Buscar

A Lei n. 10.406/2002 determina, no art. 426 (BRASIL, 2002), que não pode ser objeto de contrato a herança de pessoa viva. De um exemplo de um imóve...

A Lei n. 10.406/2002 determina, no art. 426 (BRASIL, 2002), que não pode ser objeto de contrato a herança de pessoa viva. De um exemplo de um imóvel que seria herança de pessoa viva e que não poderia ser objeto de contrato.

Suponhamos que Eduardo é uma pessoa viva, e Juliana tem interesse em comprar sua herança de forma antecipada, no caso, a integralidade da herança de Eduardo, em específico, o seu quinhão será de apenas um apartamento financiado e apenas pago o proporcional a 30% do imóvel.
Nesse caso, é uma expressa afronta ao Artigo 426 do Código Civil.
A transmissão da herança, ou, venda fruto dela, só poderá ocorrer após a morte de Eduardo, e ainda, seguindo as regras estabelecidas pela legislação sucessória.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação Prática - Direito Imobiliário
1 pág.

Direito Imobiliário AnhangueraAnhanguera

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O exemplo de um imóvel que seria herança de pessoa viva e que não poderia ser objeto de contrato é justamente o caso descrito na pergunta: a integralidade da herança de Eduardo, incluindo o seu quinhão em um apartamento financiado, não pode ser objeto de contrato com Juliana, pois Eduardo é uma pessoa viva e a lei proíbe a negociação de herança de pessoa viva. A transmissão da herança só pode ocorrer após a morte de Eduardo e seguindo as regras estabelecidas pela legislação sucessória.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais