Logo Passei Direto
Buscar
Considere o extrato de texto a seguir: “Espécies reativas de oxigênio é um termo abrangente para uma série de derivados de oxigênio molecular que ocorrem como um atributo normal da vida aeróbica. A formação elevada desse fenômeno leva a danos moleculares, denominados como 'estresse oxidativo'. Nos níveis fisiológicos baixos na faixa nanomolar, o H2O2 é o principal agente de sinalização por meio de alvos proteicos específicos, que se envolvem na regulação metabólica e nas respostas ao estresse para apoiar a adaptação celular a um ambiente em mudança e ao estresse. Grandes avanços ocorreram na compreensão do papel desses oxidantes na fisiologia e na doença, incluindo os sistemas nervoso, cardiovascular e imunológico, músculo esquelético e regulação metabólica, bem como envelhecimento e câncer”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SIES, H. 2020. Reactive oxygen species (ROS) as pleiotropic physiological signalling agents. Nature Reviews Molecular Cell Biology, v. 21, n. 7, p. 363–383, 2020. (Tradução do autor da questão). Considerando o extrato de texto e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 5, Tema 4 – Estresse Oxidativo, de Nutrição e Exercício sobre o acúmulo de substâncias com atividade oxidante nos miócitos, resultante de exercícios, analise as seguintes afirmativas:
I. O acúmulo crônico de espécies reativas de oxigênio provoca lesões celulares por oxidação, que são altamente reativas, provocando efeito cascata, atingindo outras estruturas adjacentes, podendo inclusive afetar o ácido desoxirribonucleico celular.
II. Durante a recuperação imediata e tardia, o organismo busca retomar aos padrões pré-exercício para neutralizar o excesso de estresse oxidativo, ajudando a garantir que os ganhos musculares e metabólicos desejados com o treinamento não impliquem em prejuízos à saúde.
III. Prevenir a formação de espécies reativas de oxigênio, é uma opção na prática de exercícios físicos, sendo que, o tipo de atividade que mais produz radicais livres são os de característica intermitente, como uma partida de tênis com duração de 3 a 4 horas, em que o potencial oxidativo do exercício é extremamente baixo, mantendo as reservas de antioxidantes disponíveis.
IV. As espécies reativas de oxigênio combatem a atividade imune, facilitando infecções e prejudicando a adaptação celular ao treinamento físico.
A I e III
B I e II
C II e III
D I e IV
E II e IV
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: I. O acúmulo crônico de espécies reativas de oxigênio provoca lesões celulares por oxidação, que são altamente reativas, provocando efeito cascata, atingindo outras estruturas adjacentes, podendo inclusive afetar o ácido desoxirribonucleico celular. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois o acúmulo de espécies reativas de oxigênio pode causar danos celulares, incluindo ao DNA. II. Durante a recuperação imediata e tardia, o organismo busca retomar aos padrões pré-exercício para neutralizar o excesso de estresse oxidativo, ajudando a garantir que os ganhos musculares e metabólicos desejados com o treinamento não impliquem em prejuízos à saúde. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois o corpo realmente trabalha para restaurar o equilíbrio após o estresse oxidativo. III. Prevenir a formação de espécies reativas de oxigênio é uma opção na prática de exercícios físicos, sendo que, o tipo de atividade que mais produz radicais livres são os de característica intermitente, como uma partida de tênis com duração de 3 a 4 horas, em que o potencial oxidativo do exercício é extremamente baixo, mantendo as reservas de antioxidantes disponíveis. Falso, essa afirmativa é contraditória. Atividades intermitentes, como uma partida de tênis, geralmente produzem mais radicais livres, e não é correto afirmar que o potencial oxidativo é extremamente baixo. IV. As espécies reativas de oxigênio combatem a atividade imune, facilitando infecções e prejudicando a adaptação celular ao treinamento físico. Falso, essa afirmativa é incorreta. As espécies reativas de oxigênio têm um papel importante na sinalização celular e podem ajudar na resposta imune, não combatendo a atividade imune. Com base nas análises, as afirmativas verdadeiras são I e II. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: B) I e II.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Analisando as afirmativas em relação ao texto fornecido, as opções corretas são: I. O acúmulo crônico de espécies reativas de oxigênio provoca lesões celulares por oxidação, que são altamente reativas, provocando efeito cascata, atingindo outras estruturas adjacentes, podendo inclusive afetar o ácido desoxirribonucleico celular. II. Durante a recuperação imediata e tardia, o organismo busca retomar aos padrões pré-exercício para neutralizar o excesso de estresse oxidativo, ajudando a garantir que os ganhos musculares e metabólicos desejados com o treinamento não impliquem em prejuízos à saúde. Portanto, a alternativa correta é a letra B) I e II.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Considere o extrato de texto a seguir: “O termo 'termogênese' vem da palavra grega thermos, que significa calor. Todos os processos metabólicos em animais (e plantas) produzem calor, como reflexo da ineficiência termodinâmica e, portanto, são termogênicos. Em geral, no entanto, a termogênese é usada para descrever um processo facultativo ou adaptativo de geração de calor, ou seja, um processo no qual o calor é o produto primário do metabolismo. Também é usado para descrever o calor produzido em resposta direta a uma refeição”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TRAYHURN, P. Thermogenesis. Encyclopedia of Food Sciences and Nutrition, p. 5762–5767, 2003. (Tradução do autor da questão). Considerando o extrato de texto e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 6, Tema 1 – Termogênese no Exercício, de Nutrição e Exercício sobre as características referentes ao processo termogênico, analise as assertivas a seguir e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas:
I. ( ) Em repouso, a temperatura central é mantida constante, enquanto a temperatura da pele varia de acordo com a temperatura do ambiente.
II. ( ) A regulação da temperatura corporal é feita pela medula espinhal, por meio de mecanismos de retorno.
III. ( ) Com as alterações metabólicas diante do esforço, a temperatura central pode subir de 1 a 3°C.
IV. ( ) Cerca de 75% do calor derivado do metabolismo do esforço é oriundo da oxidação de substratos e 25% derivados da contratilidade muscular.
A V – F – F – F
B V – V – F – V
C F – V – V – F
D V – F – V – V
E F – V – F – V

Mais conteúdos dessa disciplina