Buscar

PAPER TEORIA PIAGET

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS 
MESTRADO EM CONTABILIDADE 
DISCIPLINA: METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR 
DOCENTE: ANTONIO CARLOS RIBEIRO DA SILVA – ACR
DISCENTE: GABRIEL JESUS DE SOUZA
PAPER 
TEORIA DO PIAGET
BREVE HISTÓRICO
De acordo com Becker (2017) e Lins (2005) Jean Piaget (1896-1980), foi um biólogo por formação e reconhecido como psicólogo e epistemólogo pela comunidade acadêmica e científica, foi um dos investigadores mais influentes do séc. 20 na área da psicologia do desenvolvimento. Piaget ensina que o que distingue o ser humano dos outros animais é a sua capacidade de ter um pensamento simbólico e abstracto. 
Piaget acreditava que a maturação biológica estabelece as pré-condições para o desenvolvimento cognitivo. As mudanças mais significativas são mudanças qualitativas (em gênero) e não qualitativas (em quantidade). 
A partir do questionamento: "De que modo se desenvolvem, não obstante a sua relativa estabilidade, as estruturas do pensamento e do conhecimento humano, Piaget criou a Epistemologia Genética.
PRINCÍPIOS DA TEORIA DE PIAGET 
Construtivismo – conhecimento resulta da ação do sujeito sobre objetos do conhecimento.
Interacionismo – conhecimento resulta de trocas realizadas pelo sujeito com o meio ou com os objetos de conhecimento (ideias, sentimentos, valores, crenças)
Estruturalismo – construção vai além dos conteúdos da interação, constrói-se a capacidade de pensar, de organizar, de conhecer. Ou seja, as próprias estruturas mentais, vão, durante o processo de construção de conhecimentos, tornando-se cada vez mais complexas.
Genético – associado à ideia de gênese, de evolução. Entre uma estrutura (ponto de partida) e uma estrutura mais complexa (ponto de chegada) temos um processo de construção. A construção de uma nova estrutura se dá, necessariamente, pela conservação e superação da estrutura anterior.
Existem 2 aspectos principais nesta teoria: 
1. O processo de conhecer e 
2. Os estágios/ etapas pelos quais nós passamos à medida que adquirimos essa habilidade. O comportamento é controlado através de organizações mentais denominadas “esquemas”, que o indivíduo utiliza para representar o mundo e para designar as ações. 
 
Essa adaptação é guiada por uma orientação biológica para obter o balanço entre esses esquemas e o ambiente em que está. (equilibração). Assim, estabelecer um desiquilíbrio é a motivação primária para alterar as estruturas mentais do indivíduo. 
 
Os 2 processos principais da teoria de Piaget utilizados pelo sujeito na sua tentativa de adaptação são: 
• assimilação e acomodação. Dessa forma, a perspectiva de Piaget é frequentem ente comparada com a de Lev Vygotsky (1896- 1934), que olhou mais para a interação social com a fonte primária da cognição e do com portamento .
 
TEORIA DE PIAGET SOBRE O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO 
Organização: à medida que aumenta a maturação da criança, elas organizam padrões físicos ou esquem as mentais em sistemas mais com plexos. 
 
Adaptação: capacidade de adaptar as suas estruturas mentais ou com portamento para se 
adaptar às exigências do meio. 
 
Equilibração: tendência para manter as estruturas cognitivas em equilíbrio. 
Assimilação: moldar novas inform ações para encaixar nos esquemas existentes. 
Acomodação: mudança nos esquemas existentes pela alteração de antigas formas de 
pensar ou agir. 
 
ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO (ESTÁDIOS)
Desenvolvimento humano segue etapas sucessivas e universais.
Sensório-motor: nascimento até 18/24 meses. Presença da inteligência, mas não do pensamento.
Inteligência – solução de um problema novo (coordenação de um meio para atingir um fim),
Pensamento – inteligência interiorizada, apoiada sobre o simbolismo.
Pré-Operatório: 2 anos até 7/8 anos.
Função Simbólica – representar uma coisa por meio de outra. Realiza no plano da representação o que foi construído anteriormente.
Operações Concretas: 7/8 anos até 12/15 anos
Lógica dirigida a objetos manipuláveis. Capacidade de conservar um objeto no decurso das transformações que são reversíveis
Operações Formais: 12 anos Lógica do discurso. Raciocínio sobre enunciados verbais, raciocinar sob o ponto de vista do outro. Raciocínio hipotético-dedutivo.
A construção do conhecimento ocorre quando acontecem ações físicas ou mentais sobre objetos que provocam o desequilíbrio.
Desenvolvimento – relaciona-se a formas, às estruturas.
Aprendizagem – refere-se a conteúdos. 
Processo endógeno.
Conteúdo – Forma – Conteúdo 
Desenvolvimento Humano: adaptativo ao meio, através da interação entre sujeito e mundo.
Desequilíbrio – interação com o meio ou objetos de conhecimento.
Ação movida pelo interesse em recuperar o equilíbrio.
De acordo com Cavicchia (2010) para Piaget o conhecimento é fruto das trocas entre o organismo e o meio. Essas trocas são responsáveis pela construção da própria capacidade de conhecer. Produzem estruturas mentais que, sendo orgânicas não estão, entretanto, programadas no genoma, mas aparecem como resultado das solicitações do meio ao organismo
REFERÊNCIAS
BECKER, Fernando. PAULO FREIRE E JEAN PIAGET: TEORIA E PRÁTICAQ. Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, v. 9, p. 07-47, 2017. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/7140. Acesso em 06 de set de 2021.
CAVICCHIA, Durlei de Carvalho et al. O desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida. IN Caderno de Formação: Formação de Professores Educação Infantil-Princípios e Fundamentos, v. 1, p. 13-27, 2010. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/224/1/01d11t01.pdf Acesso em 07 de set de 2021.
DE PÁDUA, Gelson Luiz Daldegan. A epistemologia genética de Jean Piaget. Revista FACEVV| 1º Semestre de, n. 2, p. 22-35, 2009. Disponível em: https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/56150698/A-EPISTEMOLOGIA-GENETICA_imprimir-with-cover-page-v2.pdf?Expires=1631199388&Signature=EopKf5qFLLJC7PBBJW9YediYubC7P2NgJ3i~JcTE5pRPfkfewB6zD21l-TY24eXWFGxqmlrKwCBSodGmbrXel3Ij7S363pejrhm~t6dT9F5T0YyX6PrjgzPrH-KGR6iSmNFADgVWPMiujrFrgX4ynHha1ynAid84l-FsVcK6EDe2Uh38QYph~F6TevRLxi7u90Az7dd7DSln18GRRNo53tDpU9BdsKOk9vKSSI3VOpjkz2ji3PuBT2qIk-j6G4ZN~g43aUowNibAYroWd1JmMbleA3DwAIvCHvYlIPF0LBB5T7ZNd69m3-23w4PmLjHEUWsfG5-BGRnD0LVXyp9Vug__&Key-Pair-Id=APKAJLOHF5GGSLRBV4ZA. Acesso em 06 de set de 2021.
DE SOUZA, Maria Thereza Costa Coelho. Construção de Conhecimento e Psicologia do Desenvolvimento: Contribuições da Teoria de Piaget. Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, v. 6, p. 129-140, 2014. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/4277. Acesso em 06 de set de 2021.
LINS, Maria Judith Sucupira da Costa et al. Contribuições da teoria de Piaget para a educação. 2005. Disponível em: http://stela.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/1173 Acesso em 06 de set de 2021.
MONTOYA, Adrián Oscar Dongo. Teoria da aprendizagem na obra de Jean Piaget. UNESP, 2009. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=WuX2ejF9H5YC&oi=fnd&pg=PA11&dq=teoria+do+piaget&ots=EsZHOf6Iix&sig=HLhv0HVErt6mIrGPw0_R2Ih6CJM#v=onepage&q=teoria%20do%20piaget&f=false. Acesso em 06 de set de 2021.
SARAVALI, Eliane Giachetto. Contribuições da teoria de Piaget para a formação de professores. ETD-Educação Temática Digital, v. 5, n. 2, p. 23-41, 2004. Disponível em: https://www.ssoar.info/ssoar/handle/document/10393. Acesso em 06 de set de 2021.
2

Continue navegando