Buscar

desenvolvimento de produto - criação x inovação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Criação X Inovação
Criação de novos produtos pode estar atrelado a diferentes contextos. Exemplos
Novas linhas de produto (diet ou light)
Novos produtos à linha (stock keeping units) como embalagens de diferentes tamanhos
Aperfeiçoamentos
Reposicionamentos de marca
Redução de custos causadas por ajustes na produção de um produto
Para pensar num bom produto, é necessário ouvir consumidores, a cultura da empresa e o mercado em que ela está inserida, além de absorver insights de diferentes stakeholders.
Produtos podem ser bens físicos e serviços e a produção e distribuição deles pode ser mais complexa de se distinguir. Por exemplo, num restaunte, a entrega do poduto (comida) envolve o serviço prestado por toda a equipe do restaurante.
Além disso, quando nos dissociamos dessa teoria acadêmica de análise de Produtos X serviços, notamos que, no sistema de consumo atual, no qual a internet muda vários dos nossos processos de consumo de informação, conteúdo e produtos, o conceito de produto vai muito mais além
Entendemos que até mesmo pessoas podem ser produtos, quando pensamos em influenciadores digitais e celebridades, que vendem sua imagem e seu estilo de vida para seguidores e marcas empresariais. Além do próprio ser humano comum, que cria uma imagem a ser vendida em diversos contextos como o profissional, o de relacionamentos, etc.
Dentro da perspectiva acadêmica de produtos, pode-se dizer que eles podem ser encontrados em diferentes níveis dentro (mesmo que nem todos tenham todos os níveis).
Produto básico: o produto que é entregue pra sanar uma necessidade básica.
Produto esperado: conceito do produto e utilidade primária dele.
Produto ampliado: o que é entregue “ a mais” junto com aquele produto. Como, por exemplo, novas funcionalidades num mesmo produto como um celular.
Produto potencial: as possibilidades que podem ser agregadas a um produto. Muito conectado com a inovação de produtos e conhecimento do consumidor e do mercado.
Essa “evolução” do produto pode acontecer de acordo com uma estratégia, embora, para alguns produtos, não faça sentido avançar por todas essas fases.
Estratégias de lançamento de produtos:
· nata lenta: preço alto e baixo esforço de promoção 
· nata rápida, preço alto, mas alto esforço de promoção, igualmente.
· penetração lenta : baixo preço com baixo esforço de promoção
· penetração rápida: baixo preço e alto esforço de promoção
Quando há crescimento, a competitividade aumenta. Quando já se está no mercado, existem várias vertentes de atuação para aumentar sua parcela de mercado.
Sendo um produto líder de mercado, para aumentar o share é possível reduzir o preço do produto, aumentar os canais de distribuição e, assim, desencorajar outros competidores.
Quando não se tem liderança de mercado, é possível focar a entrega do produto pra um nicho de mercado específico e aumentar os investimentos de penetração.
No estágio de maturidade de crescimento, lucro e vendas estabilizam. Aqui, já se entendem quais são os principais produtos concorrentes que dividem a atenção dos possíveis compradores.
Aqui, o líder pode optar por aumentar a qualidade do produto e estabilizar custos e os concorrentes abaixo podem ensaiar uma saída de mercado ou, ao menos, se estabilizar em preços abaixo do líder (para ter que haja o fator preço na competição por clientes).
A embalagem dos produtos pode estar atrelada ao posicionamento da marca, à ações de venda e, claro, ao preço, a depender das decisões tomada sobre a definição dela.

Outros materiais