Buscar

Um paciente de 8 anos de idade foi levado à consulta de rotina. Os pais relataram que a criança apresenta dificuldade de aprendizagem na leitura. N...

Um paciente de 8 anos de idade foi levado à consulta de rotina. Os pais relataram que a criança apresenta dificuldade de aprendizagem na leitura. Na anamnese, o médico verificou que o desenvolvimento psicomotor está adequado para a idade, a criança apresenta boa interação social, tem interesse em aprender, comunica-se bem, porém refere dificuldade em entender o que lhe é apresentado de modo escrito. Na escola, a criança é considerada tranquila e atenta as aulas, mas vem ficando mais isolada nos últimos tempos por ter vergonha do baixo rendimento escolar.
A história familiar é um dos fatores de risco mais importantes para dislexia.
Deve-se iniciar metilfenidato uma vez ao dia.
Alterações no eletroencefalograma são comuns.
Deve-se adotar uma conduta expectante, pois a maioria dos pacientes apresenta resolução espontânea do transtorno na adolescência.
Nesses casos, a fluência na leitura pode estar preservada, apesar da não compreensão exata das informações.
A) A história familiar é um dos fatores de risco mais importantes para dislexia.
B) Deve-se iniciar metilfenidato uma vez ao dia.
C) Alterações no eletroencefalograma são comuns.
D) Deve-se adotar uma conduta expectante, pois a maioria dos pacientes apresenta resolução espontânea do transtorno na adolescência.
E) Nesses casos, a fluência na leitura pode estar preservada, apesar da não compreensão exata das informações.

Essa pergunta também está no material:

PROVA RESIDENCIA MEDICA SMS SP 2024
14 pág.

Residência Medica Universidade Federal do CearáUniversidade Federal do Ceará

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as alternativas: A) A história familiar é um dos fatores de risco mais importantes para dislexia. Essa afirmação está correta. A história familiar é um fator de risco importante para o desenvolvimento da dislexia. B) Deve-se iniciar metilfenidato uma vez ao dia. Essa afirmação está incorreta. O metilfenidato não é o tratamento padrão para dislexia. C) Alterações no eletroencefalograma são comuns. Essa afirmação está incorreta. Alterações no eletroencefalograma não são comuns em casos de dislexia. D) Deve-se adotar uma conduta expectante, pois a maioria dos pacientes apresenta resolução espontânea do transtorno na adolescência. Essa afirmação está incorreta. A dislexia geralmente não se resolve espontaneamente na adolescência. E) Nesses casos, a fluência na leitura pode estar preservada, apesar da não compreensão exata das informações. Essa afirmação está correta. Em alguns casos de dislexia, a fluência na leitura pode estar preservada, mesmo que a compreensão exata das informações seja comprometida. Portanto, as alternativas corretas são A) e E).

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina