Buscar

Sobre a questão indígena, nas antigas regiões povoadas desde a colônia, a prioridade dos proprietários agrários no século XIX foi apoderar-se das t...

Sobre a questão indígena, nas antigas regiões povoadas desde a colônia, a prioridade dos proprietários agrários no século XIX foi apoderar-se das terras referentes aos aldeamentos. Durante o século XIX, a política indigenista assumiu conotação diferente do período colonial, haja vista a maior preocupação das autoridades e dos colonos com o bem-estar dos povos indígenas. Nas novas regiões em expansão, a exemplo do norte do país, persistiu a utilização provisória do trabalho indígena na extração da borracha, enquanto não era impulsionada a migração de outros trabalhadores para aquela região. O cientificismo dominante no cenário mundial do oitocentos também influiu na maneira de se olhar o índio no Brasil. Se por um lado, questões humanitárias eram colocadas em pauta, por outro lado, as teorias raciais colaboravam para sustentar a idealização dos índios como seres bestiais, animalescos e localizados na infância da espécie humana. A política indigenista do século XIX carregou consigo as disparidades daquela realidade histórica oitocentista: um século que conheceu três regimes políticos; disputas políticas entre oligarquias locais e o poder central; novas áreas de expansão econômica; trabalho escravo e mão de obra imigrante. Segundo Manuela Carneiro Cunha, ``a questão indígena deixou de ser essencialmente uma questão de mão-de-obra para se tornar uma questão de terras´´. Marque a afirmativa INCORRETA:


a) A prioridade dos proprietários agrários no século XIX foi apoderar-se das terras referentes aos aldeamentos.
b) Durante o século XIX, a política indigenista assumiu conotação diferente do período colonial, haja vista a maior preocupação das autoridades e dos colonos com o bem-estar dos povos indígenas.
c) Nas novas regiões em expansão, a exemplo do norte do país, persistiu a utilização provisória do trabalho indígena na extração da borracha, enquanto não era impulsionada a migração de outros trabalhadores para aquela região.
d) O cientificismo dominante no cenário mundial do oitocentos também influiu na maneira de se olhar o índio no Brasil. Se por um lado, questões humanitárias eram colocadas em pauta, por outro lado, as teorias raciais colaboravam para sustentar a idealização dos índios como seres bestiais, animalescos e localizados na infância da espécie humana.
e) A política indigenista do século XIX carregou consigo as disparidades daquela realidade histórica oitocentista: um século que conheceu três regimes políticos; disputas políticas entre oligarquias locais e o poder central; novas áreas de expansão econômica; trabalho escravo e mão de obra imigrante. Segundo Manuela Carneiro Cunha, ``a questão indígena deixou de ser essencialmente uma questão de mão-de-obra para se tornar uma questão de terras´´.

Essa pergunta também está no material:

ATIVIDADE 2
4 pág.

Fundamentos Históricos, Filosóficos e Sociológicos da Educação

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A afirmativa incorreta é a letra A) A prioridade dos proprietários agrários no século XIX foi apoderar-se das terras referentes aos aldeamentos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais