Buscar

Sobre as colagenoses, marque a assertiva INCORRETA: A) Na forma CREST da esclerose sistêmica, o anticorpo mais associado é o antitopoisomerase I (a...

Sobre as colagenoses, marque a assertiva INCORRETA: A) Na forma CREST da esclerose sistêmica, o anticorpo mais associado é o antitopoisomerase I (anti-scl70); a lesão esofágica predomina no terço inferior com hipomotilidade do esfíncter inferior e diminuição da peristalse. Atualmente, a principal causa de morte da esclerose sistêmica é a lesão pulmonar. B) Além da sindrome seca, com aumento de parótidas e ceratoconjuntivite, podemos observar manifestações extraglandulares em até um terço dos pacientes com Síndrome de Sjögren. O linfoma pode aparecer em uma fase tardia de doença, geralmente extranodal, de baixo grau e de células B. Anticorpos anti-Ro e anti-La também são sugestivos da doença. C) A dermatomiosite mistura a lesão dermatológica (heliótropo, sinal de Gottron) com manifestações de fraqueza muscular (miosite). Diferente da polimiosite, a dermatomiosite apresenta associação com câncer, devendo ser investigado em todo paciente com a doença. O anticorpo anti-Jo1 está relacionado à doença pulmonar intersticial. D) Tanto a polimiosite quanto a dermatomiosite apresentam aumento de CK (mais sensível), TGO, TGP e aldolase. A eletromiografia pode ajudar, mas é a biópsia muscular que fecha o diagnóstico.

A) Na forma CREST da esclerose sistêmica, o anticorpo mais associado é o antitopoisomerase I (anti-scl70); a lesão esofágica predomina no terço inferior com hipomotilidade do esfíncter inferior e diminuição da peristalse. Atualmente, a principal causa de morte da esclerose sistêmica é a lesão pulmonar.
B) Além da sindrome seca, com aumento de parótidas e ceratoconjuntivite, podemos observar manifestações extraglandulares em até um terço dos pacientes com Síndrome de Sjögren. O linfoma pode aparecer em uma fase tardia de doença, geralmente extranodal, de baixo grau e de células B. Anticorpos anti-Ro e anti-La também são sugestivos da doença.
C) A dermatomiosite mistura a lesão dermatológica (heliótropo, sinal de Gottron) com manifestações de fraqueza muscular (miosite). Diferente da polimiosite, a dermatomiosite apresenta associação com câncer, devendo ser investigado em todo paciente com a doença. O anticorpo anti-Jo1 está relacionado à doença pulmonar intersticial.
D) Tanto a polimiosite quanto a dermatomiosite apresentam aumento de CK (mais sensível), TGO, TGP e aldolase. A eletromiografia pode ajudar, mas é a biópsia muscular que fecha o diagnóstico.

Essa pergunta também está no material:

simulado 23 gabarito
200 pág.

Medicina Centro Universitário de LinsCentro Universitário de Lins

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A assertiva incorreta é a seguinte: A) Na forma CREST da esclerose sistêmica, o anticorpo mais associado é o antitopoisomerase I (anti-scl70); a lesão esofágica predomina no terço inferior com hipomotilidade do esfíncter inferior e diminuição da peristalse. Atualmente, a principal causa de morte da esclerose sistêmica é a lesão pulmonar. A lesão esofágica na forma CREST da esclerose sistêmica não predomina no terço inferior com hipomotilidade do esfíncter inferior e diminuição da peristalse, mas sim no terço superior com hipermotilidade do esfíncter superior e refluxo gastroesofágico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais