A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE - Questionário - Unidade 1

Pré-visualização | Página 2 de 2

e da aquisição à programação de soluções práticas, a fim de fornecer o acesso a informações e conhecimentos por meio de significados baseados em reflexão e identificação dos problemas. Com relação a essa sequência, assinale a alternativa correta:
	
	a.
	Identificar problemas: Estudo de Casos; Trabalho de Campo; Sistematização de dados locais; Construção e priorização de problemas.
	
	b.
	Ampliar o conhecimento: Grupos Operativos de Qualidade; Oficinas de programação local; Avaliação de processos e resultados.
	
	c.
	Desenvolver competências específicas e da equipe: Seminário de estudos; Estágio in loco; Grupos de Discussão; Teleconferências e Redes Interativas.
	
	d.
	Buscar soluções: Supervisão-Capacitante; Treinamentos focalizados específicos; Oficinas de elaboração de projetos de trabalho.
	
	e.
	Colocar as soluções em prática e avaliá-las: Teleconferências e Redes Interativas.
0,3 pontos   
PERGUNTA 8
1. A comunicação destaca-se como o principal instrumento para que a interação e a troca aconteçam e, consequentemente o processo de cuidar, no seu sentido mais amplo, tenha espaço para acontecer. Com relação aos tipos de comunicação, assinale a alternativa correta:
	
	a.
	Verbal: é o uso que o homem faz do espaço.
	
	b.
	Não verbal: desenvolvida sempre por meio da linguagem do corpo.
	
	c.
	Paralinguagem: Comunicação verbal associada às palavras expressas por meio da fala ou da escrita.
	
	d.
	Cinésica: qualquer som produzido pelo aparelho fonador que não faça parte do sistema sonoro da língua usada.
	
	e.
	Tacêsica: é tudo que envolve a comunicação tátil.
0,3 pontos   
PERGUNTA 9
1. Com relação à interação humana, assinale a alternativa incorreta:
	
	a.
	É importante a comunicação nos processos de interação humana, em especial nos encontros de cuidado à saúde e dialeticamente, nos encontros de educação em saúde.
	
	b.
	A habilidade de escutar é importante. Para escutar, é necessário esvaziar a mente, é necessário humildade para valorizar o que o outro tem a dizer. Isso é algo comum e simples, em especial, por termos momentos de silêncio quando estamos num atendimento em saúde.
	
	c.
	Verifica-se a relevância da comunicação não verbal frente à comunicação verbal e, com isso, percebe-se que a tomada de consciência sobre o que sentimos é fator necessário para cuidarmos dos momentos de interação e, portanto, de comunicação com o outro.
	
	d.
	As mensagens enviadas e recebidas em um processo de comunicação exercem influência no comportamento das pessoas, dessa forma, cuidar da comunicação é cuidar da influência que podemos ter frente àqueles que pretendemos educar em saúde.
	
	e.
	Não basta dominar o conteúdo teórico, técnico e científico; mais do que isso, é necessário que tenhamos habilidades de comunicação para que toda a bagagem de conteúdo possa ser efetivamente compartilhada e praticada.
0,3 pontos   
PERGUNTA 10
1. O processo saúde-doença pode trazer à discussão o processo ensino-aprendizagem que também sofreu mudanças conceituais e procedimentais ao longo da história. Com relação a esses temas, assinale a alternativa incorreta:
	
	a.
	Processo saúde-doença é influenciado por questões de ordem política, econômica, ambiental, cultural, social, emocional e até espiritual.
	
	b.
	Processo ensino-aprendizagem evoluiu-se do olhar empírico e intuitivo para práticas metódicas de transmissão de conteúdos, até chegar às discussões mais atuais em educação, que considera a participação e foca a formação crítica e política dos sujeitos envolvidos nesse processo.
	
	c.
	Processo ensino-aprendizagem é estático e objetivo.
	
	d.
	Processo ensino-aprendizagem considera a participação e foca a formação crítica e política dos sujeitos envolvidos nesse processo.
	
	e.
	Olhar para a saúde como um processo já é um grande avanço e inserir nesse processo os aspectos contextuais em que ele ocorre amplia ainda mais o olhar para esse fenômeno.
Parte inferior do formulário

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.