Buscar

Prova AV1 Processo Civil III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV1
	AV2
	
	1ª ch
	x
	
	
	2ª ch
	
	
	Curso: Direito
	Disciplina: Processo Civil 3
	Código/Turma
	Professor/a:
Marcelo Pontes
	Data: 17.09.2020
	Aluno/a: 
	
	
Prova para ser elaborada e postada até às 21 30 de 17.09.2020 em arquivo PDF
Cada questão vale até 2 pontos
01. É cabível efeito regressivo no recurso de Apelação? Caso afirmativo, explique e exemplifique. Caso negativo, justifique sua resposta.
R. Sim, o efeito regressivo é cabível em recurso de Apelação, mas só em casos excepcionais dando, por exemplo, ao Juízo a quo a possibilidade de retratação e ratificação se entender como necessário, como vemos nos casos de indeferimento da inicial e julgamento antecipado da lide.
02. Paulo, interpôs recurso de Apelação de uma sentença judicial que o condenou a pagar a parte contrária a quantia de 100 mil reais. Ao receber o recurso, o Desembargador relator percebeu que Paulo, não havia efetuado o preparo no ato de interposição e declarou o recurso deserto. Pergunta-se: o Desembargador relator agiu corretamente? Sim ou Não? Explique sua resposta e fundamente de acordo com o CPC em vigor.
R. O Desembargador não agiu corretamente, uma vez que, no art.1007. O parágrafo 4° do referido artigo, determina que, não comprovado o recolhimento do preparo no ato da interposição do recurso, deve ser o recorrente intimado para comprovar o recolhimento em dobro, aí sim, sob pena de deserção, sendo que o NCPC criou um direito subjetivo, uma obrigação do Relator em intimar o recorrente para que haja complementação do preparo, desde que feita de forma dobrada.
03. Maria Valentina, obteve sentença em seu favor que confirmou os efeitos de um pedido de tutela provisória que determinara o afastamento de seu marido, Enzo, do lar conjugal. Enzo, apelou da sentença. Pergunta-se: Essa apelação deverá ser recebida nos efeitos devolutivo e suspensivo, conforme disciplina o Caput dos Art, 1012 e 1013 do CPC? Explique, justificando sua resposta de modo completo e fundamentando.
R. Todos os recursos são dotados do efeito devolutivo, nem todos do suspensivo. No caso supracitado assim como nos casos em que uma pessoa é condenada a pagar alimentos, como descrito no artigo 1012 incisos II e IV, não cabe o efeito suspensivo, uma vez que, entende-se que ambos são de extrema importância para a manutenção da vida.
04. Antônio ajuizou ação de reparação de danos em desfavor de Pedro, pedindo a quantia de 200 mil reais. Na sentença, o juiz condenou Pedro a indenizar Antônio em 180 mil reais. Antônio, apelou no prazo correto e efetuando o preparo. Pedro apelou adesivamente, no prazo de resposta e efetuando o devido preparo. Antônio resolveu desistir de sua apelação.
Pergunta-se: a apelação formulada por Pedro, será apreciada pelo Tribunal? Por quê? Justifique e fundamente sua resposta.
R. Não, pois segundo o art.997 do CPC/15 o recurso Adesivo fica vinculado ao recurso principal, não sendo considerado um recurso autônomo. É julgado conjuntamente com o principal, se o recurso principal não for conhecido o adesivo também não o será.
 
05. É possível a interposição de recurso de apelação por alguém que não seja parte no processo? Justifique e fundamente sua resposta.
R. Sim, segundo o art. 996 CPC/15, estão legitimados para interposição do recurso, além da parte vencida, a parte que venceu (desde que seus pedidos não tenham sido apreciados da forma como gostaria), o terceiro interessado (por exemplo o advogado que recorre em nome próprio porque teve honorários arbitrados abaixo do fixado) e o Ministério Público, tanto como parte, como na qualidade de fiscal da ordem jurídica.

Continue navegando