Buscar

A concepção crítica em Psicologia Escolar possibilita compreender a escola como espaço de constituição de sujeitos e de relações interpessoais gera...

A concepção crítica em Psicologia Escolar possibilita compreender a escola como espaço de constituição de sujeitos e de relações interpessoais gerais (SOUZA, 2009). Para tanto, faz-se necessário ao profissional se inserir como membro da escola.

Com base nos processos educacionais e a interface com a Psicologia, assinale a alternativa correta.


a. As ações em Psicologia na escola baseiam-se somente nos aspectos teóricos, não se faz necessário conhecer a realidade escolar e nem considerar as dimensões sociais, políticas, pessoais e institucionais que nada influenciam no processo escolar.
b. A escola, espaço de constituição do sujeito, deve avaliar cada membro ali inserido. Na perspectiva crítica de atuação do psicólogo, o profissional avalia com instrumentos psicológicos o membro e em postura crítica define se o mesmo se mantem ou não na instituição.
c. Faz-se necessário ao psicólogo na escola se inserir como membro da comunidade escolar, agindo e participando do cotidiano na escola, compreendendo a instituição como espaço de constituição de sujeitos e de relações interpessoais.
d. A atuação do psicólogo, em uma perspectiva crítica, tem como objeto criticar a atuação da direção e professores da escola, o psicólogo visa supervisionar as ações dos membros ali inseridos.
e. A aproximação entre gestores e psicólogos escolares configura uma relação de competitividade, o psicólogo, profissional favorecedor de desenvolvimento e das interrelações humanas “briga” com a gestão a fim de ocupar a direção da escola.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação_Unidade 1 Psicologia Escolcar e Educacional
5 pág.

Psicologia Escolar e Educacional USP - LorenaUSP - Lorena

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra c. Faz-se necessário ao psicólogo na escola se inserir como membro da comunidade escolar, agindo e participando do cotidiano na escola, compreendendo a instituição como espaço de constituição de sujeitos e de relações interpessoais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais