Buscar

Tema: Projetos, Programas e Portfólios “Na esfera pública brasileira, as instituições envolvidas possuem a intenção de realizar o desenvolvimento ...

Tema: Projetos, Programas e Portfólios


“Na esfera pública brasileira, as instituições envolvidas possuem a intenção de realizar o desenvolvimento de determinadas atividades-fim totalmente vinculadas às necessidades e ao interesse direto da sociedade. Desta forma, com a intenção de sanar os anseios populacionais, elas podem demandar algumas ações de programas de gestão que ajudam na utilização racional dos recursos públicos disponíveis, visando a promoção de ações que gerem resultados planejados. Neste cenário, as metodologias existentes de gerenciamento de projetos surgem como ferramentas reais de apoio comprovado (Vieira et al., 2018)”. Fonte: Rota de Aprendizagem 1 (Tema: Projetos, Programas e Portfólios). 


Considerando o conteúdo da disciplina “Modelo de Gestão e Gestão de Projetos”, examine quais dos enunciados a seguir descrevem atribuições da gestão estratégica na esfera pública.


I- A gestão estratégica pública pode se valer de projetos, programas e portfólios como forma de organizar suas ações em prol da melhor gestão dos recursos escassos.


II- A gestão estratégica na esfera pública deve considerar o encadeamento de ações que, juntas, devem compor uma organização de projetos capazes de alcançar estes objetivos. 


III. Um importante fator, que tem influência na elevação do interesse sobre a temática gerenciamento de projetos na área pública, é a crescente necessidade de controle e avaliações dos gastos públicos.


IV- A esfera pública precisa se valer de uma grande legislação própria que regula a sua atuação. Neste sentido, segundo Giambiagi et al. (2008), as leis de licitações, bem como a Lei n. 8.666/93, que regula os processos de compras, dentre diversas outras, devem ser levadas em consideração, de modo que seja possível pensar e organizar os projetos de forma plena. 


Assinale a alternativa que faz uma análise correta:

AApenas as afirmativas I e III estão corretas

BApenas as afirmativas II e IV estão corretas

 

CApenas as afirmativas I, III e IV estão corretas

 

DAs afirmativas I, II, III e IV estão corretas

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.

0
Dislike0
User badge image

edina policarpo

Tema: Gerenciamento de projetos moderno




“Durante a II Guerra Mundial a complexidade das operações multares exigiu o desenvolvimento de métodos de planejamento mais efetivos, já que as operações militares, além do seu grande porte, envolviam marinha, exército e aviação das forças armadas de pelo menos três países. Assim, surgiu a pesquisa operacional e, em decorrência, a análise de sistemas.2 Inicialmente, a análise de sistemas fazia parte da pesquisa operacional; porém, sua evolução levou à caracterização de uma nova disciplina denominada engenharia de sistemas, a qual teve grande aplicação no desenvolvimento dos programas de computadores”. Fonte: Codas, Manuel M. Benitez. Gerência de projetos: uma reflexão histórica. Revista de Administração de Empresas [online]. 1987, v. 27, n. 1 [Acessado 13 Setembro 2022], pp. 33-37. Disponível em: . 


Considerando a discussão levantada na disciplina “Modelo de Gestão e Gestão de Projetos”, determine se os enunciados abaixo, que tratam das características da fase moderna do gerenciamento, são verdadeiros (V) ou falsos (F).



( ) I. O que pode ser chamado como a fase moderna do gerenciamento de projetos teve seu início depois do término da Segunda Guerra Mundial. 



( ) II. A respeito da evolução do pensamento sobre o gerenciamento de projetos nos anos 60, neste período se visualizou um grande aumento da competitividade e industrialização, aliado a incrementos de tecnologia. 



( ) III. Nos anos 70, foram criados softwares que auxiliaram o processo de evolução do gerenciamento de projetos, como o Ártemis, Projacs ou até o Proplan, que, de certa forma, organizavam o processo de gerenciamento de projetos. Eles auxiliavam na organização de tarefas correlatas distribuídas em um projeto e facilitavam o planejamento em um nível maior. 



( ) IV. Na década de 80, a evolução dos sistemas digitais fez com que fosse possível a análise de uma forma mais específica para com a organização de trabalhos. Isso levou à criação de uma Estrutura Analítica de Projeto (EAP) mais segmentada, facilitando assim os trabalhos no projeto. Nesse período histórico também foi possível verificar a popularização dos computadores e da programação, fazendo com que outros softwares pudessem ser criados. 



Selecione a alternativa que contém a sequência correta.

AV – V – V – F

BF – V – F – V

CV – V – V – V

DV – V – F – F

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais