Buscar

Com relação ao papel da ouvidoria no tratamento de denúncias, assinale a opção INCORRETA. a. Quando estiver diante de uma manifestação de ouvidori...

Com relação ao papel da ouvidoria no tratamento de denúncias, assinale a opção INCORRETA.

a. Quando estiver diante de uma manifestação de ouvidoria, o agente público da ouvidoria deverá promover uma análise empática do relaato trazido pelo cidadão, com o objetivo de entender e melhor traduzir a questão, para então tratá-la ou encaminhá-la, quando necessário, à unidade administrativa ou instituição externa competente.
b. Quando a ouvidoria não é competente para tratar da matéria presente em uma denúncia recebida, o procedimento devido é o da solicitação de consentimento do denunciante, a fim de encaminhar a denúncia à unidade competente. Nesses casos, se o consentimento for negado, faz-se necessário pseudonimizar o teor da denúncia e dos seus anexos antes de efetuar o encaminhamento externo.
c. Antes de encaminhar uma denúncia habilitada à unidade de apuração, deve-se fazer a pseudonimização de seu teor.
d. O papel da ouvidoria no tratamento de denúncias é, substancialmente, realizar a análise prévia dos fatos relatados, a fim de apurar se houve ilícito ou crime. Só após essa constatação a denúncia deverá ser habilitada e tramitada para a unidade de apuração.
e. O trabalho a ser desempenhado pela equipe da ouvidoria não deve ser confundido com o das áreas de apuração. Dessa feita, é importante ter em mente que a apuação dos fatos não é de competência da ouvidoria, mas sim das unidaes de apuração.
a
b
c
d
e

Essa pergunta também está no material:

Exercício Avaliativo 3_ PROTEÇÃO AO DENUNCIANTE E TRATAMENTO DE DENÚNCIAS
9 pág.

Tratamento de Denúncias em Ouvidoria OutrosOutros

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Alternativa correta: d. O papel da ouvidoria no tratamento de denúncias é, substancialmente, realizar a análise prévia dos fatos relatados, a fim de apurar se houve ilícito ou crime. Só após essa constatação a denúncia deverá ser habilitada e tramitada para a unidade de apuração. Justificativa: A alternativa d está incorreta, pois a ouvidoria não tem como função realizar a análise prévia dos fatos relatados para apurar se houve ilícito ou crime. A função da ouvidoria é receber as denúncias e encaminhá-las para as unidades competentes para a apuração dos fatos. A análise prévia dos fatos é realizada pelas unidades de apuração.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando