Buscar

relatorio_1

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CCE0448 - SISTEMAS DE PROTEÇÃO E MEDIÇÃO
RELATÓRIO – UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO
Professor : ANTONIO CARLOS SANTOS FIGUEIREDO
Integrantes:
Nome: Diogo Alcantara Ferreira 	 		Matricula: 201201494885
Nome: Edson 			 		Matricula: 
Turma 3001
RIO DE JANEIRO
2018
1 - INTRODUÇÃO
Relatório da atividade de laboratório onde utilizou-se o Amperímetro, Voltímetro, Wattímetro e Frequencímetro para efetuar medições sobre uma carga.
Amperímetro: Aparelho utilizado para medir a intensidade de corrente elétrica que passa por um fio. Pode medir tanto corrente contínua como corrente alternada. A unidade utilizada é o àmpere. O amperímetro deve ser ligado sempre em série, para aferir a corrente que passa por determinada região do circuito. Para isso o amperímetro deve ter sua resistência interna muito pequena, a menor possível. 
Voltímetro: Aparelho utilizado para medir a diferença de potencial entre dois pontos; por esse motivo deve ser ligado sempre em paralelo com o trecho do circuito do qual se deseja obter a tensão elétrica. Para não atrapalhar o circuito, sua resistência interna deve ser muito alta, a maior possível. [1]
Wattímetro: O wattímetro é um instrumento que permite medir a potência elétrica fornecida ou dissipada por um elemento. O wattímetro implementa o produto das grandezas tensão e corrente eléctrica no elemento, razão pela qual a sua ligação ao circuito é feita simultaneamente em série e em paralelo. Assim, dois dos terminais são ligados em paralelo com o elemento, efetuando a medição da tensão, e os dois restantes são interpostos no caminho da corrente. Tal como o voltímetro e o amperímetro, o wattímetro ideal mede a tensão sem desvio de qualquer fluxo de corrente, e mede a corrente sem introduzir qualquer queda de tensão aos seus terminais. [2]
Frequencímetro. Disponível em diversas configurações ele tem por finalidade a medida da frequência de um sinal. O mais simples é o frequencímetro de lâminas ou lingueta, cujo aspecto é mostrado na figura 1.
Figura 1. Frequencímetro de Lâminas.
Trata-se de um pequeno instrumento de painel que é dotado de uma bobina e um conjunto de lâminas ou linguetas de comprimentos diferentes de tal modo que cada uma tenda a vibrar numa frequência diferente. Assim, quando a bobina do instrumento é percorrida por uma corrente alternada, somente a lâmina que tenha o comprimento ajustado para a frequência desta corrente vibrará com maior intensidade, excitada pelo campo magnético produzido, dando assim uma indicação visual. Estes instrumentos, no entanto, têm seu uso bastante limitado, sendo normalmente usados para monitorar a frequência de uma rede de energia ou de um gerador simples de corrente alternada de 50 Hz ou 60 Hz. [3]
2 – DESENVOLVIMENTO
2.2 – Material Utilizado
Para a montagem do circuito utilizou-se uma Fonte de Alimentação Alternada (120V @ 60Hz) e dois Resistores em Série representando a carga do circuito. Utilizou-se um Amperímetro para medir a corrente elétrica percorrida na carga, um Voltímetro para medir a tensão sobre a carga, um Frequencímetro para medir a frequência da fonte que alimentava o circuito e por fim utilizou-se um Wattímetro para medir a potência consumida pela carga.
2.3 – Diagrama do Circuito
Na figura 2 encontra-se o diagrama elaborado para montagem do circuito e realização da atividade prática, auxiliando na orientação do posicionamento dos equipamentos de medição que hora ficam em série, hora em paralelo com a carga de acordo com a necessidade do equipamento.
Figura 2. Diagrama do circuito.
2.4 – Montagem do Circuito
Após elaboração do diagrama, montou-se o circuito conforme mostra a figura 2.
Figura 3. Montagem do circuito.
2.4 – Resultados
Após as medições foram encontrados os seguintes resultados: Corrente de 0.9 A, Tensão de 220V, Frequência de 60 Hz e Potencia de 0.2 kW.
3 – CONCLUSÃO
Através da montagem do circuito foi possível medir todas as grandezas elétricas sobre a carga (Corrente, Tensão, Frequência e Potência) e conclui-se que o resultado obtido foi conforme o esperado, sendo próximo dos resultados encontrados nos valores nominais e teóricos, portanto na prática o circuito funcionou conforme a teoria.
REFERÊNCIAS
[1] INFO ESCOLA. Voltímetro e Amperímetro. Disponível em: <https://www.infoescola.com/eletricidade/voltimetro-e-amperimetro/>. Acesso em: 13/08/2018.
[2] UFRGS. Instrumentos de Medida. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/eng04030/Aulas/teoria/cap_01/instrume.htm>. Acesso em: 13/08/2018.
[3] NEWTON C. BRAGA. O que são frequencímetro. Disponível em: < http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/instrumentacao/108-artigos-diversos/2747-ins133>. Acesso em: 13/08/2018.

Continue navegando