Buscar

Documento 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Seja bem-vindo à disciplina PRÁTICA PROFISSIONAL EM NEGÓCIOS I.
Vamos esclarecer algumas dúvidas em relação ao que deve ser feito nesta disciplina!
Importante não se preocupar, pois vamos auxiliá-lo com os dados que deveram ser coletados e as etapas pelas quais você irá passar.
Em primeiro lugar é importante que fique claro que a disciplina objetiva instrumentalizar o estudante para o desenvolvimento das práticas profissionais na área de Negócios.
Considera-se que o indivíduo apresenta competência profissional quando constitui, articula e mobiliza valores, conhecimentos e habilidades para a resolução de problemas não só rotineiros, mas também, inusitados em sua área de atuação. A prática, portanto, se torna indispensável para o desenvolvimento de competências para aplicação de técnicas e ferramentas organizacionais capazes de antever ou mesmo discutir cenários internos e externos do mundo organizacional. Também são necessárias habilidades para solução de problemas inesperados, com criatividade e seguindo valores de sustentabilidade e ética.
Como primeira tarefa, você irá a campo buscar uma empresa para levantar dados que contribuam com o aprofundamento dos conceitos disponíveis na disciplina Laboratório de Gestão: Empreendedorismo Social. A empresa selecionada poderá ser de qualquer ramo, seja comércio, indústria, empreendedor informal, entre outros.
O trabalho acadêmico da disciplina de Prática Profissional I deve ser realizado em uma organização real, na qual os estudantes consigam visitar in loco. Pode-se escolher quaisquer organizações empresariais, de qualquer porte. O que é importante no processo de busca e escolha é identificar uma organização que tenha real interesse no trabalho que será desenvolvido, entendendo que esta atividade pode trazer ganhos para a organização.
Neste sentido, recomenda-se que as atividades sejam realizadas em organizações de pequeno ou médio porte, que permitirão melhor entendimento do todo aos estudantes e tendem a ser mais acessíveis e disponíveis para disponibilização de informações.
Os estudantes podem buscar a organização a partir de seus próprios networkings, sendo possível realizar a atividade em organizações onde sejam sócios, empregados ou estagiários, ou ainda que não tenham vínculo formal. No caso de situações sem vínculo entre aluno e organização, é possível a intermediação das práticas via Núcleo de Práticas em Negócios – NPN.
Em quaisquer dos casos, para formalização da definição da organização onde serão realizadas as atividades, o estudante deve apresentar formulário com dados da organização, onde deve constar a ciência da organização e sua vontade em colaborar com as atividades, bem como manifestação de eventuais restrições de acesso a dados ou a divulgação do nome da organização.
O estudante desenvolverá uma iniciativa de negócio de impacto social vinculada à atividade de uma organização já existente. Tal iniciativa deve, necessariamente, estar relacionada aos objetivos do desenvolvimento sustentável, definidos pela Agenda 2030 da ONU. https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/ Consulta em 27/01/2020.
Realizaremos, nesta unidade, um estudo que enfatiza a perspectiva financeira dos negócios. Talvez essa área seja a mais importante dos estudos sobre estratégias empresariais, pois não existe a possibilidade de operar nenhum negócio com a falta de recursos financeiros ou com um baixo desempenho da área.
Para um bom entendimento dessa nossa discussão, iniciaremos os estudos pelas modernas técnicas de modelagem de negócio. Conheceremos, de forma mais prática, a metodologia Business Model Canvas, ou Modelo de Negócio Canvas, que permite uma visão estratégica visual dos negócios, com um entendimento objetivo e prático.
Ao final do projeto, o estudante deverá entregar um relatório completo, que constituirá o instrumento avaliativo inerente à N2, devidamente revisado gramaticalmente; ajustado em relação ás Normas de formatação – ABNT; certificar-se de que todas as fontes utilizadas foram devidamente referenciadas e composto pelos seguintes capítulos e seus respectivos itens.
Desta forma, a ETAPA 1 consiste na entrega do termo de compromisso, documento a qual deverá constar a ciência da organização e sua vontade em colaborar com as atividades, bem como manifestação de eventuais restrições de acesso a dados ou a divulgação do nome da organização.

Outros materiais