Buscar

Por que um aluno deve estudar? Há vários motivos, tais quais: querer uma boa profissão, ter uma carreira de sucesso ou impressionar seus pais ou am...

Por que um aluno deve estudar? Há vários motivos, tais quais: querer uma boa profissão, ter uma carreira de sucesso ou impressionar seus pais ou amigos. Para Kant, a única motivação correta seria 'este é o meu dever!'. Se, por acaso, sou motivado pela compaixão, essa seria um meio frágil que não garante a moralidade, ou seja, se essa é a motivação, no dia em que não sentir compaixão, não ajudarei o próximo. Sendo assim, a minha ética se torna instável e não garante o que de fato seria certo ou errado. Analise as situações abaixo, levando em consideração a mais coerente em relação à deontologia:
I. Um funcionário todo dia chega pontualmente ao trabalho, pois tem isso como obrigação.
II. Uma mãe promete um chocolate se o filho terminar a tarefa.
III. Depois de um apelo, um homem sente-se comovido a ajudar o próximo.
Resposta correta! A afirmação está de acordo com o imperativo categórico, baseada no dever, que apresenta algo que todos deveriam fazer, ser pontuais, e não está desrespeitando ninguém, querendo usar uma pessoa como meio.

Essa pergunta também está no material:

Ética Cristã - Quiz unidade 1
4 pág.

Etica Crista Universidade Estadual de Mato Grosso do SulUniversidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Um aluno deve estudar por diversos motivos, como adquirir conhecimento, desenvolver habilidades e competências, ter uma formação adequada para o mercado de trabalho, ampliar sua visão de mundo, entre outros. Estudar é uma forma de se preparar para a vida e para enfrentar os desafios que surgem ao longo dela. Além disso, estudar pode ser uma forma de se realizar pessoalmente e de contribuir para a sociedade. Em relação às situações apresentadas, a mais coerente em relação à deontologia é a situação I, em que o funcionário chega pontualmente ao trabalho por considerar isso uma obrigação. Isso está de acordo com o imperativo categórico, que apresenta algo que todos deveriam fazer, sem desrespeitar ninguém. As outras situações apresentam motivações que não são baseadas no dever, o que pode tornar a ética instável e não garantir o que é certo ou errado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image