Buscar

BNCC E SEUS DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO_Campos de experiências_Estágio Curricular Supervisionado Matemática Ensino Médio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome Completo: Fábio de Figueiredo
	RGM: 24755141
	Instituição: Universidade de Franca
	Data: 23/11/2020
	Curso: Formação pedagógica para graduados não licenciados - Matemática
	Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado em Matemática no Ensino Médio
ATIVIDADE 1.2 - BNCC E SEUS DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO
Analise e comente (com suas próprias palavras) as propostas gerais e as competências gerais (fundamental e médio) ou os campos de experiências (infantil) da educação básica e como essas são relevantes para a formação do estudante (fundamental e médio) ou para o desenvolvimento da criança na primeira infância (infantil). Destaque uma das competências da educação básica e depois comente como essa competência se articula com o itinerário formativo da sua área de atuação (você encontrará as competências gerais na introdução do documento da BNCC). A sua análise deve conter, no mínimo, uma lauda (página).
Digite aqui seu texto:
	A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) discorre sobre 10 competências gerais para desenvolvimento equanime dos alunos dos Ensinos Fundamental e Médio. Tais itens valorizam a busca pelo conhecimento de uma forma criativa e inovadora, incluindo manifestações culturais e artísticas e concedendo um alicerce para linguagens e tecnologias. Outrossim, estimula o pensamento reflexivo, crítico e analítico, que proporcionam tomadas de decisão acuradas. Um dos pontos mais relevantes, é o despertar da consciência pelo autoconhecimento e autocuidado, sem entretanto desconsiderar a cidadania coletiva.
 	Para o Ensino Médio, a BNCCC possui ainda o papel desafiador de colaborar na promoção do entendimento do mercado de trabalho e de como as competências desenvolvidas pelos alunos podem ser nele aplicadas. Em suma, as competências gerais apontam a meta a ser alcançada através de um processo regular e contínuo, sem contudo ser restrito.
	Há que se prever de forma bem abrangente o provável despertamento dos alunos pelos campos científicos do saber. Esta percepção é tanto prazerosa quanto assustadora para os profissionais envolvidos. É necessário que, através da BNCC, o professor, por exemplo, agregue valor ao interesse de seus alunos por esta área e caminhe com eles de forma adequada com o intuito de não frustrá-los e tampouco restringir um objetivo que esteja um pouco mais adiante. A sexta e a sétima competências elencadas na BNCC, são farois que iluminam estes caminhos futuros; tratam de oferecer uma visão mais ampla da diversidade do mundo atual, permitindo ao aluno escolher livremente um projeto pessoal de vida, com responsabilidade e autonomia; esclarecem aos mais jovens a necessidade de entenderem seu papel perante a sociedade, ecossistemas, e toda a ética envolvida, sem entretanto, privá-los da fala argumentativa e dos questionamentos inerentes àqueles que estão descobrindo os saberes.
Referencia:
BRASIL, Ministério da educação e Cultura. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Disponível em http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc. Acesso em 23 de novembro de 2020.

Continue navegando