Buscar

diagnostico clinico e comunitario

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Diagnóstico clínico e comunitário
O diagnóstico clínico é o tipo de diagnóstico padrão muito presente na medicina clínica, que influencia muito a prática dos profissionais até hoje e também até o imaginário da população.
O objetivo do diagnóstico clínico é curar a doença de uma pessoa, enquanto que o objetivo do diagnóstico comunitário é melhorar o nível de saúde da comunidade. O diagnóstico clínico acaba sendo, na verdade, um diagnóstico individual.
Já o diagnóstico comunitário, é um diagnóstico coletivo, de abordagem coletiva. Não só pelo fato de ser um grupo de pessoas, mas também por levar em consideração um olhar amplo e que vê além das pessoas e das doenças: o ambiente em que a pessoa vive, as práticas culturais, o ambiente familiar.
O diagnóstico coletivo tem um olhar comunitário e amplo, enquanto que o diagnóstico clínico muitas vezes é focado no processo de adoecimento em si.
Tanto no diagnóstico clínico quanto no comunitário, o profissional deve ter habilidade para trabalhar, pois essas habilidades são necessárias para atuar em qualquer nível de atenção em saúde. A atenção primária é um ambiente muito potente e privilegiado para que o profissional aprimore e desenvolva as habilidades do diagnóstico comunitário. O diagnóstico clínico, em determinadas situações, principalmente na alta complexidade e também na atenção secundária, acaba se adaptando muito bem às necessidades dali. 
Uma vez feito o diagnóstico, dentro do modelo clínico, você propõe um tratamento. Isso é algo que está muito condensado no imaginário tanto da população quanto dos profissionais. Baseado no diagnóstico clínico, o diagnóstico tem a finalidade de tratar uma doença, já no diagnóstico comunitário a finalidade é melhorar o nível de saúde da população como um todo, aprimorando os indicadores sociais.
Em síntese, as informações que são levadas em consideração na hora de fazer um diagnóstico clínico são: a história clínica, HDA, HPP, exame físico, anamnese e exames complementares. E no diagnóstico comunitário são os dados sobre a população, um conjunto de informações muito grande que vão desde faixa etária, gênero e hábitos cotidianos como sedentarismo, hábitos alimentares e estresse.
A avaliação no diagnóstico clínico é um acompanhamento ou monitoramento clínico, onde o profissional vai observar a melhora ou a cura. No caso do diagnóstico comunitário, o que se observa para saber se o plano de ação ou a prescrição é efetivo são as mudanças no estado de saúde da população.

Continue navegando