Buscar

O método Start foi desenvolvido nos Estados Unidos na década de 1980 e começou a ser utilizado no Brasil somente no final da década de 1990. Esse m...

O método Start foi desenvolvido nos Estados Unidos na década de 1980 e começou a ser utilizado no Brasil somente no final da década de 1990. Esse método, conforme a tradução de sua sigla, tem por objetivo realizar uma “triagem simples e tratamento rápido”. Esse conceito é importantíssimo para o atendimento de incidentes de múltiplas vítimas, promovendo uma triagem mais efetiva e rápida.

Acompanhe a situação a seguir:

Sendo você o enfermeiro responsável pela organização das equipes de atendimento, descreva como será utilizado o método Start nesse contexto. Trie e classifique as vítimas, organizando as prioridades de atendimento e remoção.


💡 1 Resposta

User badge image

Lais Brandao

O método Start consiste em uma avaliação rápida da vítima a partir dos pressupostos do mnemônico XABCDE, avaliando a presença de hemorragias e as capacidades respiratória, circulatória e de nível de consciência.

De acordo com a classificação, o método Start divide-se em quatro grupos, designados por cores. Sendo assim, as vítimas descritas deverão ser classificadas da seguinte forma:

VERMELHO – Serão classificadas nesse grupo a vítima que apresenta fratura exposta de fêmur e fratura de antebraço e aquela que está inconsciente, com fratura de costelas e dificuldades ventilatórias, sugerindo perfuração pleural e pulmonar. Considerando a gravidade das lesões e o risco de morte iminente, essas pessoas deverão ter atendimento prioritário no local e prioridade na remoção para atendimento hospitalar.

AMARELO – Serão classificadas nesse grupo as quatro vítimas que apresentam cortes contusos na cabeça e nos membros superiores e inferiores e as três pessoas que ainda permanecem dentro do veículo, com presença de fraturas. Essas vítimas precisam de atendimento ágil, porém não há risco de morte. Sendo assim, podem aguardar o atendimento e a remoção das vítimas classificadas no grupo vermelho, sendo atendidas e removidas em sequência.

VERDE – Será classificada nesse grupo a pessoa que está consciente, com entorse em tornozelo e diversas escoriações pelo corpo. Apesar da presença de entorse, a vítima tem capacidade de deambular e não há risco de morte. Sendo assim, poderá aguardar o atendimento às vítimas classificadas nos grupos vermelho e amarelo sem que haja prejuízo a sua recuperação.

PRETO OU CINZA – Serão classificadas nesse grupo as vítimas que apresentam decapitação parcial e afundamento de crânio com exposição de massa encefálica, pois, dada a gravidade das lesões, há a evidência de óbito no local. Óbitos não recebem atendimentos, mas são classificados. Os corpos são retirados das cenas somente após o atendimento de todos os feridos das classificações anteriores.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais