra a(s) falsa(s).
I. ( V ) O feedback 360° é aplicado através de um questionário que avalia as competências de líderes e liderados.
II. ( F ) O feedback 360° consiste na alteraçãode cargo dos colaboradores de forma rotativa semanalmente.
III. ( F ) No feedback 360°, o colaborador descreve como ele vê suas competências e como ele atua sobre elas.
IV. ( V ) O feedback 360° colabora no autoconhecimento do colaborador pois mostra pontos antes despercebidos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A. V, F, V, F.
B. V, V, F, F.
C. F, V, V, F.
D. F, V, F, V.
E. V, F, F, V.
Pergunta 7
Muitos são os casos que geram a falta de produtividade em equipes nas organizações do mundo todo. Gestores e lideres despreparados são, em muitos casos, os responsáveis pelo baixo nível de rendimento por aplicarem críticas diretas em vez de um feedback assertivo e efetivo.
Criticar um colaborador pode surtir efeitos nocivos ao bom convívio dentro de um grupo, por isso, é função do líder evitar seu uso. De acordo com os conteúdos estudados no livro texto, analise as afirmativas a seguir sobre a crítica.
I. A crítica acontece de forma assumida pelo interlocutor. Quem a oferece dirige sua fala na primeira pessoa.
II. A crítica se baseia na acusação e aplicação de sermões e na definição de rótulos aos indivíduos e membros de uma equipe.
III. A crítica acontece de forma desmoralizadora, pois faz uso das emoções, como a raiva, para atacar a uma pessoa.
IV. A crítica acontece de forma empática. O interlocutor se coloca no lugar do ouvinte quando fala seu ponto de vista.
Está correto apenas o que se afirma em:
A. II e III.
B. II e IV.
C. I e II.
D. II e III.
E. III e IV.
Pergunta 8
A aplicação de feedbacks feita de qualquer maneira pode possuir um efeito contrário ao que se espera em uma equipe. Por isso, para se aplicar corretamente o feedback, o líder ou gestor deve estar atento a uma série de informações presentes em seus colaboradores, na organização em que atua e na forma como ele mesmo age.
Saber aplicar um feedback inegavelmente traz benefícios para a atuação de uma equipe, ampliando assim seus resultados. De acordo com os conteúdos da unidade, pode-se afirmar que os critérios adequados para se aplicar um bom feedback são:
A. empatia, escolher palavras, conhecer o colaborador, planejar o que falar e conhecer a organização.
B. empatia, escolher palavras, moderar nos gestos, falar o que vier na cabeça, e conhecer a organização.
C. apatia, escolher palavras, moderar nos gestos, falar o que vier na cabeça e conhecer o colaborador.
D. apatia, usar gírias, moderar nos gestos, planejar o que falar e conhecer o colaborador.
E. empatia, usar gírias, conhecer o colaborador, falar o que vier na cabeça, e conhecer a organização.
Pergunta 9
Manter uma boa comunicação é essencial em lideres eficientes nas organizações contemporâneas. Buscar maneiras de estabelecer bons vínculos e, principalmente, de escutar seus liderados é característica presente na liderança de grandes resultados.
Buscar desenvolver a escuta ativa corresponde a um grande desafio para líderes em toda parte. Considerando as informações apresentadas e do conteúdo estudado, a respeito do conceito de escuta ativa é correto afirmar que:
A. a escuta ativa acontece através de uma estrutura fixa, na qual o líder se conecta com o colaborador e usa processos de engajamento: o esclarecimento, a síntese e a reflexão.
B. a escuta ativa acontece nas equipes de uma maneira estruturada e cronometrada por tempo. Assim, cada parte tenta convencer a outra de que está correta.
C. a escuta ativa acontece também nas seções de coaching, nas quais se usa a regra 80/20, que corresponde ao coachee escutar 80% do tempo e falar em apenas 20%.
D. a escuta ativa acontece através da atenção total do ouvinte ao interlocutor. Assim, se analisa o modo como ele fala, as palavras que usa e os gestos que realiza.
E. a escuta ativa representa um diálogo entre dois membros de uma equipe, acontecendo por meio de um debate com fala, réplica e tréplica, no qual todos podem falar.
Pergunta 10
O tempo que possuímos é igual para todos. Todas as pessoas possuem as mesmas 24 horas por dia, podendo escolher como gasta seu tempo e quais são as atividades que devem ser realizadas, inclusive a sua ordem.
Desse modo, saber gerir o tempo é crucial para ter o maior aproveitamento, se aproveitando dos benefícios dessa modalidade de gestão. Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
( F ) São benefícios da gestão do tempo: maior confiabilidade operacional, alta incidência de retrabalho e facilidade no aprendizado.
( V ) São benefícios da gestão do tempo: aumento na produtividade e na eficácia e conquista de melhor reputação e profissional.
( F ) São benefícios da gestão do tempo: redução de erros e imprevistos, perda de prazos, maior confiabilidade operacional
( V ) São benefícios da gestão do tempo: melhor utilização de recursos, redução do estresse e melhoria na qualidade de vida do colaborador.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A. V, F, F, V.
B. F, F, V, V.
C. V, F, V, F.
D. F, V, F, V.
E. F, V, F, V. 
FEEDBACK
Líderes devem ficar atento a matriz de feedback, pois ela ilustra bem o que a diferença entre um feedback positivo eu um feedback negativo.
Feedback é uma das ferramentas de desenvolvimento mais importantes, pois saber como dar um feedback ao colaborador afeta diretamente a relação entre líder e liderado.
Tenho feito muitos trabalhos em grandes empresas ajudando a liderança a aplicar um modelo de feedback construtivo, que aumenta o engajamento e a performance do colaborador.
A ferramenta de feedback tem que ser um valor na vida de um gestor, se ele não considerar assim, sempre arrumará uma grande desculpa: eu não tenho tempo de dar feedback. Quando além dessa desculpa, esconde a sua falta de habilidade para dar feedback.
Não subestimem as dicas de feedback do vídeo, podem parecer simples, mas a grande maioria dos gestores ainda não praticam, porque não dominam uma fórmula de feedback, fazem no improviso e correndo.

Continue navegando