Buscar

BISTRÔ BRASIL E A PANDEMIA

Prévia do material em texto

12
Superior de tecnologia em gestão hospitalar
VICTOR PEçanha Pereira de assis
Bistrô Brasil e a pandemia
Campos dos Goytacazes
2021
VICTOR PEçanha Pereira de assis
Bistrô Brasil e a pandemia
Trabalho de Superior de Técnico em Gestão Hospitalar apresentado como requisito parcial para a obtenção de média semestral na disciplina de ED - LÓGICA MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, GESTÃO DE PROJETOS, HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE, LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA, MODELOS DE GESTÃO.
Orientador: Prof.
Tutor eletrônico: Kamilla Mateus
Tutor de sala: Bruno Paes Guimarães
Tutores de Apoio: Sonia Aparecida de Mattos Luciano
Campos dos Goytacazes
2021
SUMÁRIO
1	INTRODUÇÃO	3
2	PASSO 1	4
3	PASSO 2	6
4	PASSO 3	8
5	PASSO 4	9
6	PASSO 5	11
7	CONCLUSÃO	13
REFERÊNCIAS	14
INTRODUÇÃO
Durante a pandemia, muitas empresas fecharam suas portas, enquanto outras tentaram salvar outras opções para se tornarem mais flexíveis e se reestruturarem para ganhar impulso e continuar a competir em seus respectivos segmentos de mercado. A empresa citada na pesquisa é a Bistrô Brasil, que atua no ramo de catering e está em atividade há mais de 30 anos e hoje também sofre com a resposta da pandemia no mercado. O objetivo do estudo é conhecer mais sobre as ferramentas de gestão e técnicas que podem apoiá-la e auxiliá-la na geração de renda necessária para manter a estabilidade, além de revisar a cultura interna da empresa e transformá-la em uma cultura.
Passo 1
O modelo Canvas é uma prática amplamente utilizada por empresas que desejam desenvolver um plano de ação para seus negócios. Este sistema de modelagem de negócios também ajudará a entender o conceito de linhas de produtos e agregar valor aos produtos prestando serviços a clientes e clientes. Determine o mercado em que atua e seus consumidores, e tente encontrar um segmento de mercado pouco explorado ou pouco desenvolvido, de forma a prever a segmentação do mercado. Para tanto, espera-se que você seja capaz de identificar e estabelecer as vantagens competitivas de seu negócio, e também seja capaz de identificar e reconhecer o sistema de modelagem de negócios Canvas, e ser capaz de aplicar e desenvolver este requisito de modelagem com todos os fatores considerados. Você também aprenderá como projetar e descrever estratégias de negócios que irão minimizar os riscos e reduzir as oportunidades de sucesso nos negócios. Para ajudar a Paula, vamos apresentar a você cada ponto específico dessa modelagem para um melhor andamento do processo.
Cada um deles tem seu próprio significado, o que equivale a uma pergunta. O bloco azul está relacionado à pergunta “Como?” A caixa vermelha está relacionada à pergunta “O quê?” O bloco verde indica a pergunta “para quem?”. Em seguida, dois quadrados laranja fizeram a pergunta “quanto?” Devido aos altos preços dos alimentos e matérias-primas durante a pandemia, uma das estratégias que podemos considerar é construir relacionamentos com nossos fornecedores, tentar barganhar e dar oportunidades para novos fornecedores, pois as poucas opções que estão emperradas são altas e ineficientes. Ao analisar as ideias maravilhosas de Paula, podemos também expandir os canais de vendas das redes sociais, pois agora muitos consumidores estão sempre em busca das mesmas variedades e coisas novas para consumir, o que também pode dar aos novos clientes maior visibilidade e fidelização.
Podemos ter certeza que existem muitas incertezas no modelo de negócio, mas com um excelente trabalho em equipe e um brainstorming bem estruturado, podemos visualizar de forma clara e objetiva todo o potencial que a empresa pode atingir. A diferença é que o empresário deve encontrar uma qualidade ou vantagem que diferencie seu produto ou serviço de outros concorrentes, facilitando assim a decisão de compra do cliente e a preferência por comprar exclusivamente de sua empresa. As diferenças competitivas podem ser percebidas por meio de preços mais baixos, maior produção, serviços mais abrangentes, melhor qualidade ou formas convenientes.
Passo 2
A qualidade é parte da restrição tripla do projeto e sofre os efeitos das decisões dos outros itens contidos na restrição (custo, tempo e escopo), e deve atender pelo menos três critérios: o desempenho (que cuida do que o produto deve fazer, ou o que se espera que ele faça); a prática e a habilidade que Paula já tem como chefe será muito útil pra atender esse ponto, o custo (que é o valor justo de execução e de venda do produto); a seleção de novos fornecedores e a barganha por menor preço já foi trabalhado no ponto anterior e será de grande valia para atender a esse novo ponto, e o prazo (que verifica se o produto ou serviço é entregue dentro do cronograma estabelecido) a contratação de novos motoboys ajudará a atender esse ponto quando a quantidade de pedidos e solicitação crescerem. Isso significa dizer que se a qualidade do produto do projeto gerou contentamento por parte do cliente, mas aconteceram atrasos e estouro de custos, por exemplo, a gestão do projeto não teve a qualidade esperada (ou vice-versa, se o projeto entregou o produto dentro do prazo e custos esperados, mas os requisitos e especificações do produto não estavam adequados, a qualidade é vista como ineficiente). Isso significa que, por exemplo, se a qualidade do produto do projeto satisfaz o cliente, mas há atrasos e estouros de custo, o gerente de projeto não terá a qualidade esperada (e vice-versa, se o projeto entregar o produto dentro do tempo previsto quadro e custo, porém, os requisitos e especificações do produto são insuficientes e a qualidade é considerada ineficiente).
Ao lidar com a qualidade do projeto, evitar o fracasso é uma das maiores preocupações. Por este motivo, existem alguns processos de apoio à qualidade (no chamado ciclo “planear, executar, verificar e agir - PDCA”) para ajudar a minimizar estes problemas, conduzindo a um processo de melhoria contínua.
Outro método que o Bistrô Brasil utilizará é o lean, que tem como foco o aumento da produtividade, redução do desperdício e melhoria dos processos de trabalho. Seu princípio é fazer mais com menos pessoas. A partir do momento em que um cliente solicita um produto da nossa empresa, ele participa automaticamente do nosso processo. Para evitar erros, é necessário criar parâmetros e padronizar em determinadas atividades.
Podemos formalizar o cadastro da Bistrô Brasil nas plataformas do Ifood e 99food para ter mais uma alternativa de fidelização de compras e dentro das plataformas poderemos organizar de maneira mais detalhada todos os produtos ofertados pela empresa.
O atendimento é outro ponto muito crítico para se manter em contato com você, por isso é necessário realizar um trabalho de capital emocional e humano para não afetar outros processos, e no final chegaremos ao produto final com a qualidade final. O sistema enxuto também pode controlar melhor a aquisição e desperdício, por se tratar de um bar e restaurante, a vida útil dos alimentos preparados é muito curta, alguns dos quais devem ser consumidos em poucas horas, portanto, o sistema enxuto é muito importante. O sistema pode medir perdas e evitar a produção descontrolada de produtos com poucas exportações, evitando assim grandes perdas.
Para muitas pessoas, o fim de semana é um momento de descanso e comemoração. Seja para assistir séries de TV, filmes ou reunir amigos sem reunião, beber cerveja e curtir a vida, sugerimos que Paula considere criar algo especial e atraente para os clientes. Combinações de poder e oferecer descontos, e até criar um cartão de sócio, se comprar o cartão no final de semana, você ganha o dobro de pontos. Isso seria uma boa jogada para aumentar as vendas nos finais de semana, como comprar 3 por 2 de cada vez. Compre uma lata de cerveja e pegue uma lata pequena de lanches.
PASSO 3
A globalização é uma área em constante construção e mudança, fazendo com que algumas organizações tenham que se adaptar e mudar com flexibilidade.O mundo começou a se globalizar no início dos anos 1980, quando a tecnologia da computação foi associada à tecnologia das telecomunicações e à redução das barreiras comerciais. A conexão entre os mercados internacionais está se acelerando, para que as pessoas possam transferir uma grande quantidade de valor em poucos segundos, é o que chamamos de terceira revolução tecnológica, ou seja, o processamento, a disseminação e a transmissão da informação.
As forças de mudança desempenham um papel em cada organização de forma única e não são diferentes do setor econômico em que a organização está localizada. Tudo acontece de maneira padrão, como espalhar e alimentar vírus. Em qualquer economia altamente desenvolvida ou em desenvolvimento, nenhum segmento de mercado pode escapar dessa regra. Devido ao declínio nos custos de comunicação e novas tecnologias para troca de dados, a globalização é um fenômeno importante na indústria, serviços, comércio ou finanças. Do ponto de vista técnico, rapidez, baixo custo e confiabilidade são as características da globalização. A velocidade da informação em todo o mundo é a característica atual da globalização. A globalização não beneficia a todos uniformemente. Algumas pessoas ganham muito, outras ganham menos e outras perdem. Necessita de menores custos de produção e alta tecnologia. O trabalho mais desqualificado será descartado.
O Bistrô Brasil, como qualquer outra empresa, está gradativamente se adaptando e proporcionando uma nova forma de trabalhar para o cotidiano de trabalho e se adaptando aos eventos externos da pandemia, mas isso não significa que deva ser uma oportunidade para desestimular ou até mesmo não explorar, mas Para reconstrua-se. O uso das redes sociais fará uma grande diferença na fidelização e reestruturação de Paula, pois dará mais participação e explicações para o portfólio de produtos de Paula, e até estabelecerá novas parcerias com grandes investidores, e imediatamente expandirá seus negócios no ambiente digital.
PASSO 4
Um modelo que pode ser inserido no Bistrô Brasil é o trabalho intermitente, pois nesse modelo criado na reforma trabalhista, quando a demanda é maior e é necessária mão-de-obra adicional, o empregador pode exigir que determinados funcionários prestem os serviços. Em certos períodos.
A “Lei da Reforma Trabalhista” estipula claramente que o “Contrato de Trabalho Intermitente” é uma forma de contratação de trabalhadores. Os contratos de trabalho são considerados intermitentes, neste caso, a prestação de obediência e obediência é descontínua, sendo a prestação alternada de serviços e a não prestação de serviços, determinada em unidades de horas, dias ou meses, e o tipo de atividade do funcionário Irrelevante. E os empregadores, com exceção dos pilotos, são regidos por suas próprias leis.
Curiosamente, os trabalhadores podem utilizar contratos de trabalho intermitentes ou outro tipo de contrato de trabalho para prestar serviços de qualquer natureza a outros prestadores de serviços que podem ou não exercer as mesmas atividades econômicas. Outro ponto importante é que o empregador deve solicitar com 3 dias de antecedência Serviços e fornecer um cronograma completo quando você precisar usar os serviços.
O artigo 611, parágrafo 10 da “Lei de Consolidação do Direito do Trabalho” estipula o “Acordo Coletivo de Trabalho”, que é o ato jurídico entre um sindicato de determinada categoria profissional e uma ou mais sociedades da categoria econômica correspondente, em que a regra é estabelecer uma relação trabalho gestão entre a empresa e seus empregados.
Ao contrário do Acordo Coletivo de Trabalho, que se aplica a toda a categoria de representantes, o efeito do Acordo Coletivo de Trabalho é limitado à empresa contratante e seus respectivos empregados.
Sua importância se deve ao fato de que as normas existentes no direito do trabalho são geralmente impostas historicamente, e as discussões entre empregadores e empregados não podem ser contrárias a elas. Portanto, como forma de flexibilizar essa regra, e como exceção, a Constituição Federal possibilita a celebração de um “acordo coletivo de trabalho”.
Para que o acordo coletivo de trabalho seja eficaz, é necessário numa empresa, a negociação coletiva entre trabalhadores e sindicatos é necessária para a aprovação das regras nela contidas em benefício de todas as partes, sendo esta uma assembleia geral de trabalhadores realizada especificamente para esse fim.
PASSO 5
Benchmarking é a atividade de identificar as boas práticas de gestão do mercado e imitá-las ou adaptá-las ao seu negócio. Deve seguir resultados bem feitos. Vale ressaltar que nem tudo que opera em uma empresa pode funcionar da mesma forma em outra empresa, portanto, ao adotar boas práticas, certifique-se de que funciona também no seu negócio.
O principal fato da Bistrô Brasil é estudar algumas práticas que possam ajudar a reduzir custos e produzir produtos de alta qualidade sem investimentos substanciais. Outro tema importante é a migração do ambiente físico de vendas para o e-commerce. Por ser uma novidade para Paula, é preciso estudar várias possibilidades e oportunidades, pois a receita vai diminuir durante uma pandemia e qualquer investimento ou decisão errada pode prejudicar o negócio.
O conhecimento e a comunicação contínua são ferramentas que permitem aos empreendedores aprimorar suas práticas e auferir consideráveis ​​rendimentos com suas atividades, mas, para isso, é necessário agregar uma gestão participativa e criativa aos colaboradores da organização.
Williams (2016, p.127-129) apontou que o ambiente organizacional criativo integra estes elementos:
• Trabalho desafiador: trabalho que requer muito trabalho, foco e concentração. Incentiva a criatividade porque proporciona uma experiência benéfica denominada "fluidez", que é um estado de espírito em que as pessoas ficam absortas no trabalho sem sequer perceber a passagem do tempo. Esse fenômeno ocorre quando a empresa consegue equilibrar as competências das pessoas com os desafios inerentes ao trabalho. Este processo promove a criatividade.
A gestão da inovação requer um ambiente que incentive e valorize a criatividade (WILLIAMS, 2016, p.126).
• Medidas de incentivo à organização, supervisão e trabalho em equipe: os gerentes estimulam a criatividade e apoiam e recompensam as boas novas ideias, os gerentes definem objetivos com clareza e incentivam os subordinados a interagir, os membros da equipe são educados, educados e uma experiência heterogênea, o que incentiva a construção Desafios sexuais e compromissos compartilhados .
• Liberdade: os funcionários têm autonomia de trabalho porque são donos e controladores de suas próprias ideias.
• Sem barreiras organizacionais: a empresa deve eliminar conflitos internos, lutas de poder, estruturas administrativas rígidas e conservadorismo.
CONCLUSÃO
Concluímos que para se reorganizar neste período pandêmico, é importante entender algumas das ferramentas de gestão, o método Canvas, e poder analisar visualmente todos os aspectos inerentes ao Bistrô Brasil, que facilitam a tomada de decisões. E orientar a prática que pode melhorar a eficiência do processo. Por outro lado, nós (consultores da empresa) analisamos as perspectivas de mercado e mostramos a Paula um pequeno projeto e sua escala para inserir novos modelos de produtos para gerar mais valor e qualidade a partir de clientes já fiéis. Assim como as coisas novas que estão associadas à globalização e à adaptação, as necessidades de melhoria contínua e flexibilidade. Por fim, aprendemos que todas as etapas exigidas na pesquisa nos proporcionarão serviços práticos diários para o ambiente profissional e pessoal, ajudando-nos a desenvolver continuamente nosso capital intelectual.
REFERÊNCIAS
ALMEIDA, Eder Gonçalves de.; ALEIXO, Tayra Carolina Nascimento. Empreendedorismo e inovação. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2020. 232 p. 
BRASIL. DECRETO-LEI Nº.5.452 de 1º de maio de 1943. Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho. Presidência da República, Brasília,DF, 1 de maio de 1943. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del5452.htm. Acesso em 09 dez. 2020.
CIZOTO, Sonelise Auxiliadora [et al]. Homem, cultura e sociedade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
CURTO, Diogo Ramada (org). Estudos sobre a Globalização. Biblioteca Nacional de Portugal. EDIÇÕES 70, uma chancela de Edições Almedina. Lisboa: 2016 [minha biblioteca]. 
JULIANO, Marcio de Cassio. Empreendedorismo. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.252 p.
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à Administração, 8ª edição. Grupo GEN, 2012. [Minha Biblioteca].
OLIVEIRA, Dijalma. D. P. R. Fundamentos da administração: conceitos e práticas essenciais. São Paulo: Grupo GEN, Ed. Atlas, 2009. 
PAES, E. S; VILGA, V. F. Gestão de projetos. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
RODRIGUES, E. de A. Modelos de gestão. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
TESTA, J. C. da S. V. Legislação social e trabalhista. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2019.

Continue navegando