Buscar

Há duas direções possíveis para a atividade de relações públicas: uma proativa e a outra reativa. As ações proativas têm por objetivo fortalecer a ...

Há duas direções possíveis para a atividade de relações públicas: uma proativa e a outra reativa. As ações proativas têm por objetivo fortalecer a imagem corporativa de modo positivo, destacando as qualidades e contribuições da empresa para a sociedade, a saúde, a cultura, a tecnologia, enfim, para o universo dos seus consumidores e clientes. Forma-se assim um “lastro conceitual” favorável que cria um “anteparo” às más notícias que, eventualmente, atinjam a imagem da empresa. A ação reativa de RP visa, ao contrário, defender ou justificar o problema causado, minimizar seus impactos e demonstrar uma atitude de responsabilidade perante a sociedade. Especifique os dois tipos de atitude de relações públicas de uma corporação.

a) Proativa: Indústria de pneus lança calendário com mulheres seminuas em posições provocantes, num evento concorrido dentro de uma área de proteção ambiental. Reativa: Diante de denúncias de poluição de rios, a empresa fecha as portas aos jornalistas, reforça o lobby do petróleo junto ao Congresso e patrocina corridas de Fórmula 1.
b) Proativa: Uma empresa de cosméticos naturais lança uma linha de produtos de beleza promovendo um prêmio para ações voltadas para a sustentabilidade ambiental. Reativa: Diante de uma denúncia sobre possível exploração de populações indígenas, a empresa divulga relatórios e documentos sobre suas práticas de comércio justo, de valorização e de fortalecimento da cidadania junto às comunidades.
c) Proativa: Uma empresa estrangeira quer introduzir seus produtos no Brasil. Para isso, contrata celebridades internacionais que, comparando o Brasil e o país de origem, destacam a superioridade do produto estrangeiro, desacreditando o brasileiro. Reativa: Acusada de praticar preços abaixo do mercado (dumping), uma empresa reage processando concorrentes e baixando ainda mais os preços.
d) Proativa: Rede internacional de lojas de roupas promove nova coleção baseada em estampas com motivos animais. O evento de lançamento é num zoológico. Reativa: Acusada de utilizar trabalho escravo, indústria agropecuária contrata lobistas no Congresso para minimizar a repercussão das denúncias.
e) Proativa: Empresa do varejo de alimentos decide fazer queima de estoque de produtos com data de validade muito próxima do vencimento, dando descontos e fazendo promoções. Reativa: Diante de reclamações dos consumidores quanto à comercialização de produtos estragados, a empresa nega o ocorrido, processando os consumidores reclamantes com ações na justiça.

Essa pergunta também está no material:

Comunicação integrada de Marketing
8 pág.

Comunicação Integrada de Marketing Universidade Veiga de AlmeidaUniversidade Veiga de Almeida

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) Proativa: Uma empresa de cosméticos naturais lança uma linha de produtos de beleza promovendo um prêmio para ações voltadas para a sustentabilidade ambiental. Reativa: Diante de uma denúncia sobre possível exploração de populações indígenas, a empresa divulga relatórios e documentos sobre suas práticas de comércio justo, de valorização e de fortalecimento da cidadania junto às comunidades.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais