Buscar

Um eixo de 0,5 m deve ser projetado para suportar um torque 50 N.m e ter um ângulo de torção inferior a 0,8°. Para isso as seguintes opções de mate...

Um eixo de 0,5 m deve ser projetado para suportar um torque 50 N.m e ter um ângulo de torção inferior a 0,8°. Para isso as seguintes opções de materiais e geometrias são disponíveis: eixos maciços de alumínio 6061-T6 e eixos maciços ou tubos com parede de 5 mm de aço A36 e titânio T1-6A1-4V. Todas as opções de eixos devem ter 25 mm de diâmetro externo devido a exigências de projeto. Nesse sentido, assinale a alternativa que determina qual a melhor opção para esse eixo, sendo que a redução de peso no eixo é um diferencial no projeto:
Eixo vazado (tubo) de aço A36.

Essa pergunta também está no material:

Atividade A1 Resistência dos Materiais
6 pág.

Resistência dos Materiais Universidade Anhembi MorumbiUniversidade Anhembi Morumbi

💡 4 Respostas

User badge image

Paulo Henrique de Lima Santana

Eixo vazado (tubo) de aço A36.

5
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

A melhor opção para esse eixo, considerando a redução de peso, é o eixo vazado (tubo) de aço A36. Isso porque, apesar de o titânio T1-6A1-4V ser um material mais resistente e leve, ele é muito mais caro do que o aço A36. Além disso, o alumínio 6061-T6 é mais leve que o aço A36, mas é menos resistente. Portanto, o eixo vazado de aço A36 é a melhor opção para atender aos requisitos de projeto.

3
Dislike0
User badge image

Ícaro Ramos

Resposta correta. A alternativa está correta, pois para determinar qual a melhor opção de eixo a ser utilizada, primeiramente é necessário determinar quais opções atendem ao requisito de ângulo de torção, para isso primeiro é necessário obter os dados tabelados dos materiais, segundo, é necessário determinar a tensão de cisalhamento máximo no eixo e em seguida o ângulo de torção. Resolvendo para todos os materiais, apenas os eixos de aço A36 atendem a especificação, e como o peso é um diferencial no projeto se opta pelo eixo vazado, por apresentar menor peso.

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais