Buscar

Apresentação CIM Amanda Figueiredo

Prévia do material em texto

Aluna: AMANDA DE OLIVEIRA FIGUEIREDO 
Niterói - RJ
 2020 
Comunicação Integrada de Marketing
 Professora: Fabricia Lemos 
Empresa: Mercado KLM
Proprietário : Luiz Fernando 
Ferramenta: Marketing 3.0 - Inovação Social e Tecnológica 
O mercado KLM está a mais de 20 anos localizado na região Oceânica de Niterói e tem trabalhado de modo tradicional como um verdadeiro mercadinho de bairro, escolhi tal empreendimento por admirar a estratégia utilizada para aumentar o fluxo de consumo com rapidez e qualidade no atendimento.
Com o aumento da concorrência na região o proprietário percebeu a necessidade de se atualizar, e contratar uma equipe para desenvolver um bom projeto de marketing que inovasse e trouxesse a possibilidade de crescimento a curto e médio prazo. 
Identificou imediatamente que havia necessidade de ter um estacionamento maior para receber clientes de outros bairros e fazer uma reforma 
estrutural para atrair consumidores com mais
conforto e segurança. 
Sr. Luiz notou que após tais mudanças deveria seguir
com o planejamento estratégico de Marketing de sua
empresa para atrair um público maior e seletivo.
 
Criou através de plataformas digitais uma comunicação direta com o consumidor, expondo produtos promocionais e serviços para compra online através de um App compatível com os sistemas Android e IOS para celular. Facilitando assim a comunicação, o pagamento (débito ou crédito) e as entregas de mercadorias. 
http://www.klmsupermercado.com.br/pedidos.html 
Questionário
O que motivou ao Sr. Investir em uma equipe de Marketing estratégico ?
R.: Herdei uma mercearia dos meus pais e desde então tive que me remodelar de acordo com as dificuldades e necessidades passadas. Aprendi na pratica como funciona o mercado competitivo e confesso que não foi fácil chegar até aqui. Muitos desafios, muitos impostos, de fato o Brasil não fomenta o empreendedorismo e muitos ficaram pelo caminho. Decidi investir em uma faculdade de administração e lá percebi a importância dos diversos setores e o Marketing me atraiu.
Percebi que o Sr. logo de cara decidiu investir em um terreno próximo para construir um estacionamento. Era uma percepção sua a necessidade ou solicitação dos consumidores?
R.: Moradores locais frequentavam o KLM para compras emergenciais, sendo que eu investia pesado nas promoções e meu estoque não estava sendo vendido com a rapidez que eu gostaria, um dia uma senhora foi elogiar um produto e falou que o preço estava ótimo só não levava mais, pois não podia carregar peso e aqui não tinha onde estacionar e por isso ela comprava em um supermercado concorrente próximo que lá tinha como ir de carro. Não perdi tempo! Problema resolvido. As vendas aumentaram muito depois da reforma.
3. A equipe de Markting montou uma estratégia conjunta ou apresentou um modelo de projeto pronto?
R.: Depois do investimento que fiz na reforma eu precisava divulgar, foi então que me orientaram a criar perfis nas redes sociais e disponibilizar um aplicativo de compras online para aumentar os serviços prestados pelo KLM. Hoje trabalhamos com Delivery de compras por app e Whatsaap. 
 
O Sr. Provavelmente precisou mudar o sistema operacional do mercado contou com treinamento ? Possui um setor de gestão de pessoas?
R.: Ainda não tenho um RH, conto apenas com um DP para fechamento de folha de pagamento e tudo que é pertinente. Mas por indicação da própria empresa contratei uma coah que trabalha com treinamento comercial, a mesma além de ensinar o sistema operacional me ajudou a desenvolver um sistema de vendas por telemarketing. Quando o cliente ligava para solicitar um determinado produto por exemplo para seu churrasco, com o treinamento o colaborador ofertava outros produtos para potencializar a compra e atender melhor meu cliente. O resultado foi fantástico! Hoje me sinto realizado e grato por contar com profissionais tão capacitados.
Precisou aumentar o número de colaboradores?
R.: Sim! Com o crescimento tive que contratar mais 30 funcionários, e periodicamente a coah vem aqui no KLM para motivar, reciclar e treinar os colaboradores para serem verdadeiros multiplicadores. Pelo sorriso deles acho que gostam de trabalhar conosco! 
	O proprietário me levou para conhecer todos os setores do mercado. Não pude tirar fotos do interior por conta da política de privacidade e higiene do local em tempo de Pandemia. Meu celular ficou em um armário e tivemos que andar com luvas, sapatos descartáveis, touca e mascara. Fiquei encantada como a CIM pode mudar a vida de tantas pessoas, melhorando a qualidade de vida através de novas oportunidades de negócios.
	Os empregados são mais produtivos quando acreditam no que a empresa está tentando alcançar. Mergulham com tudo: mente, coração e espírito. Howard Schultz, da Starbucks, chama isso de ‘entregar-se de coração’ quando se refere ao compromisso dos colaboradores. 
	 Os avanços tecnológicos provocaram enormes mudanças nos consumidores, nos mercados e no marketing ao longo do último século. Essa nova onda abrange uma tecnologia que permite a conectividade e a interatividade entre indivíduos e diversos grupos. São formadas por três grandes forças: os computadores e celulares bem mais baratos, a Internet de baixo custo e fonte aberta. A tecnologia permite que os indivíduos se expressem e colaborem entre si. A nova onda de tecnologia transforma consumidores em prosumidores. (Que é um neologismo criado com a junção dos termos “produtor” e “consumidor”). O consumidor de hoje escolhe marcas, produtos e serviços como se os tivesse talhando às suas necessidades, aos seus interesses e aos seus valores.
	Com o aumento da competitividade de mercado se tornou um desafio enorme para os
empreendedores brasileiros. As organizações perceberam com o passar dos anos a
necessidade de se destacar no mercado e alavancar suas vendas, e nada mais inteligente
do que conquistar primeiro seus colaboradores, pois são eles que representam a “cara”
da empresa e demonstram qualidade de seus produtos com mais credibilidade
Conclusão 
	Pensando nisso, o setor de Marketing começou a utilizar ferramentas de endomarketing visando
auxiliar a divulgação de sua marca internamente, proporcionando uma reflexão sobre a
importância de um clima organizacional interno agradável trazendo participação e
fidelização aos funcionários.
	É extremamente importante que a comunicação interna seja clara e objetiva envolvendo
todos os setores, pois só assim vão conseguir falar a mesma “língua” perante o público
potencial e atingir seus objetivos comerciais. As empresas que utilizam das ferramentas
do endomarketing despertam no funcionário um sentimento de propriedade em relação à
empresa, aumentando indiretamente o nível de comprometimento a partir do momento
que percebem que sua importância para empresa e se sentem participantes da construção
do tal serviço ou produto, sentindo-se orgulhosos de fazer parte da equipe, alimentando
seus egos e fazendo questão de demonstrar o quão feliz está em ser valorizado. Além
disso, é nítido que a opinião do público interno influencia as opiniões e perspectivas do
público externo, o cliente.
	Funcionários insatisfeitos podem ser responsáveis por grandes crises, transformando pequenas frustrações individuais em grandes problemas que afetam todo o negócio.
Quando eles começam a analisar as opiniões externas e começam a sugerir ações para
potencializar e melhorar os resultados o crescimento é nítido, pois o mesmo passa a
atuar como vendedor transmitindo as informações com mais segurança para os clientes
de forma involuntária. 
Bibliografia : 
KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 3.0. As forças que estão 
definindo o novo marketing centrado no ser humano. 3ª reimpressão. Rio de janeiro: Elsevier, 
2010
RICHERS, R. Marketing: uma visão brasileira. São Paulo: Negócio, 2000. 
MARTINS, R. Reflexões do Mundo Corporativo. 2 ª ed. São Paulo: Scortecci, 2010

Continue navegando