Buscar

A existência de crises é um processo praticamente inerente - e dependente - às relações econômicas que se estabelecem entre nações. Diferentes fato...

A existência de crises é um processo praticamente inerente - e dependente - às relações econômicas que se estabelecem entre nações. Diferentes fatores concorrem para a ocorrência de uma crise econômica, os quais, via de regra, estão ligados às expectativas de agentes econômicos e investidores a respeito do futuro da economia. Isso acaba por determinar processos de movimentação de capitais em larga escala, que podem implicar insolvência de instituições bancárias, agentes privados e conglomerados comerciais de larga escala, cujos efeitos se estendem ao longo do tempo. VERSIGNASSI, A. Crash: uma breve história da economia: da Grécia Antiga ao século XXI. São Paulo: Leya, 2011. O texto menciona alguns elementos comuns à existência de crises econômicas ao longo da história; entre elas, é possível destacar as de 1857, 1929 e 2008. Sobre essas dinâmicas de oscilação negativa na economia mundial, analise as afirmações a seguir em uma perspectiva histórica. I. A crise de 1857 está ligada somente a elementos de natureza econômica, como o transbordamento dos mercados de ouro e falências em companhias seguradoras e de investimento em infraestrutura. II. Durante a década de 1920, uma crise de superprodução industrial reduziu as expectativas de valorização e formação de lucros sobre as companhias norte-americanas. III. Os ativos ninja apresentaram alta insolvência na esteira do aumento da taxa de juros norte-americana. IV. A reestatização de empresas de crédito hipotecário, bancos e seguradoras como a AIG foi realizada em 2008 para evitar falências generalizadas na economia norte-americana. Assinale a alternativa que apresenta a(s) assertiva(s) correta(s).

Respostas

14 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Jhony Oda

II e III.


Sua resposta está correta! Diferentes movimentos competem para a eclosão de crises de repercussão mundial. Em 1857, tanto elementos políticos quanto econômicos contribuíram para a eclosão daquela crise. Em 1929, uma superprodução de bens (que extrapolou a demanda) contribuiu para a reversão de expectativas que levou à quebra da Bolsa de Nova York e à “grande depressão”. Em 2008, os empréstimos crescentes a tomadores de alto risco (os chamados títulos ninja) expuseram excessivamente as instituições financeiras norte-americanas e desencadearam a crise de 2008.

1
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a II, que afirma que durante a década de 1920, uma crise de superprodução industrial reduziu as expectativas de valorização e formação de lucros sobre as companhias norte-americanas. As outras afirmativas estão incorretas: a afirmativa I está incorreta, pois a crise de 1857 não está ligada somente a elementos de natureza econômica, mas também a fatores políticos e sociais; a afirmativa III está incorreta, pois os ativos ninja apresentaram alta insolvência devido à concessão de empréstimos a pessoas com baixa capacidade de pagamento; e a afirmativa IV está incorreta, pois a reestatização de empresas de crédito hipotecário, bancos e seguradoras como a AIG foi realizada em 2008 para evitar a quebra dessas instituições, não para evitar falências generalizadas na economia norte-americana.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina