Buscar

João, recém-empossado no cargo de Auditor Federal, resolveu que estava na hora de finalmente comprar um carro. Após pesquisa de preço, dirigiu-se a...

João, recém-empossado no cargo de Auditor Federal, resolveu que estava na hora de finalmente comprar um carro. Após pesquisa de preço, dirigiu-se a concessionária “Carro dos Sonhos” e comprou o automóvel que tanto queria. No prazo da garantia contratual, quando ia ao trabalho, o carro simplesmente parou de funcionar e pegou fogo. Por sorte, João e seu motorista conseguiram se salvar, mas o carro teve quase perda total. João ajuizou ação de responsabilidade pelo fato do produto em face da concessionária e do fabricante. O laudo pericial foi inconclusivo, sem apontar a causa do incêndio, além de não ter identificado a existência de defeito na fabricação do produto. Com base nessa situação, você, na qualidade de advogado, deverá informar corretamente que:


a) João não possui direito a indenização, uma vez que não se desincumbiu do ônus probatório.
b) O consumidor se desincumbiu do ônus probatório ao apontar que o automóvel incendiou.
c) As rés se eximem de responsabilidade pelo fato do produto pelo fato de a perícia ser inconclusiva.
d) As rés não precisam comprovar a inexistência de defeito no veículo, uma vez que o laudo pericial inconclusivo lhe aproveita.

Essa pergunta também está no material:

CADERNO DE QUESTOES E COMENTARIOS - I SIMULADO PARA EXAME 37
97 pág.

Oab 1° Fase Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com a situação apresentada, como advogado, você deve informar corretamente que a resposta correta é a alternativa: c) As rés se eximem de responsabilidade pelo fato do produto pelo fato de a perícia ser inconclusiva. Isso ocorre porque, de acordo com o enunciado, o laudo pericial foi inconclusivo, não apontando a causa do incêndio e nem identificando a existência de defeito na fabricação do produto. Nesse caso, a concessionária e o fabricante podem se eximir de responsabilidade, uma vez que não há provas suficientes para comprovar que o incêndio foi causado por um defeito de fabricação.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais