Buscar

APX2_TPEM_2021-1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

(
UNIVERSIDADE FEDERAL DO
ESTADO DO RIO DE JANEIRO
)
	Nome: Daiane Rodrigues Cunha
	Matrícula: 16116080337
	Polo: Cantagalo
Disciplina: Tendências na Pesquisa em Educação Matemática
Equipe: Prof.ªAndréa Thees e Prof. Bruno Viana
APX2 – 2021.1
Questão 1 (3 pontos)
Nas Aulas8 e 9,apresentamos as temáticas pesquisadas pelo Grupo de Trabalhode Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental – GT01 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM. 
Acesse a página da SBEM, busque pelo GT01 e responda:
a) (0,5 ponto) Quem atua na coordenação do GT01?
Coordenadores: Edda Curi - UNICSUL  e vice João Alberto da Silva - FURG
b) (0,5 ponto) Quais os 2 grupos de pesquisa indicados? A Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino.
c) (0,5 ponto) Quais as linhas de pesquisa desse grupo? 
d) (1,5 ponto) Escolha um dos grupos e apresente um breve resumo do histórico e dos objetivos do grupo escolhido. 
Questão 3 (3 pontos – 1 cada)
No livro “A Matemática Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Práticas de Sala de Aula e de Formação de Professores”, a autorado Capítulo, Brenda Mengali, trata a resolução de problemas como uma meta para “promover, nas aulas de Matemática, um ambiente em que os estudantes se sintam à vontade para comunicar, defender, justificar, conjecturar, argumentar, partilhar e nego ciar com os colegas as suas próprias perspectivas”. Para adotar essa perspectiva nas práticas pedagógicas, o professor deve observar três critérios. 
Responda:
a) Quais são esses critérios? 
Resolução de problemas como uma meta. Nesta perspectiva a resolução de problemas constitui-se no objetivo para se ensinar matemática e “independe de problemas específicos, de procedimentos ou métodos e do conteúdo matemático” (BRANCA, 1997, p. 5). Resolução de problemas como um processo. Nesta perspectiva a essência está nos métodos, procedimentos, estratégias, heurísticas utilizados na resolução do problema. Resolução de problema como uma habilidade básica. Esta perspectiva é a mais usual, principalmente nos processos avaliativos, embora a própria compreen são do que seja habilidade básica não seja consenso entre os educadores matemáticos. “Para a maior parte, as habilidades básicas restringem-se às habilidades que podem ser facilmente avaliadas por testes escritos (preferivelmente usando um formato de múltipla escolha)” (BRANCA, 1997, p. 7). Ainda segundo a autora, nessa perspectiva, deve-se levar em consideração as especificidades do conteúdo, os tipos de problemas e os métodos de solução, contrapondo-se à primeira perspectiva e pouco contribuindo para a autonomia do aluno.
b) Elabore um problema que respeite esses critérios para uma turma de 5º ano sobre o conteúdo de frações. Apresente a resolução detalhada do problema Proposto.
Ganhei uma barra de chocolate da minha mãe:
Se eu comer 4 do chocolate, quantos vão sobrar?
 6
=
 
 = 2
 6 66 
 Resposta: Sobraram 2 de barra de chocolate.
 6
 
c) Ainda nesse mesmo capítulo, segundo Davis (1992, apud HIEBERT et al., 1997, p. 22), podemos definir o conceito de resíduos como a “aprendizagem que os alunos levam consigo resolvendo problemas”. Você concorda com as autoras? Justifique
Sim, pois existem diversas formas para se atingir os objetivos no ensino, além de despertar o interesse e o prazer em aprender a Matemática, estimula o raciocínio, respeitando as suas origens e diferentes culturais. Através de novas aprendizagens significativas, a facilitação depende muito mais de uma nova postura docente, de uma nova diretriz escolar, do que de novas metodologias, mesmo as modernas tecnologias de informação e comunicação.
Questão 3 (2 pontos)
Os pesquisadores do GT05 - História da Matemática e Cultura, um dos mais importantes da SBEM, consideram que as questões históricas, sociais, culturais e políticas estão em contínua interação com os conteúdos de matemática escolar e com os saberes matemáticos não-escolares. Tanto a Etnomatemática, abordada na aula 10, quanto a Educação Matemática Crítica, abordada na aula 11, são referenciais teóricos que pretendem demostrar que a matemática não é única e universal. Retorne nas Aulas 10 e 11 e elabore uma síntese de até 20 linhas sobre as duas tendências em Educação Matemática abordadas nessas aulas (principais autores, definição, objetivos, propostas de pesquisa e aplicação em sala de aula). 
As diferentes formas de matemática que são próprias de grupos culturais, chamamos de Etnomatemática”, definiu Ubiratan D'Ambrósio, pesquisador e professor brasileiro , tendo como objetivo principal da investigação consiste em analisar o interesse do educando pela aprendizagem da matemática quando utilizada uma abordagem contextualizada de ensino pautada na etnomatemática da habilidade de responder às necessidades de sobrevivência por meio da solução de problemas e atividades do dia a dia. Como a apilcação em sala de aula a etnomatemática é um instrumento poderoso para aproximar e valorizar outras culturas e saberes, também pode ser utilizada, por exemplo, como uma das ferramentas para se combater o racismo, apresentando para os alunos a matemática a partir da cultura africana, vertente chamada de afroetnomatemática.
desenvolver a competência democrática, através do desenvolvimento dos conhecimentos matemático, tecnológico e reflexivo, podendo assim contribuir para que os objetivos propostos sejamalcançados
Questão4 (2 pontos)
A Aula 12 discorre sobre a temática do GT06 – Novas Tecnologias e Educação à Distância. Escolha um dos 4 artigos, que foram indicados para leitura, e prepare um resumo com os principais assuntos apresentados pelos autores:
1) Linda Harasim_2015_Educação online e as implicações da Inteligência Artificial; 
2) Bruno Leal Pastor de Carvalho_2016_Nativos digitais, imigrantes digitais – quinze anos depois;
3) Paula Sibilia_2012_A escola no mundo hiperconectado:Redes em vez de muros?
4) Andréa Thees_2020_Dos manuais por correspondência às videoaulas do YouTube)

Continue navegando