Buscar

aula_9

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
AULA 9
Prof. Ricardo Ferreira
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Gestão de Processos 
*
AULA 9
Ao final desta aula, você será capaz de:
 conhecer a ferramenta Gestão da Qualidade Total (TQM) e os benefícios de sua aplicação para a organização;
 conhecer o sistema Seis Sigma e os benefícios de sua aplicação para a organização.
AULA 9
Nesta aula, você terá contato com duas ferramentas de gestão orientadas para processos de negócios: a Gestão de Qualidade Total (TQM) e o sistema Seis Sigma. 
AULA 9
Vamos aprender o que é Gestão de Qualidade Total?
AULA 9
Em mercado de baixa competitividade, as preocupações com a qualidade tendem a ser baixas ou pouco relevantes.
A busca incessante pela qualidade sempre foi voltada para atender as exigências do mercado. 
A implementação da Gestão da Qualidade faz as organizações participarem de uma relação do tipo “ganha-ganha”, em que todos os envolvidos ganham.
Porém, em um mercado globalizado, a qualidade nos produtos ou serviços é condição sine qua non para a sobrevivência das organizações. 
AULA 9
a empresa, os funcionários, os clientes, os fornecedores, os acionistas, o governo. 
AULA 9
A TQM é, acima de tudo, um conceito que deve influenciar positivamente a cultura de toda uma organização. 
A Gestão da Qualidade Total é fundamental para a redução da variabilidade dos processos e, consequentemente, para a obtenção da qualidade nos produtos ou nos serviços. É, evidentemente, mais importante que simplesmente detectar e eliminar os defeitos. 
AULA 9
Os objetivos que se pretendem alcançar ao desenvolver e implementar um programa na área de Gestão da Qualidade Total podem ser de diversas origens, tais como a satisfação de clientes, a satisfação dos recursos internos, a redução de erros/retrabalho/omissões e o aumento de eficiência e de produtividade. 
Cada Empresa apresenta um estágio de desenvolvimento próprio e tem objetivos específicos vislumbrando a sua evolução futura. 
AULA 9
Para TQM, evitar que o produto defeituoso chegue ao cliente não é o suficiente. É preciso que, durante o processo, seja feito um trabalho de conscientização com todos os envolvidos para evitar que o defeito aconteça. 
A TQM requer uma alteração de mentalidade e de comportamento, enfim, de cultura, o que é extremamente difícil de realizar em algumas organizações. De fato, todos sabem como devem proceder, porém, nem sempre agem da forma que devem. É a cultura da empresa que determina o ponto de partida e a sua visão que define onde pretende chegar.
internos/externos
AULA 9
Você sabia que o sistema Seis Sigma tem provocado uma verdadeira revolução nas organizações, auxiliando na redução de custos e de erros, além de aumentar a velocidade? 
AULA 9
Você sabia que o sistema Seis Sigma tem provocado uma verdadeira revolução nas organizações, auxiliando na redução de custos e de erros, além de aumentar a velocidade? 
As técnicas e as ferramentas utilizadas, no Seis Sigma, são, em sua maioria, as mesmas utilizadas no TQM, mas se estruturadas pela metodologia Seis Sigma tendem a potencializar os resultados.
A metodologia Seis Sigma se diferencia dos conceitos de TQM pela utilização da estatística como meio para descrever e controlar a variabilidade. 
Outro aspecto diferenciador é o uso de medidas financeiras para selecionar projetos para a melhoria e aferir os resultados.
AULA 9
Tanto organizações industriais quanto organizações de serviços têm utilizado este conceito para aumentar sua competitividade. 
Apesar da estatística ser usada em alguns casos no estudo da TQM, para a metodologia do Seis Sigma o uso da estatística é obrigatório. 
AULA 9
Rotondaro
Harry e Shroeder
O Seis Sigma se utiliza das ferramentas do TQM como meio para a melhoria dos resultados financeiros sem perder de vista a satisfação dos clientes. Este sistema é resultado da busca de uma forma de como evitar os erros do passado, criando uma programação prática que gere bons resultados.
Segundo Rotondaro, “Seis Sigma não é um simples esforço para aumentar a qualidade; é um processo para aperfeiçoar os processos empresariais. É um programa de melhoria de todo o negócio, que resultará em fortes impactos nos resultados financeiros da companhia, aumentará a satisfação de seus clientes e ampliará a participação no mercado”.
AULA 9
Rotondaro
Harry e Shroeder
O Seis Sigma se utiliza das ferramentas do TQM como meio para a melhoria dos resultados financeiros sem perder de vista a satisfação dos clientes. Este sistema é resultado da busca de uma forma de como evitar os erros do passado, criando uma programação prática que gere bons resultados.
Harry e Shroeder afirmam que:
“Seis Sigma é um processo de negócio que permite às organizações incrementar seus lucros por meio da otimização das operações, melhoria da qualidade e eliminação de defeitos, falhas e erros”.
 “A meta do Seis Sigma não é alcançar níveis Seis Sigma de qualidade. Seis Sigma está relacionado à melhoria da lucratividade. Organizações que implementam Seis Sigma fazem isso com a meta de melhorar seus lucros”.
AULA 9
Vamos conhecer alguns resultados esperados com a utilização do Seis Sigma. 
AULA 9
Melhorar o negócio 
O processo de tomada de decisão passa a ser baseado em fatos e dados aumentando, assim, a agilidade da empresa na reação em situações adversas.
Vamos conhecer alguns resultados esperados com a utilização do Seis Sigma. 
AULA 9
Aumentar a eficácia dos investimentos 
Com esta metodologia, há a diminuição das falhas, defeitos, necessidade de honrar garantias etc. Com isso, os custos também são reduzidos.
Vamos conhecer alguns resultados esperados com a utilização do Seis Sigma. 
AULA 9
Melhorar o relacionamento com os clientes 
Resolvendo os problemas antes que eles tomem proporções maiores, realizando as tomadas de decisões rapidamente, os clientes têm as necessidades atendidas, o que ocasiona um aumento de vendas.
Vamos conhecer alguns resultados esperados com a utilização do Seis Sigma. 
AULA 9
Por este motivo, é necessário que a empresa esteja preparada para a implementação dessa metodologia. 
O Seis Sigma não se restringe a cúpula da organização ou a área de produção, porém, seu processo de implantação requer o comprometimento total da Alta Administração. 
É uma metodologia abrangente que deve ser usada em todas as atividades de uma empresa, propondo ações de melhoria para todos os setores da organização.
Na implantação do Programa Seis Sigma, estrutura-se uma equipe formada por pessoas treinadas para disseminar o conhecimento Seis Sigma e dar assistência aos demais integrantes da organização. Esta equipe irá atuar como agente de mudanças. 
Atenção
AULA 9
O objetivo desta equipe é trabalhar em projetos com a perspectiva de grande retorno financeiro, oriundos da redução de falhas mediante o uso de métodos estatísticos necessários.
AULA 9
A estruturação da equipe Seis Sigma é fundamental para o sucesso do programa, pois ela é desenvolvida essencialmente por pessoas. Rotondaro propõe uma hierarquia para a implementação e liderança do Programa. 
Executivo líder 
O Campeão 
Master Black Belt 
Black Belts 
Green Belts 
Apesar de utilizarem metodologias diferentes, a Gestão da Qualidade Total e o sistema Seis Sigma são ferramentas de gestão orientadas para processos de negócios que estão voltadas para otimização dos resultados organizacionais.
AULA 9
É preciso estabelecer a pessoa que assumirá a função de Black Belt, pois terá dedicação exclusiva na implantação do Seis Sigma. Este pessoa passa por um processo de formação e recebe acompanhamento da equipe de consultoria. O Black Belt precisa conhecer muito bem o projeto, ter perfil de líder e conseguir motivar as pessoas. Ele acompanhará também a ação dos Green Belts.
Os Master Black Belts dedicam 100% do seu tempo aos projetos Seis Sigma.
AULA 9
Green Belts são os gerentes ou líderes de área que também recebem formação dos consultores. Dedicam apenas parte do seu tempo, principalmente, a projetos que dizem respeito ao seu dia a dia de trabalho. Há, também,
os White Belt que são os auxiliares, com pequena formação sobre o processo, que ajudam os Green Belts e Black Belts na implementação de seus projetos.
AULA 9
Um conceito que deve influenciar positivamente a cultura de toda uma organização 
TQM
Não se restringe a cúpula da organização ou a área de produção. 
Precisa conhecer muito bem o projeto, ter perfil de líder e conseguir motivar as pessoas. 
Black Belt 
São os gerentes ou líderes de área que também recebem formação dos consultores 
Green Belts 
Dedicam 100% do seu tempo aos projetos Seis Sigma.
Master Black Belts 
Seis Sigma
AULA 9
Síntese da Aula 09 – Tecnologias de Gestão Orientadas para Processos de Negócios: TQM e Seis Sigma
Nesta aula, você:
 viu que a Gestão da Qualidade Total (TQM) é fundamental para a redução da variabilidade dos processos e, consequentemente, na obtenção da qualidade nos produtos ou nos serviços;
 aprendeu que os objetivos que se pretendem alcançar ao desenvolver e implementar um programa na área de Gestão da Qualidade Total podem ser de diversas origens; 
 viu que cada Empresa apresenta um estágio de desenvolvimento próprio e tem objetivos específicos vislumbrando a sua evolução futura;
 compreendeu que a metodologia Seis Sigma se diferencia dos conceitos de TQM pela utilização da estatística como meio para descrever e controlar a variabilidade;
 conheceu os resultados esperados com a utilização do Seis Sigma: Melhorar o negócio; Aumentar a eficácia dos investimentos; Melhorar o relacionamento com os clientes;
 viu que o processo de implantação do Seis Sigma requer o comprometimento total da Alta Administração. 
 Z:\PROJETOS\_BIBLIOTECA\imagens_banco_web\objetos e animais: 432896_93353233
Z:\PROJETOS\_BIBLIOTECA\imagens_compradas\pessoas: stockxpertcom_id1038691_jpg_c5adc20d8a6274bd44aaa9d57e17edfc
Ao clicar na imagem, a informação número 2 e 4 desaparecem da tela.
Animação no próximo slide.
*
Mouse over no próximo slide.
 Z:\PROJETOS\_BIBLIOTECA\imagens_compradas\pessoas: stockxpertcom_id1038691_jpg_c5adc20d8a6274bd44aaa9d57e17edfc
 Ao clicar na imagem, entram os boxes em sua respectiva ordem.
*
Mouse over do slide anterior.
*
Pop up e mouse over no próximo slide.
 Z:\PROJETOS\_BIBLIOTECA\imagens_compradas\pessoas: 2349291
*
Pop up e mouse over do slide anterior.
*
Pop up no próximo slide.
Ao clicar e arrastar o giz, o box 4 desaparecerá.
*
Mouse over no próximo slide.
O box 5 será o último a aparecer.
*
Mouse over do slide anterior.
*
*
*
*
 
*
 
*
 
*
 Z:\PROJETOS\_BIBLIOTECA\imagens_compradas\pessoas: stockxpertcom_id4104251_jpg_219c25a8054218bb14a52897d9fca50a
 A personagem aparece segurando uma placa de Atenção.
 Pop up no próximo slide.
*
Pop up do slide anterior.
*
*
Os boxes 2 aparecem um a um, no sentido das setas.
Pop up no próximo slide
Pop up do slide anterior.
*
Instrução: As peças deverão ficar dispostas uma embaixo da outra para que o aluno possa clicar e arrastar para um “gabarito”.
*
Arquivo da síntese: Sintese_Aula_09
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando