Buscar

Lactente com 2 anos de idade, apresenta quadro de vômitos e diarreia líquida há 2 dias. Mãe passou em consulta com o pediatra da UBS de seu bairro,...

Lactente com 2 anos de idade, apresenta quadro de vômitos e diarreia líquida há 2 dias. Mãe passou em consulta com o pediatra da UBS de seu bairro, o qual observou a criança bastante irritada, com choro sem lágrima e boca seca. Bebia água avidamente e havia apresentado perda de peso de 5% no período. Além disso, apresentava pulso e perfusão normais e PA adequada para a idade. Qual a conduta mais adequada ao quadro?

A. Criança sem desidratação: ofertar SRO após cada evacuação e zinco por 10 dias.
B. Criança com desidratação: reidratar com volume de 75ml/kg de SRO em 4h, por sonda nasogástrica.
C. Criança com desidratação: oferecer uma dose de ondansetrona se vômitos persistentes e hidratação via oral com 50-100 ml/kg de SRO, supervisionada na UBS.
D. Criança com desidratação grave: reidratação endovenosa no serviço de saúde, realizar fase rápida com volume de 100 ml/kg em 3h e após, instituir terapia de manutenção.
E. Criança com desidratação grave: reidratação endovenosa no serviço de saúde, realizar fase rápida com volume de 100 ml/kg em 6h e após, instituir terapia de manutenção.

Essa pergunta também está no material:

APROVA MEDWAY 2 2024 PROVA COMENTADA
279 pág.

Residência Medica Universidade Federal do CearáUniversidade Federal do Ceará

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as opções: A. Criança sem desidratação: ofertar SRO após cada evacuação e zinco por 10 dias. B. Criança com desidratação: reidratar com volume de 75ml/kg de SRO em 4h, por sonda nasogástrica. C. Criança com desidratação: oferecer uma dose de ondansetrona se vômitos persistentes e hidratação via oral com 50-100 ml/kg de SRO, supervisionada na UBS. D. Criança com desidratação grave: reidratação endovenosa no serviço de saúde, realizar fase rápida com volume de 100 ml/kg em 3h e após, instituir terapia de manutenção. E. Criança com desidratação grave: reidratação endovenosa no serviço de saúde, realizar fase rápida com volume de 100 ml/kg em 6h e após, instituir terapia de manutenção. A conduta mais adequada ao quadro descrito é a opção D. Criança com desidratação grave: reidratação endovenosa no serviço de saúde, realizar fase rápida com volume de 100 ml/kg em 3h e após, instituir terapia de manutenção. Isso porque a criança apresenta sinais de desidratação grave, como perda de peso significativa, irritabilidade, choro sem lágrimas e boca seca, o que requer uma reidratação mais intensiva e cuidados médicos especializados.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina