Buscar

O ensino da Matemática comumente recebe críticas dos meios de comunicações e da sociedade em geral. Muitas fórmulas, cálculos difíceis, falta de re...

O ensino da Matemática comumente recebe críticas dos meios de comunicações e da sociedade em geral. Muitas fórmulas, cálculos difíceis, falta de relação entre os conhecimentos matemáticos e a vida são exemplos de críticas comuns. A Educação Matemática se interessa por tais críticas e busca refletir sobre suas origens e discutir o que fazer diante delas. 


A partir dessa afirmação e do conteúdo estudado, analise as afirmativas abaixo.


I. É preciso reconhecer as críticas que circulam na sociedade por meio do senso comum, pois elas refletem o que de fato ocorre nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática.

II. É importante refletir sobre as críticas e fazer diferente, por exemplo: não ensinar os algoritmos das operações, pois eles são apenas decorados, deixando que os alunos criem seus próprios métodos para realizar as operações.

III. É necessário compreender que as críticas têm relevância e buscar pesquisas afim de fundamentar suas práticas pedagógicas com teorias coerentes, que busquem a superação das dificuldades.

IV. Podemos ignorar as críticas realizadas pelos meios de comunicações e pela sociedade, em geral, pois são argumentos de pessoas que não conhecem plenamente os objetivos do ensino da Matemática.

V. As críticas apontam para problemas didáticos que ainda não foram explorados pela Educação Matemática. Os conhecimentos matemáticos que geram dificuldades de aprendizagem podem ficar em segundo plano até que existam melhores formas de ensiná-los.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmativas apresentadas: I. É preciso reconhecer as críticas que circulam na sociedade por meio do senso comum, pois elas refletem o que de fato ocorre nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática. - Essa afirmativa está correta, pois é importante considerar as críticas da sociedade para melhorar o ensino da Matemática. II. É importante refletir sobre as críticas e fazer diferente, por exemplo: não ensinar os algoritmos das operações, pois eles são apenas decorados, deixando que os alunos criem seus próprios métodos para realizar as operações. - Essa afirmativa também está correta, pois é válido buscar métodos de ensino que incentivem a compreensão e a criatividade dos alunos. III. É necessário compreender que as críticas têm relevância e buscar pesquisas afim de fundamentar suas práticas pedagógicas com teorias coerentes, que busquem a superação das dificuldades. - Essa afirmativa está correta, pois é importante embasar as práticas pedagógicas em pesquisas e teorias que auxiliem na superação das dificuldades. IV. Podemos ignorar as críticas realizadas pelos meios de comunicações e pela sociedade, em geral, pois são argumentos de pessoas que não conhecem plenamente os objetivos do ensino da Matemática. - Essa afirmativa está incorreta, pois é importante considerar as críticas e buscar melhorias no ensino da Matemática. V. As críticas apontam para problemas didáticos que ainda não foram explorados pela Educação Matemática. Os conhecimentos matemáticos que geram dificuldades de aprendizagem podem ficar em segundo plano até que existam melhores formas de ensiná-los. - Essa afirmativa está correta, pois é válido buscar soluções para os problemas didáticos apontados pelas críticas, priorizando o desenvolvimento de melhores formas de ensino. Portanto, as afirmativas corretas são: I, II, III e V.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais