Buscar

Em relação aos princípios informadores dos sistemas notarial e de registros públicos, é CORRETO afirmar: A fé pública de que é dotada a escritura ...

Em relação aos princípios informadores dos sistemas notarial e de registros públicos, é CORRETO afirmar:

A fé pública de que é dotada a escritura pública lavrada em notas de tabelião faz prova plena e assegura a autenticidade tanto dos escritos quanto dos direitos constantes desses escritos.
O princípio da inscrição significa que a constituição, transmissão e extinção de direitos reais sobre imóveis só se operam por atos causa mortis, mediante sua inscrição no registro.
Em se tratando de título judicial, vedado é ao oficial registrador e ao tabelião de protestos o exame e qualificação de suas formalidades legais extrínsecas, já que os serviços de registro, por previsão constitucional, estão sujeitos à fiscalização do Poder Judiciário, seja quanto aos atos já praticados, seja no tocante aos atos a serem efetivados.
Os princípios contêm mandados definitivos e permanentes.
Ainda que se cuide de título judicial, o oficial registrador, profissional do direito que goza de fé pública, havendo exigência a ser satisfeita, deverá indicá-la por escrito e recusar registro a título e documento que não se revistam das formalidades legais, por força do princípio da legalidade e como imperativo de sua independência jurídica, facultado ao interessado requerer-lhe a suscitação de dúvida.
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas a afirmativa IV está correta.
c) As afirmativas II e IV estão corretas.
d) As afirmativas I e II estão corretas.
e) As afirmativas I, II e III estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Direito Imobiliário Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) Apenas a afirmativa I está correta. Isso porque a fé pública é um dos princípios informadores dos sistemas notarial e de registros públicos, e a escritura pública lavrada em notas de tabelião faz prova plena e assegura a autenticidade tanto dos escritos quanto dos direitos constantes desses escritos. As demais afirmativas estão incorretas, pois o princípio da inscrição não significa que a constituição, transmissão e extinção de direitos reais sobre imóveis só se operam por atos causa mortis, e o oficial registrador e o tabelião de protestos podem examinar e qualificar as formalidades legais extrínsecas de títulos judiciais. Além disso, os princípios contêm mandados definitivos e permanentes, e o oficial registrador deve recusar registro a título e documento que não se revistam das formalidades legais, independentemente de ser um título judicial ou não.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais