Buscar

05 – Conceitue Pesquisa de Marketing. Caracterize as etapas de uma pesquisa de marketing. Pesquisa de Marketing é a investigação sistemática, cont...

05 – Conceitue Pesquisa de Marketing. Caracterize as etapas de uma pesquisa de marketing.

Pesquisa de Marketing é a investigação sistemática, controlada, empírica e crítica de dados com o objetivo de descobrir a existência de relações presumidas entre fatos (variáveis) referentes ao marketing de bens, serviços e ideias, e ao marketing como área de conhecimento de administração.
As etapas de uma pesquisa de marketing são: reconhecimento de um problema, planejamento, execução e comunicação dos resultados.

Essa pergunta também está no material:

atv 1 mercadologica
2 pág.

Administração Mercadológica

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A pesquisa de marketing é uma investigação sistemática, controlada, empírica e crítica de dados com o objetivo de descobrir a existência de relações presumidas entre fatos (variáveis) referentes ao marketing de bens, serviços e ideias, e ao marketing como área de conhecimento de administração. As etapas de uma pesquisa de marketing são: 1. Reconhecimento do problema: Nesta etapa, identifica-se e define-se claramente o problema ou a questão de pesquisa que se deseja investigar. É importante delimitar o escopo da pesquisa e estabelecer os objetivos a serem alcançados. 2. Planejamento: Nesta etapa, define-se a metodologia da pesquisa, ou seja, como ela será conduzida. Isso inclui a definição da amostra, a escolha dos instrumentos de coleta de dados, a elaboração do questionário ou roteiro de entrevista, entre outros aspectos. Também é importante definir o orçamento e o cronograma da pesquisa. 3. Execução: Nesta etapa, os dados são coletados de acordo com o planejamento estabelecido. Isso pode envolver a aplicação de questionários, a realização de entrevistas, a observação de comportamentos, entre outras técnicas de coleta de dados. É importante garantir a qualidade e a confiabilidade dos dados coletados. 4. Comunicação dos resultados: Nesta etapa, os resultados da pesquisa são analisados e interpretados. São elaborados relatórios e apresentações que comunicam os principais achados da pesquisa, incluindo conclusões e recomendações. É importante que os resultados sejam apresentados de forma clara e objetiva, de modo a auxiliar na tomada de decisões de marketing. Essas são as etapas básicas de uma pesquisa de marketing. É importante ressaltar que cada pesquisa pode ter particularidades e demandar outras etapas específicas, dependendo do contexto e dos objetivos da pesquisa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais