Buscar

O paracetamol (acetaminofeno) é um anti-inflamatório não esteroide (Aine) eficaz como analgésico e antipirético, utilizado para tratamento de febre...

O paracetamol (acetaminofeno) é um anti-inflamatório não esteroide (Aine) eficaz como analgésico e antipirético, utilizado para tratamento de febre e dor (leve a moderada). Entre os principais ensaios oficiais preconizados para o paracetamol pela Farmacopeia brasileira (ANVISA, 2019b), destaca-se a determinação da identidade. Sobre os testes de identificação do paracetamol, assinale a alternativa correta.

O teste de identificação utilizando cloreto férrico sempre deve ser realizado para a identificação do paracetamol. Os demais testes podem ser omitidos, desde que seja realizada a reação com cloreto férrico e mais um dos demais testes preconizados pela Farmacopeia brasileira (ANVISA, 2019b).
A região do ultravioleta é considerada na faixa de 200nm a 400nm. Assim, o teste de identificação é realizado nessa faixa.
Ao se adicionar cloreto férrico em 10mL de uma solução a 1% (p/v) da amostra de paracetamol, ocorre o desenvolvimento de coloração azul-violácea.
A. O teste de identificação utilizando cloreto férrico é opcional para a análise do paracetamol, caso seja realizada outra metodologia.
B. O teste de identificação do paracetamol utilizando absorção no ultravioleta é realizado na faixa de 400nm a 800nm.
C. Ao se adicionar cloreto férrico em uma solução contendo paracetamol, ocorre o desenvolvimento de coloração azul-violácea.

Essa pergunta também está no material:

PRÉ TESTE CONTROLE DE QUALIDADE
4 pág.

Garantia e Controle de Qualidade D Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: "Ao se adicionar cloreto férrico em uma solução contendo paracetamol, ocorre o desenvolvimento de coloração azul-violácea."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais