Buscar

AD1 AGENCIAMENTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluna: Sarah Cristina de Britto Rodrigues.
Matrícula: 20117130185
Polo: Niterói
Curso: Tecnologia em Gestão de Turismo
Disciplina: Agenciamento I
Resenha
O artigo "Agências de turismo projetam crescimento e recuperação de faturamento ainda este ano", escrito no dia 25 de agosto do ano de 2021, pela jornalista e assessora Fátima Gatoeiro, discorre sobre os resultados de uma pesquisa realizada entre junho e julho do ano de 2021 pelo Sebrae em parceria com a ABAV Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens).
O texto é dividido em parágrafos de tamanho médio, escrito em duas páginas. A narrativa é leve, de fácil compreensão para aqueles que atuam na área do turismo, porém também é de porte mediano para aqueles que não trabalham nesse tipo de área. Os dados são explícitos, reforçando os argumentos usados com o passar do texto. O texto se mostra bem fiel a fonte original, a pesquisa, utilizando-se de seus dados para poder provar seu ponto de vista.
A pesquisa "Desafios das Agências de Turismo" serve como fonte original para a elaboração do artigo e foi feita em junho e julho de 2021, no formato web survey (online), com cerca de 192 mil pequenos negócios - entre eles serviços de turismo especificados e não especificados, além de serviços de transportes. Os dados dessa segunda pesquisa, acabam por confirmar e fortalecer as conclusões tiradas na primeira pesquisa. Além disso, o número de respondentes cresceu, ou seja, há uma visão positiva em relação a pesquisa que levou ao crescimento do engajamento para a atualização dos dados.
A coleta desses dados, como resume o texto de Gatoeiro, afirma que o futuro do turismo brasileiro se mostra otimista. Além do crescimento do faturamento, pode-se esperar também o crescimento de novas contratações até o fim do ano. A qualidade dos profissionais e dos empresários acabam fazendo a diferença no enfrentamento da crise. Os dados mostram também que a maioria está apostando no crescimento de vendas online, além de contar com a ajuda do governo para o enfrentamento da crise, com medidas como a redução de impostos e taxas.
O texto também conta com dados mais expositivos como os produtos que lideram as ofertas dos associados, sendo esses hospedagem em hotéis/pousadas, pacotes aéreos, bilhetes aéreos nacionais, seguro viagem e bilhetes aéreos internacionais. Além dos segmentos da área do turismo mais procurados pelos clientes, que seriam praia, cultural ou histórico, ecoturismo, negócios e viagens de luxo com preferência para lua de mel.
Criticamente falando, o texto é um bom resumo e apresentação de dados da pesquisa, complementando com explicações os resultados obtidos, já que foram apresentados através de gráficos. O texto consegue ser instrutivo e esclarecedor, porém em algumas partes poderia ter sido mais específico, pois os dados - apesar de bem apresentados - foram englobados em categorias mais gerais. No entanto, isso não atrapalha gravemente a dinâmica leve e fluída que o texto possui. O uso de palavras simples também ajuda a compreender melhor. 
O texto é extremamente útil para aqueles que trabalham ou estudam na área de turismo, seja na parte técnica - geralmente feita em cursos técnicos ou ensino médio voltado para a formação técnica - ou na faculdade, independente do tipo de curso realizado dentro da área. O texto também deve ser recomendado para empresários cuja empresa atue dentro da área de turismo, pois assim eles conseguem ter uma breve noção de como está o mercado turístico no momento.
Fátima Gatoeiro é uma jornalista, nascida e criada em São Paulo. Formada em Comunicação Social e Jornalismo pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), ela fez pós graduação em Economia do Turismo pela Fipe/FEA-ECA/USP (Universidade de São Paulo). Suas experiências incluem o cargo de editora na revista Hotelnews, editora executiva na PANROTAS, subeditora no jornal Brasilturis e atualmente assessora de Imprensa e Comunicação na ABAV Nacional.
Sarah Cristina de Britto Rodrigues, acadêmica do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo pela CEFET, Rio de Janeiro.

Outros materiais