Buscar

Por muito tempo, as diferenças culturais foram utilizadas como justificativa para a dominação de um determinado grupo sobre o outro. Isso se deu, p...

Por muito tempo, as diferenças culturais foram utilizadas como justificativa para a dominação de um determinado grupo sobre o outro. Isso se deu, pois a ideia que prevalecia em diversos campos do conhecimento era que a humanidade poderia ser dividida entre os ?cultos? e ?incultos?. Tal ideia passou a ser fortemente combatida no século XX, com o surgimento do que ficou conhecido como os estudos culturais, os quais se dedicaram a problematizar a influência da cultura de massa e a insurgência da multiculturalidade no ocidente. Sobre isso, leia as afirmações a seguir.


I. A noção de alta cultura e baixa cultura advém do posicionamento positivista que defende a cultura hegemônica como superior ou melhor que as demais manifestações culturais.

II. Os estudos culturais afirmam que a cultura de massa vem cada vez mais ganhando espaço na sociedade, de modo que a cultura hegemônica, tradicionalmente posicionada como superior às demais, vem perdendo espaço frente à diversidade cultural surgida com as transformações vividas pela sociedade.

III. O reconhecimento das várias culturas presentes na sociedade tem por objetivo destruir a cultura hegemônica.

IV. Os novos meios de comunicação tiveram pouco impacto na propagação da cultura de massa, visto que essa possui outros meios, como as instituições oficiais, para ser reproduzida na sociedade.


Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.

Alternativas

Alternativa 1:

Apenas a I está correta.

Alternativa 2:

I e II estão corretas.

Alternativa 3:

I e III estão corretas.

Alternativa 4:

II e III estão corretas.

Alternativa 5:

Todas as afirmações estão corretas.