Buscar

Correlacione as diferenças entre a Doença de Crohn e e Retocolite Ulcerativa, nos seguintes parâmetros Localização da inflamação Incidência Grupo m...

Correlacione as diferenças entre a Doença de Crohn e e Retocolite Ulcerativa, nos seguintes parâmetros
Localização da inflamação
Incidência
Grupo mais afetado
Fatores de risco
Aspectos patológicos
Presença de granulomas
Complicações
A Doença de Crohn é uma inflamação que pode atingir todo o trato digestório, enquanto a Retocolite Ulcerativa tem limitação ao cólon e ao reto.
A incidência da Doença de Crohn é de 3 casos a cada 100 mil pessoas, enquanto a Retocolite Ulcerativa atinge cerca de 7 pessoas a cada grupo de 100 mil.
Mulheres jovens, antes dos 30 anos, são o grupo mais afetado pela Doença de Crohn, enquanto a Retocolite Ulcerativa é mais frequente em homens com mais de 30 anos, em especial pacientes com 50 a 60 anos.
O tabagismo é um importante fator de risco associado à Doença de Crohn, enquanto a Retocolite Ulcerativa não possui relação com o tabagismo para seu desenvolvimento.
Na Doença de Crohn, a inflamação afeta todas as camadas teciduais, sendo chamada de inflamação transmural, além de ser capaz de formar úlceras e ter áreas de fibrose. Na Retocolite Ulcerativa, a lesão inflamatória é superficial, ficando limitada a mucosa e sua expansão ocorre de forma gradativa, ou seja, não são visualizadas várias lesões isoladas.
Na histologia da Doença de Crohn, podem ser visualizadas nas biópsias coletadas granulomas, enquanto na Retocolite Ulcerativa não possuem granulomas.
A Doença de Crohn pode ocasionar a formação de fístulas, estenoses intestinais, ou ainda artrite, que não envolve o sistema digestório. Já a Retocolite Ulcerativa pode causar sangramentos excessivos, perfuração intestinal e colite grave, com suas complicações mais restritas ao trato gastrointestinal.

Essa pergunta também está no material:

TICs 2 - DII
2 pág.

Sistemas Orgânicos Integrados IV Centro Universitário RedentorCentro Universitário Redentor

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Localização da inflamação: - Doença de Crohn: pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal, desde a boca até o ânus, com áreas de inflamação intercaladas com áreas saudáveis. - Retocolite Ulcerativa: inflamação limitada ao cólon e ao reto, começando no reto e se estendendo de forma contínua para o cólon. Incidência: - Doença de Crohn: 3 casos a cada 100 mil pessoas. - Retocolite Ulcerativa: cerca de 7 pessoas a cada grupo de 100 mil. Grupo mais afetado: - Doença de Crohn: mulheres jovens, antes dos 30 anos. - Retocolite Ulcerativa: homens com mais de 30 anos, em especial pacientes com 50 a 60 anos. Fatores de risco: - Doença de Crohn: tabagismo é um importante fator de risco. - Retocolite Ulcerativa: não possui relação com o tabagismo para seu desenvolvimento. Aspectos patológicos: - Doença de Crohn: inflamação transmural, afetando todas as camadas teciduais, formação de úlceras e áreas de fibrose. - Retocolite Ulcerativa: lesão inflamatória superficial, limitada a mucosa e expansão gradativa. Presença de granulomas: - Doença de Crohn: podem ser visualizadas nas biópsias coletadas granulomas. - Retocolite Ulcerativa: não possuem granulomas. Complicações: - Doença de Crohn: formação de fístulas, estenoses intestinais, artrite. - Retocolite Ulcerativa: sangramentos excessivos, perfuração intestinal e colite grave, com suas complicações mais restritas ao trato gastrointestinal.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais