Buscar

METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - atividade 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 1
Tema:
O livro didático (LD) é uma das principais ferramentas utilizadas por docentes e estudantes em suas atividades pedagógicas. Esse fato justifica a relevância da análise crítica de LD pelas(os) professoras/professores. A seguir, é apresentada uma imagem contida em um LD abordando a adição.
Observe:
Ver imagem em outra guia: Clique aqui.
Fonte: Barreto e Maia (2005, p. 6).
Produza uma análise a respeito da imagem anterior, considerando as ideias e discussões propostas nesta Unidade, como os conceitos da Teoria Antropológica do Didático, da praxeologia e do Campo Conceitual Aditivo, sinalizando as potencialidades e limitações dessa  proposta didática.
BARRETO, M. C.; MAIA, M. G. B. Articulação entre operações aritméticas e sistema decimal: uma avaliação do livro didático. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL. Fortaleza, Faced/Nave/UFC, 2005.
Resposta:
Não há como preservar um conceito vedado de currículo de matemática, sendo deliberado especialmente pela sua complexidade, é importante que tudo se junte ao mesmo tempo. 
A matemática ainda se apresenta um tanto excluída das demais disciplinas, adicionada em poucas situações contextualizadas e algumas modelagens. Em geral, continua em seu isolamento, suas teorias, definições e exercícios repetitórios. 
Nesse ponto de vista, compreende-se que, com a história da matemática, agrega-se a possibilidade de encontrar outras formas de ver e compreender essa disciplina, transformando em algo mais atrativo e bem integrada com outras disciplinas, deixando-a mais prazerosa. 
Considerando que, a organização da Matemática deve levar a interdisciplinaridade e a contextualização para possibilitar ao aluno um olhar mais vasto sobre a temática, já que o ensino-aprendizagem da disciplina deve permitir ao indivíduo, administrar sua vida pessoal e profissional, tomar decisões, ter condições de enfrentar múltiplos e complexos desafios da vida contemporânea. 
O livro didático como recurso pedagógico, nos mostra que sua utilização só produz bons resultados quando se sujeita ao comando do  professor, coadjuvado pela criatividade daquele a quem cabe administrar competentemente, esse recurso em sintonia com tantos outros. 
Através do lúdico, materiais como tampinhas, pedrinhas, passando pelo material dourado e chegando ao quadro valor, construído com materiais cotidianos e o ábaco. Desta forma, conduzindo e capacitando o aluno para vivências cotidiana, mostrando que a matemática se encontra em todos os lugares, e será utilizada em todos os momentos da sua vida.