Buscar

(IFPR – 2014) A historiografia passou por consideráveis modificações metodológicas que permitiram maior conhecimento do cotidiano do passado, por m...

(IFPR – 2014) A historiografia passou por consideráveis modificações metodológicas que permitiram maior conhecimento do cotidiano do passado, por meio da incorporação de novos tipos de fontes de pesquisa. Uma delas foi a criação da revista intitulada Annales d’Histoire Économique et Sociale, cujos fundadores foram Lucien Febvre e Marc Bloch, na primeira metade do século XX. Ao longo da década de 1930, essa revista se tornaria símbolo de uma nova corrente historiográfica. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta o nome dado a esse movimento historiográfico e a proposta inicial do referido periódico.


Materialismo Histórico. Pretendia evidenciar a luta de classes como o verdadeiro fundamento de uma História em movimento. O “acontecimento” e “as ações individuais” seriam consequências naturais do estágio do modo de produção em curso.
Escola dos Annales. Pretendia substituir as visões breves anteriores, pautadas no Positivismo, por análises de processos de longa duração. Além disso, preocupava-se em tirar a história de seu isolamento disciplinar, de forma que as formas de pensar em História estivessem abertas às problemáticas e a metodologias existentes em outras ciências sociais, no que se costuma denominar de interdisciplinaridade.
Escola Positivista. Pretendia fortalecer a historiografia tradicional, apresentando todos os aspectos possíveis da vida humana ligada à análise das estruturas.
Historicismo. Pretendia dedicar grande atenção à subjetividade e à interpretação.

Essa pergunta também está no material:

Exercicio 01 - Aula 02
5 pág.

Historiografia Universidade Estácio de Sá - EADUniversidade Estácio de Sá - EAD

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: Escola dos Annales. Pretendia substituir as visões breves anteriores, pautadas no Positivismo, por análises de processos de longa duração. Além disso, preocupava-se em tirar a história de seu isolamento disciplinar, de forma que as formas de pensar em História estivessem abertas às problemáticas e a metodologias existentes em outras ciências sociais, no que se costuma denominar de interdisciplinaridade.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image