Buscar

A Didática apresenta uma trajetória histórica e teórica que tem vivenciado sucessivos impasses em relação à sustentação de sua legitimidade epistem...

A Didática apresenta uma trajetória histórica e teórica que tem vivenciado sucessivos impasses em relação à sustentação de sua legitimidade epistemológica e de seu papel na formação de professores. Um evento que tem discutido e, ainda discute tais questões da Didática intitula-se ENDIPE- Encontros Nacionais de Didática e Prática de Ensino, espaço de debates, dilemas e partilha sobre o objeto de estudo e os avanços das diferentes concepções que a Didática ganhou. Acerca da trajetória da Didática compreendida no processo histórico da educação, pode-se afirmar que: I – A Didática constitui um elemento neutro na prática pedagógica, independentemente do tempo ou época histórica. II – Há muito tempo a Didática vem estudando e pesquisando as questões do processo de ensino aprendizagem. III – Apesar de preservar sua característica de neutralidade, a didática se diferencia com base nos conteúdos do ensino. IV – As diferenças constituídas nas concepções de educação nos diferentes tempos históricos deixam marcas também distintas na Didática. A alternativa correta é:

I – A Didática constitui um elemento neutro na prática pedagógica, independentemente do tempo ou época histórica.
II – Há muito tempo a Didática vem estudando e pesquisando as questões do processo de ensino aprendizagem.
III – Apesar de preservar sua característica de neutralidade, a didática se diferencia com base nos conteúdos do ensino.
IV – As diferenças constituídas nas concepções de educação nos diferentes tempos históricos deixam marcas também distintas na Didática.
a) II e III.
b) I, III e IV.
c) I, II, III e IV.
d) II e IV.
e) II, III e IV.

Essa pergunta também está no material:

Adg1 Didática
3 pág.

Pedagogia Universidade Metropolitana de SantosUniversidade Metropolitana de Santos

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra d) II e IV. A Didática não é um elemento neutro na prática pedagógica, pois ela é responsável por orientar e planejar o processo de ensino-aprendizagem. A afirmativa II está correta, pois a Didática vem estudando e pesquisando as questões do processo de ensino aprendizagem há muito tempo. A afirmativa III está incorreta, pois a Didática não é neutra e se diferencia não apenas com base nos conteúdos do ensino, mas também nas metodologias e estratégias utilizadas. A afirmativa IV está correta, pois as concepções de educação nos diferentes tempos históricos deixam marcas distintas na Didática.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais