Buscar

Hoffmann (1996) esclarece que avaliar é um processo indispensável em qualquer proposta de educação, ou seja, é inerente e imprescindível a um fazer...

Hoffmann (1996) esclarece que avaliar é um processo indispensável em qualquer proposta de educação, ou seja, é inerente e imprescindível a um fazer pedagógico realizado em constante ação-reflexão-ação. Isso significa que, ao se avaliar a aprendizagem, está se avaliando também o ensino; se o ensino não for coerente, com certeza a avaliação também não será.

 

HOFFMANN, J. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 8. ed. Porto Alegre: Mediação, 1996.


A partir dos princípios de avaliação ressaltados por Hoffmann, analise as formas de avaliação de alguns professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental.


I. Renata contextualiza as situações de verificação da aprendizagem fazendo relatórios do desenvolvimento de seus alunos. Ela acredita que com tal perspectiva é possível aproveitar as situações cotidianas quando as crianças falam, leem, escrevem ou desenham para acompanhar o desempenho e o progresso de cada um.

II. Márcia realiza uma avaliação quinzenalmente com o objetivo de analisar o processo de desenvolvimento dos alunos, ela acredita que esse tipo de avaliação realmente auxilia a verificação da aprendizagem qualitativa de seus alunos e tem papel de refletir sobre a prática pedagógica, com o objetivo de favorecer o processo educacional.

III. Cristiane faz avaliações bimestrais de todas as disciplinas que ministra em sua sala de aula. Ela acredita que atribuir ou quantificar os resultados obtidos por meio dos outros tipos de avaliação permite viabilizar o processo de ensino e aprendizagem com ênfase nos resultados.


​Após a análise do perfil dos professores, assinale a alternativa correta em relação à forma de avaliar de cada um.

Alternativas


Alternativa 1:


Renata: somativa; Márcia: diagnóstica; Cristiane: formativa.


Alternativa 2:


Renata: diagnóstica; Márcia: formativa; Cristiane: somativa.


Alternativa 3:


Renata: formativa; Márcia: diagnóstica; Cristiane: somativa.


Alternativa 4:


Renata: diagnóstica; Márcia: somativa; Cristiane: formativa.


Alternativa 5:


Renata: formativa; Márcia: somativa; Cristiane: diagnóstica.

Respostas

6 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a 3: Renata: formativa; Márcia: diagnóstica; Cristiane: somativa. Renata faz uma avaliação formativa, pois ela contextualiza as situações de verificação da aprendizagem fazendo relatórios do desenvolvimento de seus alunos. Márcia faz uma avaliação diagnóstica, pois ela realiza uma avaliação quinzenalmente com o objetivo de analisar o processo de desenvolvimento dos alunos. Já Cristiane faz uma avaliação somativa, pois ela faz avaliações bimestrais de todas as disciplinas que ministra em sua sala de aula e acredita que atribuir ou quantificar os resultados obtidos por meio dos outros tipos de avaliação permite viabilizar o processo de ensino e aprendizagem com ênfase nos resultados.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina