Buscar

O aumento da demanda social por escola nos países industriais capitalistas trouxe consigo dois problemas para os educadores: de um lado, a necessid...

O aumento da demanda social por escola nos países industriais capitalistas trouxe consigo dois problemas para os educadores: de um lado, a necessidade de explicar as diferenças de rendimento da clientela escolar; do outro, a de justificar o acesso desigual dessa clientela aos graus escolares mais avançados.

Acompanhe, a seguir, alguns dados gerais nacionais sobre desigualdade (INEP, 2019; UNICEF, 2021b) a seguir.


• Quanto à esfera administrativa e etapa de ensino: as reprovações mostram-se, no geral, mais altas nas redes municipais. A reprovação é maior nos anos finais do ensino fundamental.


• Quanto à etnia: as reprovações em cada estado e cada município incidem mais sobre as populações preta e indígena. São esses segmentos de estudantes que são reprovados acima das médias nacionais.


• Quanto à localidade: a escola ou a moradia com pouca acessibilidade geográfica também incide sobre as chances de reprovação. Proporcionalmente é na zona rural onde mais se reprova. A situação se agrava quando se trata das populações residentes em áreas de assentamentos, quilombos ou terras indígenas.


• Quanto à região do país: as taxas totais de reprovação são maiores na região Norte e menores na região Sudeste.

Em uma visão social, existe uma hipótese explicativa sobre essa diferença de gênero, que é compartilhada tanto por Lopez (1986) quanto por Souza e Sobral (2013).

Sendo assim, quanto ao gênero, as taxas de reprovação são maiores entre meninos ou entre meninas?

A. 

Entre meninas, pois nos papéis sociais do sexo feminino espera-se um comportamento mais agressivo, até mesmo de liderança, que acabam por sofrer um conflito entre o respectivo papel social e o que a escola tradicional espera delas em termos de passividade e submissão.

B. 

Entre meninos, pois nos papéis sociais do sexo masculino espera-se um aprendizado mais lento, até mesmo de menor atenção, que acabam por sofrer um conflito entre o modo de aprender e o método de ensino que a escola tradicional oferece a eles, não levando em conta suas necessidades.

C. 

Entre meninas, pois nos papéis sociais do sexo feminino espera-se um aprendizado mais lento, até mesmo de déficit cognitivo, que acabam por sofrer um conflito entre o modo de aprender e o método de ensino que a escola tradicional oferece a elas, não levando em conta suas necessidades.

D. 

Entre meninos, pois nos papéis sociais do sexo masculino espera-se um comportamento mais agressivo, até mesmo de liderança, que acabam por sofrer um conflito entre e o respectivo papel social e o que a escola tradicional espera deles em termos de passividade e submissão.

E. 

Entre meninas, pois nos papéis sociais do sexo feminino espera-se um aprendizado direcionado a tarefas domésticas, que acabam por sofrer um conflito entre o desejo de aprender os conteúdos escolares que a escola tradicional oferece a elas, não levando em conta suas necessidades.


Respostas

1 pessoa visualizou e tirou sua dúvida aqui
User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) Entre meninas, pois nos papéis sociais do sexo feminino espera-se um comportamento mais agressivo, até mesmo de liderança, que acabam por sofrer um conflito entre o respectivo papel social e o que a escola tradicional espera delas em termos de passividade e submissão.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image