Buscar

Exemplos de fatos em relação ao Art. 140 do CC?

.

💡 1 Resposta

User badge image

Rafael F.

Falso motivo é o erro sobre a razão, sobre a causa essencial, determinante, que levou o emitente da declaração da vontade a fazê-la de uma e não de outra forma. Importa salientar que o motivo, nesse caso, deve superar a mera subjetividade dos envolvidos no negócio, sendo o fator determinante do ato praticado,em função da finalidade colimada. Por exemplo,A deixa a B,em legado,uma casa,movido pela gratidão por B ter-lhe salvado a vida, quando, de fato» quem o salvou fora C. Neste exemplo,o motivo determinante da declaração de vontade foi a gratidão pelo ato heroico, laborando seu emissor, pois,em erro quanto ao motivo, tornando anulável o negócio jurídico leva do a cabo. Nesse sentido a jurisprudência:  "Direito de arrependimento. Erro substancial. Falso motivo determinante. Publicidade enganosa. Dano moral.

É garantido ao consumidor o direito de arrependimento sempre que o fornecimento do produto ocorrer fora do estabelecimento comercial. O art. 140 do CC estabelece a ocorrência de vício de vontade quando falso motivo determinante do negócio jurídico. A alegada criatividade da propaganda é permitida, contudo é defeso ao fornecedor divulgar relato capaz de induzir o consumidor em erro. Evidencia-se a publicidade enganosa. Ocorrência de dano moral. Recurso parcialmente provido" (TJRS, Rec.Inom.n.71.001.819.408, 3a T. Rec. Cível, rei. Carlos Eduardo Richinitti,DJ26.06.2009).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais