Buscar

Em relação aos princípios informadores dos sistemas notarial e de registros públicos, é CORRETO afirmar: A fé pública de que é dotada a escritura ...

Em relação aos princípios informadores dos sistemas notarial e de registros públicos, é CORRETO afirmar:

A fé pública de que é dotada a escritura pública lavrada em notas de tabelião faz prova plena e assegura a autenticidade tanto dos escritos quanto dos direitos constantes desses escritos.
O princípio da inscrição significa que a constituição, transmissão e extinção de direitos reais sobre imóveis só se operam por atos causa mortis, mediante sua inscrição no registro.
Em se tratando de título judicial, vedado é ao oficial registrador e ao tabelião de protestos o exame e qualificação de suas formalidades legais extrínsecas, já que os serviços de registro, por previsão constitucional, estão sujeitos à fiscalização do Poder Judiciário, seja quanto aos atos já praticados, seja no tocante aos atos a serem efetivados.
Os princípios contêm mandados definitivos e permanentes.
Ainda que se cuide de título judicial, o oficial registrador, profissional do direito que goza de fé pública, havendo exigência a ser satisfeita, deverá indicá-la por escrito e recusar registro a título e documento que não se revistam das formalidades legais, por força do princípio da legalidade e como imperativo de sua independência jurídica, facultado ao interessado requerer-lhe a suscitação de dúvida.
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas a afirmativa IV está correta.
c) As afirmativas II e IV estão corretas.
d) As afirmativas I e II estão corretas.
e) As afirmativas I, II e III estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Direito Imobiliário Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) Apenas a afirmativa I está correta. Isso porque a fé pública é um dos princípios informadores dos sistemas notarial e de registros públicos, e a escritura pública lavrada em notas de tabelião faz prova plena e assegura a autenticidade tanto dos escritos quanto dos direitos constantes desses escritos. As demais afirmativas estão incorretas, pois o princípio da inscrição não significa que a constituição, transmissão e extinção de direitos reais sobre imóveis só se operam por atos causa mortis, e o oficial registrador e o tabelião de protestos podem examinar e qualificar as formalidades legais extrínsecas de títulos judiciais. Além disso, os princípios contêm mandados definitivos e permanentes, e o oficial registrador deve recusar registro a título e documento que não se revistam das formalidades legais, independentemente de ser um título judicial ou não.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes